e o respeito entre adultos e crianças.
os atuais conceitos de aprendizagem e educação no mundo.
Com Margarita Valencia*
É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada nas suas verdadeiras necessidades em cada uma das etapas do seu desenvolvimento se tornará um adulto em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-autor de um planeta com as mesmas características.
Estes são os parâmetros que norteiam a Educação Livre, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia nas etapas do desenvolvimento do ser humano de Jean Piaget e no conceito de autopoiese de Humberto Maturana, entre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.
A proposta para os encontros visa intercalar conceitos e práticas, individuais e em grupo, com base nas experiências da vida cotidiana somadas a vivencias da Escola Pestalozzi, no Equador, hoje referencia mundial.
Público-Alvo: Adultos que tenham relações com crianças e adolescentes (de qualquer idade, desde recém nascidos!), como pais e professores.CURSO:
Data – 28 e 29 de agosto de 2010
Horário:
Sábado 9h – 18h
Domingo 9h – 12h
LOCAL: Casa Sorriso do Palhaço
Servidão Paulo Vieira, 193, Campeche, Florianópolis – Santa Catarina (Mapa no Google Maps)
INVESTIMENTO: R$150,00
Contato: [email protected] – (48) 9615 1454
Descontos especiais para estudantes, professores e profissionais do terceiro setor.
Consultas familiares diretamente com Margarita Valencia.
Vagas Limitadas!
*Facilitadora: Margarita Valencia
Formada em Pedagogia (Ciências da Educação) pela Universidade Católica de Equador. Tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, no Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo. Margarita chegou ao Brasil em Julho 2009 para incrementar ambientes na escola Inkiri. Esta escola está hoje estruturada na ecovila Piracanga, na Bahia e recebe crianças de diversas idades e nacionalidades.
Entre em contato com Margarita Valencia: [email protected]
Numa sociedade que avança rapidamente, as exigências de trabalho para suprir as necessidades de sobrevivência e pessoais marcam profundas brechas que interferem na comunicação e nas relações humanas, especialmente nas relações entre adultos e crianças ou adolescentes.
Neste contexto se faz urgente criarmos espaços de diálogo aonde possamos manifestar nossas preocupações e aprofundar temas relacionados com a educação, o cuidar e tudo que implica o constante crescimento de nossos filhos em termos emocionais, intelectuais e sociais.
Para auxiliarmos nesta tarefa, existem algumas experiências que nos falam da possibilidade de não interferir no desenvolvimento das crianças, preparando ambientes aonde possam interagir livremente e praticar a tomada de decisões, assim respeitando cada etapa do processo do seu crescimento e favorecendo efetivamente seu crescimento integral.
Esta proposta nos convida também a uma reflexão mais ampla em relação ao nosso entorno: Será que a crise ecológica, social e econômica que enfrentamos a nível mundial, não tem relação com o que as pessoas desde pequenas aprendem em casa ou na escola? A resposta é afirmativa.
É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.
Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação livre, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturana, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.
A série de Encontros sobre Educação Livre como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, destinada a Pais e Professores da Nova Era, apresenta e oferece uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola, referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.
TEMAS CENTRAIS
– Funcionamento e desenvolvimento cerebral
– Fases de desenvolvimento
– Ambientes Preparados:
–Liberdade e Limites
–Presencia do adulto: regras e limites
–Ambientes que favorecem processos de desenvolvimento
–O choro e o riso como formas adequadas de processar experiências
–Linguagem e verbalização: como nos comunicamos com as crianças
–A importância do brincar
–A televisão e a tecnologia
–A tomada de decisões e o desenvolvimento da inteligência
–O brincar como forma de aprendizagem
–O brincar representativo
–A hora de comer
–O momento do banho
–O momento de dormir
–O momento de se vestir
PERGUNTAS FREQUENTES:
— Por limites e regras é ir contra a liberdade das crianças?
— Como posso por limites e ainda expressar amor? A partir de que idade isto é relevante?
Qual é a função dos adultos na convivência e no cuidado das crianças?
–Como podemos conviver entre adultos e crianças de diferentes idades, em harmonia, liberdade e respeito?
— Se os sistemas educativos a nível mundial estão sempre em crise, porque então temos que mandar os nossos filhos para a escola?
— Como posso ajudar meus filhos para que se respeitem entre irmãos?
— Porque quando falo com meus filhos eles não me escutam?
— Porque é tão difícil por ordem nos dormitórios dos meus filhos?
Formato do Curso:
O curso está dividido em três etapas:
a) Uma palestra introdutória, que apresenta uma visão geral dos conceitos relacionados com a educação livre e processos autônomos de aprendizagem para criar relações saudáveis e harmônicas entre adultos e crianças/adolescentes.
b) Uma serie de workshops para aprofundar os tópicos listados acima, além de outros que possam surgir do próprio grupo. O formato é participativo e flexível, visando se adequar as principais perguntas, inquietudes e contextos trazidos pelos próprios participantes.
c) Um componente vivencial que será realizado no próprio local de convívio entre adultos e crianças/adolescentes (ex. na escola ou no lar familiar). A proposta é que os participantes do curso tenham a oportunidade de experimentar com os conceitos e práticas apresentadas durante os workshops e possam voltar para compartilhar, não só os resultados vivenciados, como também novas dúvidas ou desafios que possam surgir no processo de integração deste novo olhar nas suas relações.
A proposta pedagógica visa por tanto intercalar apresentação de conceitos e praticas, com momentos de reflexão, individual e em grupo, de partilha, e de retro-alimentação destes com experiências praticas na vida cotidiana.
A Educação Livre re-aparece como alternativa para a tão desgastada Educação Pública. Essa não considera a LIBERDADE como DIREITO HUMANO, porém se "manifesta" como sendo de NATUREZA EMANCIPATÓRIA e necessária a DIGNIDADE HUMANA.
Partindo do pressuposto de que os HOMENS não se deixam enganar por muitos durante muito TEMPO, vemos que a BUSCA pela EXISTÊNCIA humana se faz prioritária nesta SOCIEDADE EXCLUDENTE.
Iris Cristina Barbosa Cherubini