A resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais

por | 12/07/09 | Cultura e Música | 6 Comentários

Don't PanicCalma, calma! Não priêmos cânico! A resposta é 42

Não entendeu? Então provavelmente você não leu o Guia do Mochileiro das Galáxias (Hitchhiker’s Guide to the Galaxy) de Douglas Adams. Cuidado, esta postagem contém spoilers. Boa jornada, e não esqueça de levar sua toalha!

Esta história começa em uma galáxia muito, muito distante. Uma raça de seres pan-dimensionais super-inteligentes criou o computador Deep Thought, do tamanho de uma pequena cidade, para que este calculasse a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais (no original, the ultimate answer to Life, the Universe, and Everything). Depois de 7,5 milhões de anos, Deep Thought finalmente conseguiu processar a resposta: o número 42. Isso deixou os receptores da Resposta Fundamental totalmente pasmos! O super-computador explica que ele checou tudo cuidadosamente, e esta é a resposta correta, sem sombra de dúvida. O problema é que eles nunca souberam qual era a pergunta.

Deep Thought não sabe qual é a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais, mas se oferece para desenvolver um computador ainda mais poderoso para calculá-la. Este computador é o planeta Terra. Levaria 10 milhões de anos para que a Terra calculasse a pergunta. Enquanto isso, estes seres pan-dimensionais assumiram uma forma tridimensional para permanecer na Terra e ter certeza de que tudo daria certo. A forma assumida por eles na Terra foi a de ratos.

Terra.jpg
Infelizmente, apenas cinco minutos antes dos cálculos estarem completos, o planeta Terra foi destruído pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via intergaláctica (desculpa esfarrapada!). Mais tarde, a verdade é revelada: os Vogons foram contratados para destruir a Terra por um consórcio de psiquiatras que temiam perder seu prestígio e sua carreira se o significado da vida se tornasse conhecido.

Na ausência de uma resposta, os ratos decidem inventar uma: “Quantas estradas um homem precisa percorrer?” (“How many roads must a man walk down?” da música de Bob Dylan “Blowin’ in the Wind”).

O Guia do Mochileiro das Galáxias apresenta uma teoria que afirma que, se alguém descobrir exatamente o que é o universo e seu propósito, ele instantaneamente desapareceria e seria substituído por alguma coisa ainda mais bizarra e inexplicável.

Existe ainda uma outra teoria que afirma que isso já aconteceu.

Os únicos sobreviventes da destruição da Terra foram Arthur Dent, salvo pelo alienígena Ford Prefect, e Trisha McMillan (Trillian), que abandonara o planeta seis meses antes por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia. Os quatro personagens são os protagonistas da série, ao lado de Marvin, o robô maníaco-depressivo, cujo desprezo pela vida só não se compara à sua depressão crônica e ao tamanho de sua inteligência.


Marvin foi escolhido como mascote do blog número 1 da blogsofera brasileira, o UsuárioCompulsivo.

A série Guia do Mochileiro das Galáxias é composta por uma “trilogia de cinco livros”, diversas séries de rádio, um filme longa metragem e até um jogo de estratégia (que pode ser jogado online no site da BBC).

Douglas Adams, ateu convicto e fã inveterado de Richard Dawkins, faleceu em 2001, enquanto escrevia o sexto livro da série, que seria chamado de “O Salmão da Dúvida”.



Curiosidade: colocando na calculadora do Google em Português “a resposta para a vida o universo e tudo mais” você receberá o número 42 como resposta.

Fotos: Broche Don’t Panic, por Jim Linwood; Planeta Terra vista pela Apolo 17, cortesia da Nasa; Marvin, por demoversion; Lápide de Douglas Adams, por tpholland.

6 Comentários

  1. Astrid Annabelle

    Olha só…que conversa interessante! E, mais ainda, trouxe você de volta Gabriel!
    Por onde andas, ó pai de Nara Rosa?
    Beijos saudosos
    Astrid Annabelle

    Responder
  2. Vou de coletivo!

    Oi Gabriel!
    Aqui quem fala é o Murilo, dos blogs Palavras de Osho e Os nascimentos das palavras.
    Assim como você e dezenas e dezenas de outros amigos blogueiros, eu participava das blogagens coletivas do Tertúlia Virtual, belíssimo projeto de promoção de blogagens coletivas que infelizmente chegou ao fim em julho de 2009.
    Para mim, a inicitativa do Tertúlia foi responsável pela realização de muitas das melhores blogagens coletivas da blogosfera em língua portuguesa.
    A idéia de a cada mês reunir blogueiros em torno de um tema foi tão bem-sucedida que não podemos deixá-la morrer.
    Para colaborar, lancei o Vou de coletivo!
    Todo dia primeiro do mês será proposto um tema para ser abordado por blogueiros por meio de textos, imagens, vídeos e o que mais a criatividade permitir.
    Assim que o tema do mês é apresentado, é aberta uma lista de inscrições. Basta você inscrever sua postagem que automaticamente será inserido um link para ela na relação de participantes. As inscrições ficam abertas o mês todo.
    E você, gostou da idéia? Espero que sim!
    Então não vamos perder o embalo. Logo sai o primeiro coletivo de 2009! Clique aqui e acesse o Vou de coletivo!
    Abração!

    Responder
    • Umbraminf

      6 vezes 9 na base 13, seria a pergunta para a vida, o universo e tudo mais, o resultado é 42.

      Responder
  3. Luma

    hahahaha você viajou na história!! A resposta é 42 e o que ela quer dizer?
    Por onde anda, garoto? Está fazendo falta!! Beijus

    Responder
  4. Gabriel Dread

    @Astrid: Estive na Bahia… veja a postagem mais recente…

    @Murilo: Gostei da proposta. Vou aderir! Valeu pelo convite!

    @Luma: Putz, não falei o que significa? hhahaha

    É porque não significa nada… um número aleatório…

    Non sense mesmo, como toda a história do Guia…

    AXÉ
    Gabi Dread

    Responder
  5. Dr. Rodolfo

    Bom dia. Achei seu site graças ao google e gostaria de saber se ainda está atualizado, porque não consegui encontrar algumas informações. Será que é problema no meu pc? Obrigado. Aguardo retorno.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *