Democracia representativa: um conto de fadas. Você acredita na farsa?

por | 02/10/10 | Revolução | 6 Comentários

Votar ou não votar? Eis a questão?!? Ou não…

Voto Nulo pergunta para Indecisos e Des-iludidos: Vocês ainda acreditam na farsa da democracia representativa?

Respeitável publico, o Grande Circo da Mídia apresenta o numero dos palhaços, estrelando Dilma do PT, Serra do PSDB e Marina do PV. Atiçando os leões, Plínio de Arruda surge como figura solitária e opositora a rugidos quase idênticos.

Paira no ar uma visão apocalíptica das Eleições 2010. A mídia induz o povo a acreditar que o governo do PT tem um viés ditatorial populista que se assemelha à Venezuela de Hugo Chavez. Reacionários e neoliberais explicitamente direitistas declaram seu voto na Marina Silva do Partido Verde. O José Serra do diz que é candidato esquerda. É possível acompanhar esta fanfarra e encontrar alguma coerência?

Onde esta o debate sobre os projetos políticos e ideológicos dos candidatos e seus respectivos partidos? Soterrado sob escombros de acusações e difamações. Debater politica não é só falar mal dos políticos, ao contrario do que a mídia propaga.

A troca de acusações entre Serra e Dilma oculta uma agenda política praticamente igual dos dois partidos, e de quase todos os outros. Não existem diferenças substanciais na pratica político-partidária. Luís Inácio Lula da Silva e o PT continuaram o projeto neoliberal do governo de Fernando Henrique Cardoso do PSDB com “maestria”.Os únicos partidos com propostas de ruptura não tem a menor chance de ser eleitos. Quem tem poder não vai abrir mão dele…

No meu entendimento, o problema da politica brasileira e mundial é estrutural e institucional. Focar na critica a uma figura, ou mesmo um partido desvia a atenção das pessoas do que realmente importa para uma fraude enganatória que beira o ridículo. O partido não é o TODO. O problema não é o partido, uma parte, mas a totalidade do sistema no qual esta inserido. Esse sistema babilônico que nos engana com suas ilusões, seu véu, maya. Propagar informações relacionadas a este lamaçal das oligarquias politicas brasileiras, tomando partido, é reforçar o poder e adensar a cortina de fumaça.

Meu resumo da campanha eleitoral para presidência do Brasil é o seguinte: os principais candidatos fazendo propostas genéricas, indiferenciáveis, com um teor altamente desenvolvimentista neoliberal. Plínio de Arruda foi o único que falou sobre alguma coisa mais substancial: a dominação social e econômica do povo pela elite.

Mas nem mesmo o candidato do PSOL (50) tocou no cerne das questões políticas urgentes: educação desinstitucionalizada, valorização e construção de cultura, para que o povo brasileiro finalmente atinja um nível de auto-organização com autonomia, permitindo enfim o fim da farsa da democracia representativa.

O reino da politica não é o reino dos tecno-burocratas políticos. As instancias decisórias são ocultas, não explicitas. A ilusão da escolha do voto é análoga à ilusão da escolha do consumo. Qualquer partido que ganhe fará alianças e concessões a quem manda de fato. A eleição serve apenas para escolher o fantoche do mercado. As verdadeiras decisões politicas já foram tomadas por quem realmente tem poder: as transnacionais aliadas às velhas oligarquias dominantes.

Caminhão de lixo eleitoral.

Esta farsa chamada democracia representativa cria a classe tecno-burocrata dos políticos, que além de representarem apenas a si mesmos, suas oligarquias e seus patrocinadores, drenam uma quantidade considerável de recursos públicos. Neste contexto, votar nulo é pouco.

Chega da farsa eleitoreira! Lute pelo que vale a pena lutar: aja, não fique de #mimimi.

Chega de desgastes em debater o simulacro. A realidade esta aí, o poder esta em todos nós. Revolução interna se reflete em ação. Empodere-se, exerça seu poder de forma a transformar a realidade de forma positiva.

Todos nós temos poder e podemos nos organizar para exercê-lo. Fora das instancias oficiais. A verdade está lá fora! Somos todos UM. Temos o poder transcendental coletivo a nossa disposição…

Basta nos mobilizarmos. Tuiter e blog são algumas das armas que dispomos para conscientização e formação de massa critica. Vamos canalizar nossos esforços… Em prol do que realmente vale a pena: a vida!

Nos organizarmos coletivamente para esvaziar sentido e significado da falsa democracia. Não devemos deixar o medo do que não queremos superar a vontade de transformar a realidade no que queremos.

Chega de elite dirigente! Chegou a hora de auto-governo local e interdependência regional, nacional, internacional e planetária.

O impossível torna-se possível se você quiser! A revolução é agora! Ela não será televisionada! Será que poderá ser tuitada ou blogada?

Imagens: Urna eletrônica, por José Cruz; Caminhão de lixo eleitoral, por Gabriel Dread.

6 Comentários

  1. magiCsUNSet

    Olá a todos. Adorei o post.
    De facto não é só no Brasil que as eleiçoes são uma farsa, que a política é uma farsa. Por tudo o mundo tudo isso é farinha do mesmo saco. Aqui em Portugal se passa o mesmo, estamos nos afundando cada vez mais e as pessoas não se informam sobre que soluções existem. Continuam votando. De nada isso adiante agora porque tal como você disse e muito bem o problema não está na Política em si. Ela é só um dos grandes males do nosso sistema. O sistema monetário. Um sistema que cria desigualdade, que cria elitismo, que cria atraso na evolução prepositadamente para ganhar lucro, para sustentar a fomeganância dos espíritos pobres que só pensam em poder em vez de pensar em Amor. Já chega deste sistema, não vale a pena colocar remendos aqui e ali, não vale a pena votar num partido diferente.
    Como disse Mahatma Gandhi: "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."
    E é mesmo como é dito neste post, a gente tem poder para mudar o que quisermos, está na hora de evoluírmos como humanidade e de vivermos de forma auto-sustentável e com igualdade. Há muitos soluções há muitos caminhos é preciso é dar um BASTA!!!
    Veja isto: http://www.thezeitgeistmovement.com/
    http://movimentozeitgeist.com.br/
    http://www.zeitgeistportugal.org/
    Abraços de Portugal, e um bem haja a todos.
    Namastê

    Responder
  2. Quarto Sinistro

    Ótimo, já está lá no Jerimum =D

    Responder
  3. Anônimo

    Com certeza a farsa das eleições se provou mais uma vez , neste 3 de outubro de 2010 , quem ganhou ? nestas eleições ? , somente quem tem a mídia nas mãos se beneficiou , e quem tem a midia ? os mesmos de sempre os representantes das oligarquias , e dos grupos de interesses economicos , financeiros ,e burocratas de plantão , , que é essa tal democracia , ? por que o tempo de propaganda é diferenciado ? , por que os debates são para somente alguns , (os mais expostos na midia) participarem ?
    enfim vejam os resultados eleitores e tirem suas próprias conclusões

    Responder
  4. Rogério

    Olá Gabriel.

    Nem tinha lido esse post quando postei algo parecido lá no anacronismocronico.blogspot.com
    A democracia representativa é uma farsa! Uma redução absurda do conceito e uma "pegadinha" sem graça com os eleitores.

    Responder
  5. Itamar Gomes

    nesse mundo onde o homem que se diz superior, passa por cima de qualquer coisa para se satisfazer onde o poder fala mais alto, o mundo da desigualde social, quando somos da mesma origem….

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *