Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Como encontrar ecovilas para visitar? [Mini Curso: Como viver em uma comunidade alternativa 2/4]

Leva menos de 6 minutos pra ler

Como encontrar uma comunidade alternativa? Como eu faço encontrar ecovilas e marcar uma visita?

No segundo video da série “Mini curso: como viver em uma comunidade alternativa“, Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala sobre como encontrar e visitar uma ecovila, comunidade alternativa ou cohousing urbano ou rural.

Abordamos os principais tipos de comunidades intencionais:Comunidades alternativas (ou aquarianas), Comunidades sustentáveis e ecovilas, Cohousing além de Condomínios autossustentáveis e os famosos Condomínios convencionais fingindo ser ecovilas.

Falamos também sobre o mapeamento com mais de 101 ecovilas e comunidades alternativas do Brasil, identificando as principais regiões que concentram maior número de ecovilas: Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis (Goiás), Chapada Diamantina e Costa do Cacau (Bahia), capital, interior e litoral de São Paulo, sul de Minas Gerais, e os estado do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mas calma! Antes de sair correndo atrás de uma ecovila, é hora de colocar os pés no chão. Baixe sua expectativa e evite frustrações. As ecovilas não foram criadas para satisfazer seus sonhos e necessidades. Recomendamos também conhecer a região e a população do entorno, além de ter um plano B caso a visita não dê certo.

No último bloco do vídeo, o assunto foi a ética e os procedimentos necessários para visitar ecovilas. Existe uma etiqueta para entrar em contato e marcar uma visita em uma comunidade alternativa? Os passos necessários para conhecer uma ecovila são procurar saber se a comunidade é aberta a receber visitas, se possui um programa de voluntariado ou tem um calendário de cursos.

É possível mudar hábitos antes de sair da sua zona de conforto. Aprenda a tomar as rédeas da sua própria vida!

Mini Curso – Série de 4 vídeos – Como morar numa ecovila ou comunidade alternativa

Mencionado no vídeo

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO PORTAL IRRADIANDO LUZ

Email:


CAMERA E EDIÇÃO POR ATIVA IDEIA PRODUÇÃO CULTURAL E COMUNICAÇÃO
Filmado em Ilhéus, Bahia, Brasil.

MÚSICA POR ANGATU
http://www.bandaangatu.com/

ARTE DE CAPA
Renata Gomez

ASSINE O CANAL DO IRRADIANDO LUZ NO YOUTUBE
http://www.youtube.com/IrradiandoLuz

Tipos de comunidades intencionais

1) Comunidades alternativas (ou aquarianas): adotam uma visão de regresso ao passado e aversão às novas tecnologias, como é o caso de muitas comunidades filiadas à Associação Brasileira de Comunidades Alternativas (ABRASCA) e ligadas ao Encontro Nacional de Comunidades Alternativas (ENCA);
2) Comunidades sustentáveis e ecovilas: com uma visão mais voltada para a crise socioambiental enfrentada atualmente, como é caso de diversas ecovilas filiadas à Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN) e ao Conselho dos Assentamentos Sustentáveis das Américas (CASA);
3) Cosousing: é uma forma de morar onde espaços e recursos comuns são compartilhados, mas principalmente há um senso de comunidade muito forte.
4) Condomínios autossustentáveis: empresas ecológicas e condomínios, modalidade que parece adotar uma noção – de certa forma ultrapassada – de crescimento sustentável;
5) Condomínios convencionais: loteamentos que operam segundo o velho paradigma insustentável.

Principais regiões para encontrar ecovilas no Brasil

1) Chapada dos Veadeiros, GO

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, a Chapada dos Veadeiros se estende pelos municípios de São João D`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e as vilas Moinho, Capela, Colinas do Sul e São Jorge.
A região fica sobre uma grande placa cristal de quartzo e se situa no Paralelo 14, o mesmo de Machu Picchu, o que leva algumas pessoas a acreditarem que ali existe uma energia especial. A região é sede de várias ONGs, que estudam desde agroflorestas e preservação do Cerrado até Óvnis e seres de outros planetas. A região tem cerca de 15 mil habitantes e várias comunidades alternativas e religiões se instalaram ali na década de 1970, após a decadência do garimpo de ouro e a criação do Parque Nacional, em 1961.

