Velho de novo

por | 05/01/09 | Cultura e Música | 0 Comentários

O cineasta Bruno Borio fez este curta-metragem muito legal, que questiona a sociedade de consumo em que vivemos. Veja o filme em alta qualidade aqui. Ou em baixa qualidade no YouTube:

Nas palavras do próprio Bruno (direto do Blogue do filme):

A partir de discussão sobre o tema Indústria Cultural, minha atenção foi atraída para um fenômeno ocorrente no processo de incentivo ao consumo por parte desta. O fato de que os objetos, coisas vendáveis, serem supervalorizados enquanto são apresentados como novidade e, na medida em que são atualizados por novos produtos, sua preciosidade entra em declínio com velocidade surpreendente. Esta descartabilidade com que nossa sociedade encara seus pertences foi motriz para a elaboração do roteiro do filme “Velho de novo”, que através desta pesquisa critica o consumo desenfreado. Nele um personagem animado corre contra o tempo, inserto do que está buscando, porém incapaz de fugir do sistema imposto pelo seu meio. Literalmente é envolvido e aprisionado por este, até o momento em que adquire esclarecimento e tenta se livrar deste ciclo. Neste momento então ele pode observar claramente este processo de envelhecimento quando seu celular, outrora de última geração, começa a regredir no tempo, passando por modelos obsoletos em relação a ele, até chegar em um aparelho utilizado nos primórdios da telefonia. O final permanece em aberto, porém aponta para um alerta de que esta desvalorização do objeto transparece o modo como nossa sociedade também desvaloriza seus indivíduos.
O intuito da obra é o esclarecimento das pessoas, bem como o incentivo para a atualização de suas idéias. Atualização no sentido de transformar em ato suas manifestações, ainda psíquicas, de autenticidade.

Parabéns Bruno, pela mensagem…
Não perca sua originalidade por nada desse mundo!

Um abração
Gabriel Dread

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *