Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Ciberativismo

O que é e o que fazer para apoiar
Hora do Planeta (Earth Hour)
Em defesa das escola itinerantes do MST-PR
Movimento por um Código Ambiental Legal em SC
Shutdown Day

Hora do Planeta

WWF Hora do Planeta 2009 – Cadastre-se na Hora do Planeta!

Você reparou neste banner aí? Faz algum tempo que aderi ao movimento “Hora do Planeta” (Earth Hour em inglês), promovido pela WWF – World Wide Fund for Nature.
A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.
Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março (amanhã!), das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.
O impacto do banner que disponibilizei aqui no Irradiando Luz foi o seguinte (segundo dados de 24 de Março):
Hora do Planeta 2009 foi visto 3.838 vezes. 34 pessoas clicaram nele. Obrigado. 4 pessoas já aderiram à campanha!
Não aderiu ainda? Está esperando o que?

Veja o vídeo da campanha repleto de celebridades.

 Em defesa das escola itinerantes do MST-PR
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crucius, e parte direitista do Ministério Público do estado estão golpeando as Escolas Itinerantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul, decretando o banimento dessas instituições educativas. O ato de proscrever essa inspiradora iniciativa educativa do MST é parte do processo de criminalização e de expulsão do MST do estado, conforme vem sendo denunciado pelas entidades democráticas de dezenas de países.
Para proteger os latifúndios e as corporações, em especial as de celulose, Yeda e seus aliados querem cortar o que julgam ser o “mal pela raiz”: a educação das crianças, dos jovens e dos adultos que estão acampadas há anos, pois nada é feito em prol da reforma agrária. A governadora quer silenciá-los.
Alguns apoiadores da campanha em prol das escolas itinerantes do MST:
Carlos Walter Porto-Gonçalves – UFF
Eduardo Galeano – Escritor (Uruguai)
Emir Sader – UERJ, Secretário Executivo do CLACSO
Gaudêncio Frigotto – UERJ
Ivana Jinkings – Editora Boitempo
Marcelo Badaró – UFF
Roberto Leher – UFRJ
Virgínia Fontes – UFF e Fiocruz
Adesões:  http://www.Petition Online.com/ 05032009/
Manifesto dirigido para:
Yeda Crusius: [email protected]; Ministério Público: [email protected]; Assembléia Legislativa – Presidente Ivar Pavan (PT): [email protected]
c/c: MST RS: [email protected]

Movimento por um Código Ambiental Legal em SC
Você é favorável a uma legislação que ajude a prevenir desastres sócio-ambientais em Santa Catarina?  Que ajude a prevenir secas e enchentes? Que auxilie a zelar pelo patrimônio particular e público? Que estimule um desenvolvimento econômico ainda maior? Que permita que Santa Catarina continue sendo bela? Se assim for, então você é a favor de um código ambiental legal e vai querer visitar este site.
Diante da catástrofe socioambiental acontecida em Santa Catarina e do grande número de manifestações contrárias ao Projeto de Lei 0238/2008 nas audiências públicas por parte de técnicos, pesquisadores e ambientalistas, fazemos um apelo público através deste abaixo-assinado, para que se promova uma discussão mais aprofundada sobre o conteúdo e as conseqüências da referida lei, que poderão agravar ainda mais a vulnerabilidade da ocupação humana e o equilíbrio ambiental.
O primeiro resultado positivo deste abaixo-assinado, iniciado no dia 29 de novembro, foi obtido no dia 3 de dezembro, no momento em que os presidentes das comissões de Constituição e Justiça, Finanças, Agricultura, Turismo e Meio-Ambiente da Assembléia Legislativa decidiram pela ampliação do prazo para emendas e votação do Projeto de Lei que cria o Código Ambiental para o Estado de Santa Catarina.  A ampliação do prazo possibilitará a apresentação de emendas até 27 de fevereiro, sendo que a votação da matéria nas comissões acontecerá em 31 de março de 2009.
A partir de agora o abaixo-assinado pleiteia o aprofundamento da discussão, para a construção de um documento que atenda os parâmetros legais estipulados pela Constituição Federal de 1988: manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Shutdown Day: Você sobrevive 24h com seu computador desligado?
Shutdown Day é um experimento global online, cujo propósito é fazer as pessoas refletirem sobre como suas vidas mudaram com o aumento do uso do computador. Será que não estamos perdendo algumas coisas boas por causa disso?
A idéia do projeto é simples: simplesmente desligue seu computador por um dia inteiro! Sim, 24 horas sem ser nerd, será que você aguenta? Aproveite e envolva-se em outras atividades, como curtir a natureza, fazer esportes, se divertir com seus amigos e sua família… simplesmente lembrar-se que (ainda) existe um mundo fora da tela do computador.
Acesse o site e participe. A data para viver fora da Matrix é 02 de Maio de 2009!

Chegamos assim ao famoso “fim da internet” (The End of the Internet):
Parabéns! Esta é a última página!
Você precisa agora desligar seu computador.
Vá ler um livro, pelo amor de Jah!

Abração
Gabriel Dread
Ps: para uma definição de Cyberativismo, consulte Luz de Luma, Yes Party!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro
Caos Guia 001 Copa do Mundo da Sobrevivencia
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira