Blog Action Day: Moradores de rua*

por | 15/10/08 | Sustentabilidade | 6 Comentários

 
I-rmãos e I-rmãs,

Komo estão? Gostaria de dividir com vocês algumas idéias para reflexão, pois são pessoas iluminadas.
Outro dia passei por um ponto de ônibus e vi um irmão, “morador de rua”, com seus dreads naturais e seu cobertor, descalço, sentado no ponto. Uma mulher gorda lhe oferecia algo para comer e ele não aceitava. A mulher não se conformava.
Outro fato seria o abaixo, quando conversei com outro irmão, que morava em uma ilha, se vestia de sacos de lixo e estava sempre escrevendo. Ele se refere a si mesmo como O condicionado.
Dia 23/05/2006, às 08:20, encontro O “Condicionado”, que mora na Ilha da Avenida Pedroso de Moraes, ironicamente próximo à Secretaria do Meio Ambiente/CETESB, e peço um favor: que escreva algo sobre o Meio Ambiente. Apesar de muito ocupado, ele pergunta quando vou retirar o pedido. Eu digo que “volto em uma ou duas horas”.
11:00. Chovia. Ele não aceitou dinheiro. Eis a reprodução fiel de seus escritos, que foram feitos em um A4 dividido em 4 pedaços:

Oferta:
Estas – Páginas Autógrafos
Pedido, ilustre jovem. Escreve-lhe, algumas palavras sobre o Meio Ambiente.
Dia, em que o homem, fez a primeira vassoura, nasceu a preocupação com o meio ambiente. Aprendeu lavar sua roupa, pratos e panelas, após varrer a casa.Viera assim, até o meio da segunda metade do século XIX, quando erige-se em ciência: a tecnologia, a origem o homem, prostrar-se, aos pés do Meio Ambiente. E a matéria fora levada às Universidades e conscientizada a população. O que interessa ao meio ambiente, é a salubridade. Criar-se, o lugar mais sadio que puder-se. Sadio para fauna e flora. Conservar eternamente sadios, fortes, inteligentes, viçosos animais e vegetais.
O homem precisa de que? Os irracionais precisam de que? Os vegetais precisam de que? Cumpre a civilização, arranjar tudo que cada um precisar e colocar à disposição deles. Cada um, tendo o que precisa, não há motivo para reclamações. É apenas disto que o meio ambiente precisa. Não é tão fácil render-se-lhe. E´ matéria tão séria, que há cadeiras nas universidades e secretaria no Governo.
Anos 1960, se não me engano, o Estado de São Paulo, criou sua Secretaria do Meio Ambiente. A Prefeitura Municipal de São Paulo, criou a Campanha do Verde, para que a cidade, acompanhasse o progresso, pois, as grandes cidades do mundo, tem mais ou menos 20% de área verde. Criou escola gratuita de jardinagem. Com diploma ao final do curso. Tal curso, deve ocupar-se, também, com os animais, pois então, pranteava-se, a ornitologia, os passarinhos.
Ass.  O “Condicionado”
Ilha da Avenida Pedroso de Moraes, Cytte – São Paulo, 18 de junho de 1999+7().
Abraços a todos.
Mauricio

*Esta postagem foi escrita pelo meu amigo Mauricio.
Foto: Jornal Britânico The Sun

#bad08

6 Comentários

  1. Fabiano Franz

    Fantástico. Gostaria muito que fosse publicado no literar.org.
    Um abraço!

    Responder
  2. Gabriel Dread

    Fala Fabiano!

    Está publicado no Literar.org, sob o título “O Condicionado”. (com a devida autorização do Mauricio. Já a autorização do Condicionado, foi dada diretamente pro Mauricio.

    Um abração!

    Responder
  3. DigãodaWeb

    Olá gabriel obrigado por permitir postar lá no blog seu excelente post sobre o combate a pobreza. Parabéns pelo excelnte post e pelo seu blog.
    Abração do Digão!!!

    Responder
  4. Gabriel Dread

    Ae Digão! Valeu mesmo…
    Que bom que você gostou.
    Volte sempre!

    Axé

    Responder
  5. Anônimo

    MOREI EM SÃO PAULO DURANTE 9 ANOS ,E DURANTE MUITO TEMPO PASSEI PELA AV. PEDROSO DE MORAES ,E SEMPRE TIVE CURIOSIDADE DE SABER O QUE ESSE HOMEM TANTO ESCREVIA, ENTÃO ELE E O "CONDICIONADO".OQUE SERÁ QUE OS SECRETÁRIOS DO MEIO AMBIENTE ,PENSAM SOBRE ELE.?????

    Responder
  6. Tamara Costa

    Muito bom! Esses sim, são humanos em sua essência verdadeira!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *