Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Meme

O que é isso?!?!?

Segundo a Wikipedia, meme é um termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta. Meme é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins, ocorrendo por exemplo no ensino Sufi, segundo o qual os Muwakkals são considerados como entes autónomos e elementares que constroem o pensamento humano.
Algumas práticas espirituais, por exemplo o Budismo, promovem claramente metas ecológicas e morais reconhecíveis pela maior parte das pessoas. Por exemplo o Nobre Caminho Óctuplo dá importância ao consumo limitado, à redução da crueldade, à não-violência ou participação em sistemas violentos e ao afastamento de processos sexuais e éticos que não tenham um claro interesse ecológico ou moral para o praticante – independentemente do valor que possam ter para os outros.
As religiões judaico-cristãs, da mesma forma, concentram-se principalmente na devoção a uma divindade transcendente e na adoção de normas morais para o comportamento, incluindo normas sociais e éticas que afetam todos os aspectos da vida, desde o amor altruísta ao comércio e à atividade sexual. As pessoas são encorajadas a devotarem-se às necessidades dos outros.

Na Blogosfera, meme tem um significado bem diferente… Segundo meu amigo Tom/Osama/Jornalista Terráqueo,

meme é um tipo de corrente bem parecida com a antiga brincadeira do caderno (coisa de quem fez colegial nos anos 1990), em que perguntas e idéias que giram em torno de um mesmo tópico são passadas de mão em mão. (…) Na blogosfera, cada meme tem sua regra.

Enfim, isso é um meme… E acho que vou, pela primeira vez na vida, participar de um…

Você já participou de um meme? O que você acha disso? Legal ou uma grande porcaria?

3 Responses to “Meme”


    internal_server_error <![CDATA[Erro &rsaquo; WordPress]]> 500