Entendendo o momento em que vivemos, contextualizando inovação, sustentabilidade, resiliência e regeneração no século XXI

Percurso de Aprendizagem

Duração: 80 minutosAutor: Gabriel Dread SiqueiraComplexidade: Fácil

Aula 0. Percurso de Aprendizagem

Chegou a hora de começarmos nossa jornada e antes de mais nada quero localizar vocês no nosso mapa de vôo, pra ninguém ficar se sentindo como que caindo de paraquedas. Minha proposta é que a gente opere dentro de um novo paradigma no campo da aprendizagem, baseado na sua autonomia e liberdade. Eu tenho muitas informações e um bocado de experiências interessantes para compartilhar, mas quem vai dirigir o seu aprendizado é você!

Aula 1 – Desenvolvimento e Meio Ambiente

Duração: 100 minutosAutor: Gabriel Dread SiqueiraComplexidade: Fácil

Aula 1. Desenvolvimento e meio ambiente

Para começo de conversa, vamos investigar o antigo conflito entre seres humanos e a conservação da natureza. É possível a humanidade se desenvolver de forma harmônica e com impacto positivo no Meio Ambiente? Vivemos uma crise civilizatória, e isso é uma boa oportunidade para o (res)surgimento das comunidades intencionais sustentáveis na forma contemporânea das ecovilas.

Aula 2 – Utopias, comunidades intencionais e ecovilas

Duração: 280 minutosAutor: Gabriel Dread SiqueiraComplexidade: Regular

Aula 2. Utopias comunidades alternativas e ecovilas

Vamos investigar o surgimento das ecovilas. Debateremos a história das utopias humanas, e como essas utopias estão intimamente relacionadas ao contexto histórico em que foram sonhadas. Começaremos nos primórdios da humanidade, saltamos para o movimento das Comunidades Alternativas na década de 1960 e falamos de diversos movimentos que influenciaram o surgimento das ecovilas. Entre eles, destacamos os kibutz de Israel, a Rede Antroposófica Camphill e a permacultura.

Fechamento do Módulo 1

Duração: 80 minutosAutor: Gabriel Dread SiqueiraComplexidade: Fácil

Modulo 1 - Fechamento

Estamos concluindo nosso primeiro módulo do curso online Gestão de Ecovilas, cujo tema foi "Por que criar uma ecovila". Para fechar essa etapa, eu quero propor que a gente pense no nosso processo juntos, tanto para avaliar o curso quanto para reforçar aspectos importantes que aprendemos, compartilhar nossos AHAS e diminuir a curva de esquecimento.