Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Grupo de Gestantes Hanami

“Para mudar o mundo, é preciso antes, mudar a forma de nascer” (Michel Odent)

A Equipe Hanami: Florescer da Vida foi quem nos ajudou no parto de minha filha Nara Rosa (parto domiciliar assitido por profissionais; de cócoras na água!).
Recomendo o trabalho da equipe a todos! Sem falar que recomendo a todos e todas que façam seus partos em casa (domiciliares) assistidos por profissionais. Sem verdades absolutas, mas esta é maneira mais natural de nascer que eu conheço, na minha humilde pequenês.

Fiquei sabendo que agora esta maravilhosa equipe de enfermeiras obstetras está promovendo grupos de gestantes, para orientar as grávidas e promover a troca de conhecimentos e preparação para o parto. Fica aí a dica para quem mora em Florianópolis ou nas proximidades…

 


O nascimento de um bebê é um dos momentos mais marcantes na vida de uma família.
As vivências e experiências ao longo da gestação, passam a ser fatores determinantes na construção e
condução do papel da mulher durante o processo de nascimento, definindo seu comportamento e
aumentando ou não o seu potencial para conduzi-lo de forma mais ativa.
A gestação é um processo que envolve transformações físicas, emocionais, sociais, fisiológicas,
culturais e existenciais, individuais e familiares. É comum neste momento surgirem dúvidas, ansiedades e
medos que envolvam as múltiplas dimensões que caracterizam este momento.
Nosso grupo visa acolher amorosamente os casais grávidos, informando sobre o processo de gestação,
parto, pós parto e cuidados com o recém nascido.
A preparação física e psíquica da mulher grávida contribui decisivamente para eliminar, ou pelos menos,
minimizar a expectativa e ansiedade que acompanha toda a mulher grávida. Se for dada à futura mãe a
possibilidade de conhecer o funcionamento do seu corpo, ela aumentará seus potenciais encontrar-se-á em
situação de colaborar e decidir sobre a sua saúde com a equipe de saúde […] reduzindo assim grande parte
da tensão corporal e psicológica, do que resulta um parto mais fácil e menos doloroso (COUTO, 2006, p. 191).
Nosso grupo visa acolher amorosamente os casais grávidos, repassando conhecimento sobre o processo de gestação, parto, pós parto e cuidados com o recém nascido.
Nosso trabalho propõe que as mulheres resgatem seu papel ativo no processo de nascimento através da confiança em si e no processo natural do nascimento.

GRUPO DE GESTANTES (Quatro encontros)

* Gestação: Sentimentos em relação a essa fase da vida; oscilação dos sentimentos em relação ao filho; possíveis alterações no humor, nas necessidades de afeto e no desejo sexual; transformações corporais, incômodos e formas de alívio; noções de anatomia; orientação alimentar, exercícios, etc.

* Parto: preparação para o parto, fisiologia do parto, como reconhecer os sinais do trabalho de parto, tipos de parto, locais de parto, sensações e emoções do parto, a importância do papel ativo da mulher, participação do companheiro e de familiares no parto, relaxamento e respiração.

* Pós-parto: amamentação e cuidados com o bebê, cuidados com seios para amamentação, formas de amamentar, necessidades do bebê, a relação sexual e afetiva do casal no pós-parto e reabilitação corporal.

Palestras extras:

* Nascimento e sexualidade

* Parto domiciliar
* Alimentação

* Diaper Free – Higiene Natural do Bebê: Método sem fraldas desde o parto
Esta palestra da uma introdução de como criar um bebê sem ou com menos fraldas, através de um método natural, não coercivo e antigo (ainda hoje aplicado na maioria dos bebês do mundo, por exemplo na Asia e Africa) que respeita as necessidades da criança e se baseia na comunicação entre pais e filhos. O método, também chamado de “Elimination Communication” em inglês, e reconhecido por pediatras internacionais e beneficia os pais (evita gastos e aborrecimentos por ter que trocar fraldas durante trés anos ou mais, e aprofunda a comunicação com o seu filho), a criança (prevenção de assaduras, cólicos e choro, melhora a consciência do seu próprio corpo), e o meio ambiente (menos lixo produzido, preservação de árvores, água e petróleo, os quais são usados na produção de fraldas). A Higiene Natural do bebê pode ser iniciada logo após o parto ou idealmente nos primeiros 5 meses da vida, pelo qual o curso se destina também a casais grávidos. A palestra esta aberta para todas pessoas interessados e também para pais que já usam o método para compartilhar experiencias e aprofundar os conhecimentos. Siga o link para ver mais informação sobre Diaper Free – Como criar um bebe sem fraldas
Palestrante: Tamara Hiller

* Baby Sling (pano para carregar o bebê)

Faça sua inscrição para participar do próximo Grupo de Gestantes clicando aqui.

