Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Curso Online Morar numa Ecovila: conteúdo das aulas

Como morar numa ecovila
Curso online Como morar numa Ecovila: dicas práticas de apoio à transição.

Quer viver em uma ecovila? Você sonha em morar em uma comunidade rural ou uma casa coletiva urbana? Quer se voluntariar ou morar em uma comunidade alternativa? Está precisando de ajuda pra fazer uma transição de vida? Esta é sua oportunidade para planejar e realizar aquilo que você almeja! Participe do Curso online Como Morar numa Ecovila! Saiba sobre habilidades necessárias para visitar uma ecovila, planejar sua estadia a longo prazo ou encontrar a sociedade sustentável que você quer viver! Saiba mais sobre o curso e se inscreva: https://irradiandoluz.com.br/curso-online-morar-ecovila

Confira o conteúdo completo do curso:

Introdução – Percurso de Aprendizagem

Chegou a hora de começarmos nossa jornada e antes de mais nada quero localizar vocês no nosso mapa de vôo, pra ninguém ficar se sentindo como que caindo de paraquedas. Minha proposta é que a gente opere dentro de um novo paradigma no campo da aprendizagem, baseado na sua autonomia e liberdade. Eu tenho muitas informações e um bocado de experiências interessantes para compartilhar, mas quem vai dirigir o seu aprendizado é você. Acesse a aula completa: Introdução – Como morar numa ecovila?

 

Aula 1 – Por que morar numa ecovila?

Por que as pessoas criam ecovilas e escolhem viver em comunidades alternativas? Quais os motivos para sair da cidade e empreender uma vida em transição? No primeiro video do “Curso Online Como Morar numa Ecovila?”, Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala dos motivos que levam pessoas a criar uma ecovila, comunidade alternativa ou cohousing urbano ou rural. E como isso pode inspirar o trabalho colaborativo, ou coworking. Abordamos as principais colas de comunidades intencionais, como sustentabilidade, segurança alimentar, agricultura orgânica, espiritualidade, bioconstrução e mais. Refletimos também sobre a “prevenção do êxodo urbano”: antes de sair correndo, você precisa mapear e conhecer ecovilas, namorar ecovilas e elaborar um plano de transição.. Acesse a aula completa: Aula 1 – Por que morar numa ecovila?

Aula 2 – Como encontrar ecovilas para visitar?

Como encontrar uma comunidade alternativa? Como eu faço encontrar ecovilas e marcar uma visita? No segundo video do “Curso Online Como Morar numa Ecovila”, Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala sobre como encontrar e visitar uma ecovila, comunidade alternativa ou cohousing urbano ou rural. Abordamos os principais tipos de comunidades intencionais: Comunidades alternativas (ou aquarianas), Comunidades sustentáveis e ecovilas, Cohousing além de Condomínios autossustentáveis e os famosos Condomínios convencionais fingindo ser ecovilas. Falamos também sobre o mapeamento com mais de 101 ecovilas e comunidades alternativas do Brasil, identificando as principais regiões que concentram maior número de ecovilas.. Acesse a aula completa: Aula 2 – Como encontrar ecovilas para visitar?

Aula 3 – Como se voluntariar em ecovilas?

Como trabalhar em uma comunidade alternativa? Como eu faço para me voluntariar em ecovilas? No terceiro video do “Curso online Como Morar numa Ecovila”, Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala sobre como se voluntariar em ecovilas, comunidades alternativas ou cohousings urbanos ou rurais. Começamos por um autodiagnóstico de habilidades e capacitação. Depois falamos de como fazer a comunicação com seus anfitriões. Finalmente demos dicas de programas de voluntariado em ecovilas, centros de permacultura e assentamentos sustentáveis.. Acesse a aula completa: Aula 3 – Como se voluntariar em ecovilas?

Aula 4 – Como fazer a transição e mudar para uma ecovila?

Este é o quarto video do “Curso online Como morar numa Ecovila”, em que Gabriel ‘Dread’ Siqueira fala sobre como planejar e realizar a transição para morar em uma ecovila. Começamos abordando a sustentabilidade financeira. Que tal fazer uma estimativa do investimento necessário para implantar a infraestrutura mínima para você viver na comunidade? Ter um pé de meia nessas horas é uma boa idéia. Outro aspecto da sustentabilidade financeira são os gastos cotidianos. Quanto sua vida na ecovila vai custar por mês? Como você vai estabelecer um fluxo de renda que garanta sua permanência lá? Finalmente, abordamos estratégias de saída da cidade e criação de oportunidades de renda na própria ecovila.. Acesse a aula completa: Aula 4 – Como fazer a transição e mudar para uma ecovila?

Fechamento: Como morar numa ecovila!

Para navegar pelos materiais que temos agora compilados e pelas possibilidades de interação com o grupo , é importante manter em mente que isso só fará sentido na medida em que esses movimentos forem MEIOS para se alcançar algo de ordem prática. É condição de existência para todo aprendizado que este seja a busca por uma resposta à necessidades reais! Se você está perdido com tanto material, se não sabe bem por onde continuar… Acesse a aula completa: Fechamento: Como morar numa ecovila!

 

 

 

GOSTOU? ACOMPANHE O IRRADIANDO LUZ DE PERTO

Assine nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu email.

Com apenas um clique você irradia luz à sua caixa de entrada!

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

Gentileza Gera Gentileza
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Ecovilas Canal Futura
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira