Hoje é a “Black Friday”, o dia de incentivo ao consumismo. Inventada nos EUA por ser o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (que sempre cai na quinta feira), a idéia era provocar o aumento do consumo em um dia que normalmente as lojas ficavam às moscas.
No Brasil, isso faz muito menos sentido. E a gente sabe que ainda por cima as lojas praticam um monte de malandragens, como subir os preços na véspera e dar um desconto de 0% no final das contas. É a chamada Black Fraude.
O fato é que o planeta Terra não pode mais suportar nossos hábitos consumistas. Esse ano, nós superamos a capacidade de regeneração planetária (Dia de Sobrecarga da Terra) no dia 1 de agosto. Isso significa que estamos roubando recursos das futuras gerações, e quando chegarmos ao final do ano, 5 dos 12 meses do que foi consumido no ano terão sido depredações inconsequentes.
Será mesmo que você precisa de tudo isso? Será que nós precisamos de tudo isso?
Minha sugestão é: guarde seu dinheiro para a próxima terça-feira, que é o Dia de Doar! Uma resposta ao consumismo desenfreado. Ajude a manter as organizações e projetos que se dedicam a resolver os problemas que temos.
0 comentários