Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Blog Action Day: Moradores de rua*

 
I-rmãos e I-rmãs,

Komo estão? Gostaria de dividir com vocês algumas idéias para reflexão, pois são pessoas iluminadas.
Outro dia passei por um ponto de ônibus e vi um irmão, “morador de rua”, com seus dreads naturais e seu cobertor, descalço, sentado no ponto. Uma mulher gorda lhe oferecia algo para comer e ele não aceitava. A mulher não se conformava.
Outro fato seria o abaixo, quando conversei com outro irmão, que morava em uma ilha, se vestia de sacos de lixo e estava sempre escrevendo. Ele se refere a si mesmo como O condicionado.
Dia 23/05/2006, às 08:20, encontro O “Condicionado”, que mora na Ilha da Avenida Pedroso de Moraes, ironicamente próximo à Secretaria do Meio Ambiente/CETESB, e peço um favor: que escreva algo sobre o Meio Ambiente. Apesar de muito ocupado, ele pergunta quando vou retirar o pedido. Eu digo que “volto em uma ou duas horas”.
11:00. Chovia. Ele não aceitou dinheiro. Eis a reprodução fiel de seus escritos, que foram feitos em um A4 dividido em 4 pedaços:

Oferta:
Estas – Páginas Autógrafos
Pedido, ilustre jovem. Escreve-lhe, algumas palavras sobre o Meio Ambiente.
Dia, em que o homem, fez a primeira vassoura, nasceu a preocupação com o meio ambiente. Aprendeu lavar sua roupa, pratos e panelas, após varrer a casa.Viera assim, até o meio da segunda metade do século XIX, quando erige-se em ciência: a tecnologia, a origem o homem, prostrar-se, aos pés do Meio Ambiente. E a matéria fora levada às Universidades e conscientizada a população. O que interessa ao meio ambiente, é a salubridade. Criar-se, o lugar mais sadio que puder-se. Sadio para fauna e flora. Conservar eternamente sadios, fortes, inteligentes, viçosos animais e vegetais.
O homem precisa de que? Os irracionais precisam de que? Os vegetais precisam de que? Cumpre a civilização, arranjar tudo que cada um precisar e colocar à disposição deles. Cada um, tendo o que precisa, não há motivo para reclamações. É apenas disto que o meio ambiente precisa. Não é tão fácil render-se-lhe. E´ matéria tão séria, que há cadeiras nas universidades e secretaria no Governo.
Anos 1960, se não me engano, o Estado de São Paulo, criou sua Secretaria do Meio Ambiente. A Prefeitura Municipal de São Paulo, criou a Campanha do Verde, para que a cidade, acompanhasse o progresso, pois, as grandes cidades do mundo, tem mais ou menos 20% de área verde. Criou escola gratuita de jardinagem. Com diploma ao final do curso. Tal curso, deve ocupar-se, também, com os animais, pois então, pranteava-se, a ornitologia, os passarinhos.
Ass.  O “Condicionado”
Ilha da Avenida Pedroso de Moraes, Cytte – São Paulo, 18 de junho de 1999+7().
Abraços a todos.
Mauricio

*Esta postagem foi escrita pelo meu amigo Mauricio.
Foto: Jornal Britânico The Sun

#bad08

6 respostas para “Blog Action Day: Moradores de rua*”

  1. Fabiano Franz disse:

    Fantástico. Gostaria muito que fosse publicado no literar.org.
    Um abraço!

  2. Gabriel Dread disse:

    Fala Fabiano!

    Está publicado no Literar.org, sob o título “O Condicionado”. (com a devida autorização do Mauricio. Já a autorização do Condicionado, foi dada diretamente pro Mauricio.

    Um abração!

  3. DigãodaWeb disse:

    Olá gabriel obrigado por permitir postar lá no blog seu excelente post sobre o combate a pobreza. Parabéns pelo excelnte post e pelo seu blog.
    Abração do Digão!!!

  4. Gabriel Dread disse:

    Ae Digão! Valeu mesmo…
    Que bom que você gostou.
    Volte sempre!

    Axé

  5. Anônimo disse:

    MOREI EM SÃO PAULO DURANTE 9 ANOS ,E DURANTE MUITO TEMPO PASSEI PELA AV. PEDROSO DE MORAES ,E SEMPRE TIVE CURIOSIDADE DE SABER O QUE ESSE HOMEM TANTO ESCREVIA, ENTÃO ELE E O "CONDICIONADO".OQUE SERÁ QUE OS SECRETÁRIOS DO MEIO AMBIENTE ,PENSAM SOBRE ELE.?????

  6. Tamara Costa disse:

    Muito bom! Esses sim, são humanos em sua essência verdadeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

12 Anos Irradiando Luz
Osho e centenas de seguidores
Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro
Caos Guia 001 Copa do Mundo da Sobrevivencia
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira