Entendendo o momento em que vivemos, contextualizando inovação, sustentabilidade, resiliência e regeneração no século XXI
Percurso de Aprendizagem
Chegou a hora de começarmos nossa jornada e antes de mais nada quero localizar vocês no nosso mapa de vôo, pra ninguém ficar se sentindo como que caindo de paraquedas. Minha proposta é que a gente opere dentro de um novo paradigma no campo da aprendizagem, baseado na sua autonomia e liberdade. Eu tenho muitas informações e um bocado de experiências interessantes para compartilhar, mas quem vai dirigir o seu aprendizado é você!
Aula 1 – Desenvolvimento e Meio Ambiente
Para começo de conversa, vamos investigar o antigo conflito entre seres humanos e a conservação da natureza. É possível a humanidade se desenvolver de forma harmônica e com impacto positivo no Meio Ambiente? Vivemos uma crise civilizatória, e isso é uma boa oportunidade para o (res)surgimento das comunidades intencionais sustentáveis na forma contemporânea das ecovilas.
Aula 2 – Utopias, comunidades intencionais e ecovilas
Vamos investigar o surgimento das ecovilas. Debateremos a história das utopias humanas, e como essas utopias estão intimamente relacionadas ao contexto histórico em que foram sonhadas. Começaremos nos primórdios da humanidade, saltamos para o movimento das Comunidades Alternativas na década de 1960 e falamos de diversos movimentos que influenciaram o surgimento das ecovilas. Entre eles, destacamos os kibutz de Israel, a Rede Antroposófica Camphill e a permacultura.
Fechamento do Módulo 1
Estamos concluindo nosso primeiro módulo do curso online Gestão de Ecovilas, cujo tema foi "Por que criar uma ecovila". Para fechar essa etapa, eu quero propor que a gente pense no nosso processo juntos, tanto para avaliar o curso quanto para reforçar aspectos importantes que aprendemos, compartilhar nossos AHAS e diminuir a curva de esquecimento.