Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Como encontrar ecovilas para visitar? [Mini Curso: Como viver em uma comunidade alternativa 2/4]

Como encontrar uma comunidade alternativa? Como eu faço encontrar ecovilas e marcar uma visita?

No segundo video da série “Mini curso: como viver em uma comunidade alternativa“, Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala sobre como encontrar e visitar uma ecovila, comunidade alternativa ou cohousing urbano ou rural.

Abordamos os principais tipos de comunidades intencionais:Comunidades alternativas (ou aquarianas), Comunidades sustentáveis e ecovilas, Cohousing além de Condomínios autossustentáveis e os famosos Condomínios convencionais fingindo ser ecovilas.

Falamos também sobre o mapeamento com mais de 101 ecovilas e comunidades alternativas do Brasil, identificando as principais regiões que concentram maior número de ecovilas: Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis (Goiás), Chapada Diamantina e Costa do Cacau (Bahia), capital, interior e litoral de São Paulo, sul de Minas Gerais, e os estado do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mas calma! Antes de sair correndo atrás de uma ecovila, é hora de colocar os pés no chão. Baixe sua expectativa e evite frustrações. As ecovilas não foram criadas para satisfazer seus sonhos e necessidades. Recomendamos também conhecer a região e a população do entorno, além de ter um plano B caso a visita não dê certo.

No último bloco do vídeo, o assunto foi a ética e os procedimentos necessários para visitar ecovilas. Existe uma etiqueta para entrar em contato e marcar uma visita em uma comunidade alternativa? Os passos necessários para conhecer uma ecovila são procurar saber se a comunidade é aberta a receber visitas, se possui um programa de voluntariado ou tem um calendário de cursos.

É possível mudar hábitos antes de sair da sua zona de conforto. Aprenda a tomar as rédeas da sua própria vida!

Mini Curso – Série de 4 vídeos – Como morar numa ecovila ou comunidade alternativa

Mencionado no vídeo

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO PORTAL IRRADIANDO LUZ

Email:


CAMERA E EDIÇÃO POR ATIVA IDEIA PRODUÇÃO CULTURAL E COMUNICAÇÃO
Filmado em Ilhéus, Bahia, Brasil.

MÚSICA POR ANGATU
http://www.bandaangatu.com/

ARTE DE CAPA
Renata Gomez

ASSINE O CANAL DO IRRADIANDO LUZ NO YOUTUBE
http://www.youtube.com/IrradiandoLuz

Tipos de comunidades intencionais

1) Comunidades alternativas (ou aquarianas): adotam uma visão de regresso ao passado e aversão às novas tecnologias, como é o caso de muitas comunidades filiadas à Associação Brasileira de Comunidades Alternativas (ABRASCA) e ligadas ao Encontro Nacional de Comunidades Alternativas (ENCA);
2) Comunidades sustentáveis e ecovilas: com uma visão mais voltada para a crise socioambiental enfrentada atualmente, como é caso de diversas ecovilas filiadas à Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN) e ao Conselho dos Assentamentos Sustentáveis das Américas (CASA);
3) Cosousing: é uma forma de morar onde espaços e recursos comuns são compartilhados, mas principalmente há um senso de comunidade muito forte.
4) Condomínios autossustentáveis: empresas ecológicas e condomínios, modalidade que parece adotar uma noção – de certa forma ultrapassada – de crescimento sustentável;
5) Condomínios convencionais: loteamentos que operam segundo o velho paradigma insustentável.

Principais regiões para encontrar ecovilas no Brasil

1) Chapada dos Veadeiros, GO

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, a Chapada dos Veadeiros se estende pelos municípios de São João D`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e as vilas Moinho, Capela, Colinas do Sul e São Jorge.
A região fica sobre uma grande placa cristal de quartzo e se situa no Paralelo 14, o mesmo de Machu Picchu, o que leva algumas pessoas a acreditarem que ali existe uma energia especial. A região é sede de várias ONGs, que estudam desde agroflorestas e preservação do Cerrado até Óvnis e seres de outros planetas. A região tem cerca de 15 mil habitantes e várias comunidades alternativas e religiões se instalaram ali na década de 1970, após a decadência do garimpo de ouro e a criação do Parque Nacional, em 1961.

2) Pirenópolis, GO

Cidade fundada no século XVIII e marcada pelo garimpo de ouro. No final da década de 70, muitos hippies chegaram à região à procura de terras para formarem comunidades alternativas que perduram até hoje. É também a sede do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC).

3) Chapada Diamantina, BA

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia e tem uma história parecida com a das regiões de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Surgiu a partir da descoberta de ouro e diamantes, mas após a decadência do garimpo, tornou-se destino de hippies que fundariam diversas comunidades no final da década de 1970. Na década de 1990 o movimento se renovou e passou a incorporar a dimensão ecológica.

4) Costa do Cacau: Ilhéus e Itacaré, BA

A Costa do Cacau é uma das zonas turísticas mais populares da Bahia, caracterizada pela presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica. A região cresceu muito a partir de 1890 com o cultivo de cacau, até que esse entrou em decadência no final da década de 1970 devido à praga da vassoura-de-bruxa.
Ao contrário dos polos mencionados anteriormente, a Costa do Cacau só foi descoberta pelas comunidades intencionais a partir de 2005, provavelmente devido ao turismo e aos baixos preços de propriedades rurais na região. As comunidades da Costa do Cacau, em sua maioria, já surgiram sob o novo paradigma das ecovilas e comunidades sustentáveis.

5) São Paulo, SP

A capital paulista é um campo fértil para o surgimento de ecovilas urbanas desde 2005, quando aconteceu o primeiro curso EDE da Gaia Education na cidade, apoiado pela prefeitura e pela Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz). O objetivo das comunidades intencionais e ecovilas da cidade é demonstrar soluções viáveis para outra forma de vida urbana.

6) Interior e litoral do estado de São Paulo

Aqui, não se trata exatamente de um polo de uma determinada região, mas sim de uma grande diversidade de comunidades intencionais espalhadas por todo o estado paulista. O que une todas essas comunidades é o fato de se situarem mais ou menos próximas da capital, caracterizando-se como “pontos de fuga” da maior cidade da América do Sul. Todas surgiram sob o paradigma das comunidades sustentáveis e ecovilas.

7) Sul de Minas Gerais

O sul de Minas Gerais está localizado entre as três maiores aglomerações urbanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Assim como o interior de São Paulo, a região também serve de escapa das grandes metrópoles. Desde a década de 1970, cidades como Baependi, Carrancas, Aiuruoca, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras e São Lourenço são consideradas pelo movimento alternativo como centros energéticos do planeta, atraindo pessoas interessadas em espiritualidade, misticismo, bruxaria, magia, fadas, duendes e discos voadores.

Como encontrar uma ecovila
RECEBA ATUALIZAÇÕES DO PORTAL IRRADIANDO LUZ

Email:

ASSINE O CANAL DO IRRADIANDO LUZ NO YOUTUBE
http://www.youtube.com/IrradiandoLuz

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma resposta para “Como encontrar ecovilas para visitar? [Mini Curso: Como viver em uma comunidade alternativa 2/4]”


  • Bernadete /

    Olá , que boa orientação, vai me ajudar muito! Em breve vou sair a conhecer ecovilas a fim de encontrar meu canto. E vou seguir suas dicas. Sou grata, namastê.


Comentários estão encerrados.
Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.





Email:

Curso online

Curso Online Gestão de Ecovilas Gabriel

Participe do curso 100% online

Gestão de Ecovilas

Conheça desafios e habilidades para a viver em comunidades intencionais e cohousing

Recentes

Como fazer Transição morar em uma ecovila
Como voluntariar em ecovilas
Como encontrar uma ecovila
Por que morar numa ecovila
Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva
Gabriel dread Siqueira Exodo Urbano Festival Path
Workshop Tecnologia e Cidadania
Aprendendo a Cooperar Ecovilas FICOO 2017
Pedra do Sabiá Bahia
Ecovila Digital Campus Party
Bob Marley sorrindo, feliz, e apontando para a câmera, quebrando a quarta parede.
Como administrar uma ecovila
Categorias

Arquivo do Blog