Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Sutra da Grinalda de Flores

Leva menos de 2 minutos pra ler

O budismo no Japão passou a produzir idéias genuinamente nativas durante o período Nara (710-794 d.C.). Nesta época o jovem Sudhana partiu em peregrinação e encontrou 53 grandes mestres, alguns deles homens e mulheres viventes, enquanto outros eram Budas de meditação. O ensinamento que ele trouxe de sua viagem foi o Sutra da Grinalda de Flores (Avatamsaka em sânscrito; Kegon, em japonês).
Este ensinamento é comum a todas as seitas budistas do Japão. O que ele representa é uma nova aplicação do ensinamento original do Buda, na chamada Doutrina do Mundo em Harmonia Total que se Relaciona e Interpenetra. Algumas das lições contidas neste Sutra são:

Teoria Profunda da Correlação, segundo a qual todas as coisas coexistem, surgindo simultaneamente. Elas coexistem, além do mais, não apenas com relação ao espaço, mas também ao tempo, pois passado, presente e futuro se incluem mutuamente. “Distintos como são e separados como parecem estar no tempo, todos os seres estão unidos formando uma entidade – do ponto de vista universal.”
Teoria Profunda da Liberdade Total, segundo a qual todos os seres, pequenos e grandes, comungam  entre si sem obstruções; de maneira que o poder de cada um participa do de todos e é, portanto, ilimitado. “Mesmo em um foi de cabelo há inúmeros leões de ouro.” Uma ação, por pequena que seja, inclui todas as ações.
Teoria Profunda da Complementaridade, segundo a qual tanto o oculto quanto o manifesto formam o todo pela consolidação mútua. “Se um está dentro o outro está fora, ou vice-versa.” Pela complementaridade eles constituem a unidade.
Teoria Profunda da Plenitude da Virtude Comum, segundo a qual um líder e seu seguidor, o comandante e seus comandados, trabalham juntos de modo harmônico e transparente, pois, “de acordo com o princípio um-em-todos-e-todos-em-um, eles realmente formam um todo completo”, permeando-se uns aos outros. Em outras palavras, Somos Todos UM.

Essas são algumas das maravilhosas lições do Sutra da Grinalda de Flores, cujo objetivo é o estabelecimento de uma totalidade harmoniosa de todos os seres, como uma grinalda em volta da natureza búdica de cada um.
E o sentido disso tudo está simultaneamente no corpo ativo e  na mente meditativa, de maneira que a prática da religião é a própria vida.

Referência: CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus – v. 2. Mitologia Oriental. São Paulo: Palas Athena, 1994. (p.376-379)
Fotos:  The Giant Buddha, por Andrew Muddie e Buddha Temple, por talavan.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 Respostas para “Sutra da Grinalda de Flores”


  • entremares / Responder

    Uma das coisas que me agrada reconhecer é quando uma mensagem apela à tolerância.

    Percebe-se logo que quem apela à tolerância, também é tolerante. E quem é tolerante, respeita os outros. E para os respeitar, foi necessário ouvi-los, compreendê-los.

    E para compreender os outros, é preciso colocar-mo-nos na pele dos outros… ou seja, não fazendo aos outros o que não se deseja para si próprio…

    Chamemos-lhe muitas coisas… mas quando a mensagem é séria… percebe-se logo.


  • Bruno Kaneoya / Responder

    Muito legal Gabriel!
    Claro que esses ensinamentos são sempre bem vindos. Mas em tempos de total piração como o que vivemos hoje, vale o reforço.
    Abração.


Deixe uma resposta


Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.





Email:

Curso online

Curso Online Gestão de Ecovilas Gabriel

Participe do curso 100% online

Gestão de Ecovilas

Conheça desafios e habilidades para a viver em comunidades intencionais e cohousing

Recentes

Gestão Colaborativa Ecovilas Hangout
Como viver numa comunidade alternativa Hangout
Como fazer Transição morar em uma ecovila
Como voluntariar em ecovilas
Como encontrar uma ecovila
Por que morar numa ecovila
Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva
Gabriel dread Siqueira Exodo Urbano Festival Path
Workshop Tecnologia e Cidadania
Aprendendo a Cooperar Ecovilas FICOO 2017
Pedra do Sabiá Bahia
Ecovila Digital Campus Party
Bob Marley sorrindo, feliz, e apontando para a câmera, quebrando a quarta parede.
Categorias

Arquivo do Blog