Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Blog Action Day 2008

Uma coisa que me incomoda muito na Blogosfera é que a maioria dos blogues fala sobre… blogues…
Muito chato isso… Acaba restringindo o mundo dos blogues aos próprios blogueiros, enquanto os “civis” ficam boiando ou à margem do fenômeno.
O UsuárioCompulsivo, em recente declaração no Entrevista Blogs, demonstrou ter um sentimento parecido, ao afirmar:

Acho que no Brasil a blogosfera ainda está engatinhando. Temos muitos blogs, alguns poucos mais destacados, mas em geral poucos leitores, que são basicamente autores de seus próprios blogs.
Particularmente no caso do UsuárioCompulsivo isto é bom, pois o publico alvo principal são os usuários iniciantes da plataforma Blogspot, e quando mais novos usuários, mais potenciais leitores para o UsuárioCompulsivo.
Mas eu acredito que precisamos parar de escrever apenas para outros blogueiros e pensar em escrever para pessoas “normais” que não sabem a diferença entre um site, blog ou portal e nem precisam ou querem saber….
Estão faltando mais leitores não-blogueiros…

Eu complementaria essa opinião dizendo que está faltando assunto que interesse a não blogueiros… As pessoas “normais” não estão nem aí pro ranking BlogBlogs, qual o Pagerank da página, quem é o blogueiro mais legal, o censo da blogosferam quem são as salsinhas mais toscas, etc etc…
Chegou o dia da Blogosfera fazer alguma diferença positiva nesse mundo…

Vem aí o Dia de Ativismo da Blogosfera 2008!
(Blog Action Day 2008 em igrêis)

Vai ser no dia 15 de Outubro.
O tema deste ano é Pobreza. A proposta é que todos os blogueiros participantes façam uma postagem nesse dia sobre o tema. Cada blogue publica sob a sua perspectiva única.
Questões globais como a Pobreza são extremamente complexas. Não existe uma resposta simples e clara. Por isso, cada blogueiro apresenta sua própria perspectiva do assunto, relacionando-o ao tema do seu próprio blogue, engajando assim os mais diversos públicos na discussão.
O objetivo é gerar transformação, conscientização e desencadear uma discussão global.
Em 2007, o tema escolhido foi Meio Ambiente. 22 mil blogues do mundo todo participaram.
Vamos formar uma massa crítica e transformar nosso planeta!
Veja o que diz o site oficial da campanha no Brasil:

No dia 15 de outubro de 2008, blogueiros de todas as partes do mundo falarão “a mesma língua”, sobre o mesmo assunto, ao mesmo tempo. Este é o Blog Action Day, uma ação que partiu da blogosfera e conquistou espaço na grande mídia.

A intenção do movimento é anualmente unir todos os blogs do planeta em um só objetivo: que cada blogueiro escreva sobre um tema comum a todos, pautado por um assunto de importância global visando alinhar “a conversa” da Blogosfera por pelo menos um dia.
Na edição de 2007, a primeira do Blog Action Day, o tema foi o “Meio Ambiente”; a partir daí, qualquer pessoa poderia escrever naquele dia (15 de outubro) o que quisesse sobre o tema, ajustando-o ao enfoque de seu próprio blog. O resultado não poderia ser mais positivo: milhares de pessoas por todo o mundo refletiram, opinaram e discutiram sobre a natureza e, gradualmente, estão mudando a sua forma de interagir com o ambiente, pelo bem do planeta. O movimento foi tão bem sucedido que chega à sua segunda edição mais forte do que nunca.

Blog Action Day. Uma questão. Um dia. Milhares de vozes.

Chegou a nossa vez de fazer a diferença!

Blogueiros do Mundo, Uní-vos!

E assista o video oficial da campanha (também in ênglich):

               

#BlogActionDay

6 Responses to “Blog Action Day 2008”


    internal_server_error <![CDATA[Erro &rsaquo; WordPress]]> 500