Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Velho de novo

O cineasta Bruno Borio fez este curta-metragem muito legal, que questiona a sociedade de consumo em que vivemos. Veja o filme em alta qualidade aqui. Ou em baixa qualidade no YouTube:

Nas palavras do próprio Bruno (direto do Blogue do filme):

A partir de discussão sobre o tema Indústria Cultural, minha atenção foi atraída para um fenômeno ocorrente no processo de incentivo ao consumo por parte desta. O fato de que os objetos, coisas vendáveis, serem supervalorizados enquanto são apresentados como novidade e, na medida em que são atualizados por novos produtos, sua preciosidade entra em declínio com velocidade surpreendente. Esta descartabilidade com que nossa sociedade encara seus pertences foi motriz para a elaboração do roteiro do filme “Velho de novo”, que através desta pesquisa critica o consumo desenfreado. Nele um personagem animado corre contra o tempo, inserto do que está buscando, porém incapaz de fugir do sistema imposto pelo seu meio. Literalmente é envolvido e aprisionado por este, até o momento em que adquire esclarecimento e tenta se livrar deste ciclo. Neste momento então ele pode observar claramente este processo de envelhecimento quando seu celular, outrora de última geração, começa a regredir no tempo, passando por modelos obsoletos em relação a ele, até chegar em um aparelho utilizado nos primórdios da telefonia. O final permanece em aberto, porém aponta para um alerta de que esta desvalorização do objeto transparece o modo como nossa sociedade também desvaloriza seus indivíduos.
O intuito da obra é o esclarecimento das pessoas, bem como o incentivo para a atualização de suas idéias. Atualização no sentido de transformar em ato suas manifestações, ainda psíquicas, de autenticidade.

Parabéns Bruno, pela mensagem…
Não perca sua originalidade por nada desse mundo!

Um abração
Gabriel Dread

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

12 Anos Irradiando Luz
Osho e centenas de seguidores
Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro
Caos Guia 001 Copa do Mundo da Sobrevivencia
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Ecovilas Canal Futura
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira