O que é e o que fazer para apoiar
Hora do Planeta (Earth Hour)
Em defesa das escola itinerantes do MST-PR
Movimento por um Código Ambiental Legal em SC
Shutdown Day

Hora do Planeta

WWF Hora do Planeta 2009 – Cadastre-se na Hora do Planeta!

Você reparou neste banner aí? Faz algum tempo que aderi ao movimento “Hora do Planeta” (Earth Hour em inglês), promovido pela WWF – World Wide Fund for Nature.
A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.
Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março (amanhã!), das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.
O impacto do banner que disponibilizei aqui no Irradiando Luz foi o seguinte (segundo dados de 24 de Março):
Hora do Planeta 2009 foi visto 3.838 vezes. 34 pessoas clicaram nele. Obrigado. 4 pessoas já aderiram à campanha!
Não aderiu ainda? Está esperando o que?

Veja o vídeo da campanha repleto de celebridades.

 Em defesa das escola itinerantes do MST-PR
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crucius, e parte direitista do Ministério Público do estado estão golpeando as Escolas Itinerantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul, decretando o banimento dessas instituições educativas. O ato de proscrever essa inspiradora iniciativa educativa do MST é parte do processo de criminalização e de expulsão do MST do estado, conforme vem sendo denunciado pelas entidades democráticas de dezenas de países.
Para proteger os latifúndios e as corporações, em especial as de celulose, Yeda e seus aliados querem cortar o que julgam ser o “mal pela raiz”: a educação das crianças, dos jovens e dos adultos que estão acampadas há anos, pois nada é feito em prol da reforma agrária. A governadora quer silenciá-los.
Alguns apoiadores da campanha em prol das escolas itinerantes do MST:
Carlos Walter Porto-Gonçalves – UFF
Eduardo Galeano – Escritor (Uruguai)
Emir Sader – UERJ, Secretário Executivo do CLACSO
Gaudêncio Frigotto – UERJ
Ivana Jinkings – Editora Boitempo
Marcelo Badaró – UFF
Roberto Leher – UFRJ
Virgínia Fontes – UFF e Fiocruz
Adesões:  http://www.Petition Online.com/ 05032009/
Manifesto dirigido para:
Yeda Crusius: [email protected]; Ministério Público: [email protected]; Assembléia Legislativa – Presidente Ivar Pavan (PT): [email protected]
c/c: MST RS: [email protected]

Movimento por um Código Ambiental Legal em SC
Você é favorável a uma legislação que ajude a prevenir desastres sócio-ambientais em Santa Catarina?  Que ajude a prevenir secas e enchentes? Que auxilie a zelar pelo patrimônio particular e público? Que estimule um desenvolvimento econômico ainda maior? Que permita que Santa Catarina continue sendo bela? Se assim for, então você é a favor de um código ambiental legal e vai querer visitar este site.
Diante da catástrofe socioambiental acontecida em Santa Catarina e do grande número de manifestações contrárias ao Projeto de Lei 0238/2008 nas audiências públicas por parte de técnicos, pesquisadores e ambientalistas, fazemos um apelo público através deste abaixo-assinado, para que se promova uma discussão mais aprofundada sobre o conteúdo e as conseqüências da referida lei, que poderão agravar ainda mais a vulnerabilidade da ocupação humana e o equilíbrio ambiental.
O primeiro resultado positivo deste abaixo-assinado, iniciado no dia 29 de novembro, foi obtido no dia 3 de dezembro, no momento em que os presidentes das comissões de Constituição e Justiça, Finanças, Agricultura, Turismo e Meio-Ambiente da Assembléia Legislativa decidiram pela ampliação do prazo para emendas e votação do Projeto de Lei que cria o Código Ambiental para o Estado de Santa Catarina.  A ampliação do prazo possibilitará a apresentação de emendas até 27 de fevereiro, sendo que a votação da matéria nas comissões acontecerá em 31 de março de 2009.
A partir de agora o abaixo-assinado pleiteia o aprofundamento da discussão, para a construção de um documento que atenda os parâmetros legais estipulados pela Constituição Federal de 1988: manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Shutdown Day: Você sobrevive 24h com seu computador desligado?
Shutdown Day é um experimento global online, cujo propósito é fazer as pessoas refletirem sobre como suas vidas mudaram com o aumento do uso do computador. Será que não estamos perdendo algumas coisas boas por causa disso?
A idéia do projeto é simples: simplesmente desligue seu computador por um dia inteiro! Sim, 24 horas sem ser nerd, será que você aguenta? Aproveite e envolva-se em outras atividades, como curtir a natureza, fazer esportes, se divertir com seus amigos e sua família… simplesmente lembrar-se que (ainda) existe um mundo fora da tela do computador.
Acesse o site e participe. A data para viver fora da Matrix é 02 de Maio de 2009!

Chegamos assim ao famoso “fim da internet” (The End of the Internet):
Parabéns! Esta é a última página!
Você precisa agora desligar seu computador.
Vá ler um livro, pelo amor de Jah!

Abração
Gabriel Dread
Ps: para uma definição de Cyberativismo, consulte Luz de Luma, Yes Party!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *