[Sustentabilidade] Aumento do Efeito Estufa

por | 15/10/09 | Sustentabilidade | 4 Comentários

Gases do Efeito Estufa causado pelo homem
Atualmente, a humanidade vive uma série de ameaças à continuidade da vida no planeta. Grande parte destas ameaças foi criada ou agravada pela ação humana. Da mesma forma, grande parte destes problemas também pode ser resolvido através da intervenção humana.

O efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior porque o calor do sol fica retido na atmosfera. Você sabia que o efeito estufa, dentro de uma determinada faixa (efeito estufa natural), pode ser considerado como uma coisa boa? Sem ele, a vida como a conhecemos, não poderia existir.

O que se pode tornar catastrófico é um aumento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine o aquecimento global. Alguns gases, como o vapor de água, dióxido de carbono (CO2) e metano, absorvem parte da radiação infravermelha re-emitida pela superfície da Terra, e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície.

Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol, e a atmosfera fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases “de estufa”.

Aumento do Efeito Estufa

A poluição dos últimos duzentos anos, causada pela queima de combustíveis fósseis, destruição das florestas e grandes produções de dejetos orgânicos, tornou mais espessa a camada de gases do efeito-estufa existentes na atmosfera.

Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra, e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta.

O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.Em escala global, o efeito estufa provoca o aquecimento do clima, o que tem conseqüências catastróficas.

O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal.

A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua seqüela de destruição e morte.

Esta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

 

4 Comentários

  1. Fabiano Mayrink

    Otima postagem, temos mesmo que ficar atentos a respeito disto, tambem estou nessa fiz minha postagem no dia 15, abraço!

    Responder
  2. Anônimo

    aaaaaaaaaaaaadorei!!!!!!!!!!

    Responder
  3. silvia

    Acho que a sociedade está precisando acordar um pouco e enxegar mais um pouco esse texto nos mostrou um pouco da realidade gostei muito.

    Responder
  4. Anônimo

    . conserteza alerttou muittos, mas cabe entre nós procurar o bem, pois muittos sabe o que pode acontecer, mas não vá atras para melhorar..

    ajudou muitto sua postageem.obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *