Pensadores Vegetarianos II

por | 25/10/08 | Sustentabilidade | 1 Comentário

“Não vejo razão para que os animais devam ser abatidos para  servir como dieta humana quando existem tantos substitutos. Afinal, o homem pode viver sem carne.” 
Dalai Lama

“Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres: o outro e eu.”
Professor Hermógenes

“Nós conseguimos engolir carne, apenas porque não pensamos na coisa cruel e pecaminosa que fazemos”.
Rabindranath Tagore

“Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.”
Mahatma Gandhi

“Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.”
Pitágoras

“Agora posso olhar para tu em paz, não te como mais “.
Franz Kafka, (Para um pexe num aquário)

“Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer”.
Jeremy Bentham

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”.
Arthur Schopenhauer

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida”.
São Francisco de Assis

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.
Albert Schweitzer – Prêmio Nobel da Paz em 1952

“Aqueles que afirmam preocupar-se com o bem-estar dos seres humanos e com a preservação do ambiente deveriam tomar-se vegetarianos por essa mesma razão. Assim, contribuiriam para o aumento da quantidade de cereal disponível para alimentar as pessoas necessitadas, para a redução da poluição, para a poupança de água e energia e deixariam de contribuir para a desflorestação. Quando os não vegetarianos dizem que “os problemas humanos vêm em primeiro lugar”, não posso deixar de me interrogar sobre o que estarão eles exactamente a fazer pelos seres humanos que os obrigue a prosseguir a exploração supérflua e cruel dos animais de criação.”
Peter Singer, Em Libertação Animal

“A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens”.
Thomas Edison

“Naquela ocasião a pesca de cada um daqueles peixes afigurou-se-me, como ao meu mestre Tryon, uma espécie de assassinato sem provocação, uma vez que nenhum daqueles animais tinha cometido ou poderia cometer qualquer ofensa contra nós, susceptível de justificar semelhante carnificina.”
Benjamin Franklin, Em Autobiografia

“Para mim, não amar os pássaros e todos os animais seria não amar a Deus. Pois seus filhos são pássaros e animais tanto quanto os seres humanos”.
Sadhu Vaswani

“Mas há aqueles que matam: matam por esporte, por divertimento, matam para obter lucro – por exemplo, a indústria da carne. São os mesmos que destroem a Terra, espalham gases venenosos, poluem o ar, as águas, e poluem-se uns aos outros. É o que estamos a fazer á Terra e a nós próprios. Viver sem causar sofrimento ou morte a outros significa não matar um ser humano nem qualquer animal, por esporte ou para sustento.”
Jiddu Krishnamurti

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles”.
Paul e Linda McCartney

“Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender”.
Brigitte Bardot

Leia mais:
Vermelha ou Azul?
Pensadores Vegetarianos

Fonte: http://pt.wikiquote.org/wiki/Vegetarianismo

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *