Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

A resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais

Don't PanicCalma, calma! Não priêmos cânico! A resposta é 42

Não entendeu? Então provavelmente você não leu o Guia do Mochileiro das Galáxias (Hitchhiker’s Guide to the Galaxy) de Douglas Adams. Cuidado, esta postagem contém spoilers. Boa jornada, e não esqueça de levar sua toalha!

Esta história começa em uma galáxia muito, muito distante. Uma raça de seres pan-dimensionais super-inteligentes criou o computador Deep Thought, do tamanho de uma pequena cidade, para que este calculasse a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais (no original, the ultimate answer to Life, the Universe, and Everything). Depois de 7,5 milhões de anos, Deep Thought finalmente conseguiu processar a resposta: o número 42. Isso deixou os receptores da Resposta Fundamental totalmente pasmos! O super-computador explica que ele checou tudo cuidadosamente, e esta é a resposta correta, sem sombra de dúvida. O problema é que eles nunca souberam qual era a pergunta.

Deep Thought não sabe qual é a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais, mas se oferece para desenvolver um computador ainda mais poderoso para calculá-la. Este computador é o planeta Terra. Levaria 10 milhões de anos para que a Terra calculasse a pergunta. Enquanto isso, estes seres pan-dimensionais assumiram uma forma tridimensional para permanecer na Terra e ter certeza de que tudo daria certo. A forma assumida por eles na Terra foi a de ratos.

Terra.jpg
Infelizmente, apenas cinco minutos antes dos cálculos estarem completos, o planeta Terra foi destruído pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via intergaláctica (desculpa esfarrapada!). Mais tarde, a verdade é revelada: os Vogons foram contratados para destruir a Terra por um consórcio de psiquiatras que temiam perder seu prestígio e sua carreira se o significado da vida se tornasse conhecido.

Na ausência de uma resposta, os ratos decidem inventar uma: “Quantas estradas um homem precisa percorrer?” (“How many roads must a man walk down?” da música de Bob Dylan “Blowin’ in the Wind”).

O Guia do Mochileiro das Galáxias apresenta uma teoria que afirma que, se alguém descobrir exatamente o que é o universo e seu propósito, ele instantaneamente desapareceria e seria substituído por alguma coisa ainda mais bizarra e inexplicável.

Existe ainda uma outra teoria que afirma que isso já aconteceu.

Os únicos sobreviventes da destruição da Terra foram Arthur Dent, salvo pelo alienígena Ford Prefect, e Trisha McMillan (Trillian), que abandonara o planeta seis meses antes por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia. Os quatro personagens são os protagonistas da série, ao lado de Marvin, o robô maníaco-depressivo, cujo desprezo pela vida só não se compara à sua depressão crônica e ao tamanho de sua inteligência.


Marvin foi escolhido como mascote do blog número 1 da blogsofera brasileira, o UsuárioCompulsivo.

A série Guia do Mochileiro das Galáxias é composta por uma “trilogia de cinco livros”, diversas séries de rádio, um filme longa metragem e até um jogo de estratégia (que pode ser jogado online no site da BBC).

Douglas Adams, ateu convicto e fã inveterado de Richard Dawkins, faleceu em 2001, enquanto escrevia o sexto livro da série, que seria chamado de “O Salmão da Dúvida”.



Curiosidade: colocando na calculadora do Google em Português “a resposta para a vida o universo e tudo mais” você receberá o número 42 como resposta.

Fotos: Broche Don’t Panic, por Jim Linwood; Planeta Terra vista pela Apolo 17, cortesia da Nasa; Marvin, por demoversion; Lápide de Douglas Adams, por tpholland.

GOSTOU? ACOMPANHE O IRRADIANDO LUZ DE PERTO

Assine nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu email.

Com apenas um clique você irradia luz à sua caixa de entrada!

6 Responses to “A resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais”


    Erro › WordPress

    O site está passando por dificuldades técnicas.