2) Pirenópolis, GO

Cidade fundada no século XVIII e marcada pelo garimpo de ouro. No final da década de 70, muitos hippies chegaram à região à procura de terras para formarem comunidades alternativas que perduram até hoje. É também a sede do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC).

3) Chapada Diamantina, BA

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia e tem uma história parecida com a das regiões de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Surgiu a partir da descoberta de ouro e diamantes, mas após a decadência do garimpo, tornou-se destino de hippies que fundariam diversas comunidades no final da década de 1970. Na década de 1990 o movimento se renovou e passou a incorporar a dimensão ecológica.

4) Costa do Cacau: Ilhéus e Itacaré, BA

A Costa do Cacau é uma das zonas turísticas mais populares da Bahia, caracterizada pela presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica. A região cresceu muito a partir de 1890 com o cultivo de cacau, até que esse entrou em decadência no final da década de 1970 devido à praga da vassoura-de-bruxa.
Ao contrário dos polos mencionados anteriormente, a Costa do Cacau só foi descoberta pelas comunidades intencionais a partir de 2005, provavelmente devido ao turismo e aos baixos preços de propriedades rurais na região. As comunidades da Costa do Cacau, em sua maioria, já surgiram sob o novo paradigma das ecovilas e comunidades sustentáveis.

5) São Paulo, SP

A capital paulista é um campo fértil para o surgimento de ecovilas urbanas desde 2005, quando aconteceu o primeiro curso EDE da Gaia Education na cidade, apoiado pela prefeitura e pela Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz). O objetivo das comunidades intencionais e ecovilas da cidade é demonstrar soluções viáveis para outra forma de vida urbana.

6) Interior e litoral do estado de São Paulo

Aqui, não se trata exatamente de um polo de uma determinada região, mas sim de uma grande diversidade de comunidades intencionais espalhadas por todo o estado paulista. O que une todas essas comunidades é o fato de se situarem mais ou menos próximas da capital, caracterizando-se como “pontos de fuga” da maior cidade da América do Sul. Todas surgiram sob o paradigma das comunidades sustentáveis e ecovilas.

7) Sul de Minas Gerais

O sul de Minas Gerais está localizado entre as três maiores aglomerações urbanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Assim como o interior de São Paulo, a região também serve de escapa das grandes metrópoles. Desde a década de 1970, cidades como Baependi, Carrancas, Aiuruoca, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras e São Lourenço são consideradas pelo movimento alternativo como centros energéticos do planeta, atraindo pessoas interessadas em espiritualidade, misticismo, bruxaria, magia, fadas, duendes e discos voadores.

Como encontrar uma ecovila
RECEBA ATUALIZAÇÕES DO PORTAL IRRADIANDO LUZ

Email:

ASSINE O CANAL DO IRRADIANDO LUZ NO YOUTUBE
http://www.youtube.com/IrradiandoLuz

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma resposta para “Como encontrar ecovilas para visitar? [Mini Curso: Como viver em uma comunidade alternativa 2/4]”


  • Bernadete / Responder

    Olá , que boa orientação, vai me ajudar muito! Em breve vou sair a conhecer ecovilas a fim de encontrar meu canto. E vou seguir suas dicas. Sou grata, namastê.


Deixe uma resposta


Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.





Email:

Curso online

Curso Online Gestão de Ecovilas Gabriel

Participe do curso 100% online

Gestão de Ecovilas

Conheça desafios e habilidades para a viver em comunidades intencionais e cohousing

Recentes

Gestão Colaborativa Ecovilas Hangout
Como viver numa comunidade alternativa Hangout
Como fazer Transição morar em uma ecovila
Como voluntariar em ecovilas
Como encontrar uma ecovila
Por que morar numa ecovila
Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva
Gabriel dread Siqueira Exodo Urbano Festival Path
Workshop Tecnologia e Cidadania
Aprendendo a Cooperar Ecovilas FICOO 2017
Pedra do Sabiá Bahia
Ecovila Digital Campus Party
Bob Marley sorrindo, feliz, e apontando para a câmera, quebrando a quarta parede.
Categorias

Arquivo do Blog