Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Bob Marley: vida, música e filosofia Rastafari [mini-doc]

Leva menos de 1 minutos pra ler

Robert Nesta Marley, OM, ou Bob Marley, nasceu em 6 de Fevereiro de 1945. Em homenagem ao rei do Reggae, o IG produziu este mini documentário sobre a vida e o legado de Bob Marley. Em menos de 8 minutos, o mini-doc fala sobre a música Reggae e o modo de vida Rastafari. O documentário conta com a minha humilde participação. Gabriel Dread na área!

Em 2017, Bob Marley faria 72 anos de idade. Mas é bom lembrar que um Rasta não nasce e não morre, apenas vive. Para quem acredita na vibração positiva de Jah, a morte é apenas uma mudança de estado de espírito, não o fim da vida.

Quando Haile Selassie I, Imperador da Etiópia, faleceu, Bob Marley e os seguidores da filosofia rastafari foram questionados se o Deus deles havia morrido. Em resposta, Bob lançou a música “Jah Live” (Jah vive), afirmando:

Os tolos dizem, de coração
Rasta, seu Deus está morto
Mas Eu e Eu conhecemos Jah Jah
Mais atribulações, será mais dread o dread
Jah vive
Rasta vive
Selassie Vive

 

Leia mais sobre Bob Marley, o reggae e a cultura e a filosofia Rastafari:

Bob Marley joga um futebas na casa do Chico

Esse artigo fala sobre a vinda de Bob Marley, o maior astro do terceiro mundo, para o Brasil, em 1980. Na ocasião, Bob não fez nenhum show, mas deixou alguns momentos marcados na história da música do nosso país, como a partida de futebol que jogou no campo do Polytheama, no Recreio, na Zona Oeste do Rio, de propriedade de Chico Buarque.

Eu e Eu contra a Babilônia

Os conceitos de “Eu”, “Eu e Eu” e “Babilônia” são centrais para entender a filosofia Rastafari de Bob Marley. Nesse artigo, Pedro F. resume muito bem uma conversa que tivemos sobre a cultura jamaicana e as bases da fé rasta.

Inclusão Social em um Sistema Babilônico

Inspirado na poesia de Bob Marley, na filosofia Rastafari e em uma abordagem crítica, questiono o conceito de inclusão social, focando principalmente no questionamento sobre qual sociedade é essa na qual se propõe incluir.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Comentários estão encerrados.
Carrinho

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.





Email:

Categorias

Arquivo do Blog