Veja o calendario de encontros do Grupo de Gestantes clicando aqui .

Local: Centro do Ser, Estrada geral do Canto da Lagoa, 1408, próximo à pizzaria Nave Mãe.

Telefones para contato: (48) 8408 4246 e (48) 9968 120

Consultas de enfermagem pré-natal

Fazemos um acompanhamento pré-natal semanal no domicílio a partir da 37ª semana de gestação. O nosso objetivo nessas consultas consiste acompanhar exames clínicos de rotina para o 3º trimestre da gravidez e constatar a real possibilidade de um parto domiciliar avaliando os possíveis riscos, além de criar um laço de confiança com a família e auxiliar a gestante a traçar um plano de parto. Conversamos sobre as diversas posições para o parto domiciliar, o parto na água, sinais de trabalho de parto, os métodos não medicamentosos para alívio da dor e, além disso, explicamos os procedimentos feitos com a mãe e recém nascido após o nascimento para assegurar o bem estar de ambos.

Acompanhamento de parto hospitalar

O ambiente hospitalar pode ser o lugar onde a mulher se sente segura e confortável para vivenciar o parto, principalmente nos casos de gravidez de risco. Nesse caso, fazemos o acompanhamento do trabalho de parto em conjunto com a equipe médica favorecendo conforto e segurança à mulher e família.

Assistência ao parto domiciliar

A nossa equipe é formada por profissionais experientes e qualificadas, que cercam-se de todos os cuidados necessários para oferecer segurança e atendimento de alta qualidade às mulheres e suas famílias. Fazemos visitas e consultas pré-natais, bem como o
acompanhamento do recém nascido nos primeiros dias de vida até o estabelecimento da amamentação.
Hoje em dia, as evidências científicas mostram que o parto domiciliar planejado e assistido por enfermeiras obstetras qualificadas é uma alternativa segura na gravidez de baixo risco. Fonte: British Medical Journal 2005;330:1416 (18 June)

Consultas de enfermagem pós-parto parto domiciliar Hanami

O acompanhamento pós-parto é importante para a avaliação do Recém nascido e acompanhamento da recuperação da mulher no pós-parto. O estabelecimento da amamentação e orientação e cuidados com os seios para que se obtenha sucesso no aleitamento materno é um dos focos principais das consultas pós-parto. Além disso, é observado a cicatrização do coto umbilical e tratamento de icterícia fisiológica do recém nascido. Para os bebês que nascem em casa, no décimo dia pós-parto é feito uma avaliação geral do recém nascido, onde o mesmo é pesado e medido. Nesse momento também fazemos uma avaliação com a família sobre o nosso atendimento.

* Atendemos na região da Grande Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Enfermeiras Obstetras
Joyce G. Koettker
Vânia S. Collaço

Enfermeiras
Mayra de F. Calvette
Juliana
Iara Feyer
Renata A. Burigo

Telefone: (48) 84084246

E-mail: [email protected]

Site: www.partodomiciliar.com

5 respostas para “Grupo de Gestantes Hanami”

  1. Rosana Oshiro disse:

    Que bacana que divulgou aqui Gabriel!
    Quanto mais as pessoas falarem sobre o assunto parto, mais mitos serão derrubados, mais naturalmente as crianças virão ao mundo, mais humana será a humanidade.

    beijo

  2. luzdeluma disse:

    Gabriel, acho que se a mãe possue boa saúde e o bebê não correndo riscos, o parto pode acontecer em qualquer lugar. Vê como algumas crianças chegam ao mundo de surpresa? Algumas não chegam a maternidade, nascendo até mesmo dentro de carro. Sou a favor do parto em casa, contanto que uma equipe treinada esteja a postos no caso de algo sair errado. O lar dá mais segurança à mãe, à família e isto passa para o bebê, com certeza!! Beijus

  3. Patrícia disse:

    nunca tinha pensado nisso mas faz todo o sentido!!! já fica a dica pra quando decidir ser mamã! Obrigada!!

  4. Gabriel Dread disse:

    @Rosana: viva os adeptos da gestação, parto, e vida naturais…

    @Luma: É isso aí… falando em equipe treinada e profissonalismo, a equipe Hanami se encaixa perfeitamente nesta descrição.

    @Patrícia: Fico feliz se te inspirei. Recomendo a todas as mulheres e todas as famílias o parto domiciliar assistido por profissionais.

  5. sou agente comunitaria de saude ! e estamos a formar um grupo de gestantes aqui na unidade de saúde, em que trabalho tem como vocês nos orientar em relação aos temas que poderiamos estar abordando com nossas gestantes? desde já agradeço bjs Rebeca Michiles Marques da Fonsêca. email- [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Categorias

Arquivo do Blog