Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Democracia representativa: um conto de fadas. Você acredita na farsa?

Votar ou não votar? Eis a questão?!? Ou não…

Voto Nulo pergunta para Indecisos e Des-iludidos: Vocês ainda acreditam na farsa da democracia representativa?

Respeitável publico, o Grande Circo da Mídia apresenta o numero dos palhaços, estrelando Dilma do PT, Serra do PSDB e Marina do PV. Atiçando os leões, Plínio de Arruda surge como figura solitária e opositora a rugidos quase idênticos.

Paira no ar uma visão apocalíptica das Eleições 2010. A mídia induz o povo a acreditar que o governo do PT tem um viés ditatorial populista que se assemelha à Venezuela de Hugo Chavez. Reacionários e neoliberais explicitamente direitistas declaram seu voto na Marina Silva do Partido Verde. O José Serra do diz que é candidato esquerda. É possível acompanhar esta fanfarra e encontrar alguma coerência?

Onde esta o debate sobre os projetos políticos e ideológicos dos candidatos e seus respectivos partidos? Soterrado sob escombros de acusações e difamações. Debater politica não é só falar mal dos políticos, ao contrario do que a mídia propaga.

A troca de acusações entre Serra e Dilma oculta uma agenda política praticamente igual dos dois partidos, e de quase todos os outros. Não existem diferenças substanciais na pratica político-partidária. Luís Inácio Lula da Silva e o PT continuaram o projeto neoliberal do governo de Fernando Henrique Cardoso do PSDB com “maestria”.Os únicos partidos com propostas de ruptura não tem a menor chance de ser eleitos. Quem tem poder não vai abrir mão dele…

No meu entendimento, o problema da politica brasileira e mundial é estrutural e institucional. Focar na critica a uma figura, ou mesmo um partido desvia a atenção das pessoas do que realmente importa para uma fraude enganatória que beira o ridículo. O partido não é o TODO. O problema não é o partido, uma parte, mas a totalidade do sistema no qual esta inserido. Esse sistema babilônico que nos engana com suas ilusões, seu véu, maya. Propagar informações relacionadas a este lamaçal das oligarquias politicas brasileiras, tomando partido, é reforçar o poder e adensar a cortina de fumaça.

Meu resumo da campanha eleitoral para presidência do Brasil é o seguinte: os principais candidatos fazendo propostas genéricas, indiferenciáveis, com um teor altamente desenvolvimentista neoliberal. Plínio de Arruda foi o único que falou sobre alguma coisa mais substancial: a dominação social e econômica do povo pela elite.

Mas nem mesmo o candidato do PSOL (50) tocou no cerne das questões políticas urgentes: educação desinstitucionalizada, valorização e construção de cultura, para que o povo brasileiro finalmente atinja um nível de auto-organização com autonomia, permitindo enfim o fim da farsa da democracia representativa.

O reino da politica não é o reino dos tecno-burocratas políticos. As instancias decisórias são ocultas, não explicitas. A ilusão da escolha do voto é análoga à ilusão da escolha do consumo. Qualquer partido que ganhe fará alianças e concessões a quem manda de fato. A eleição serve apenas para escolher o fantoche do mercado. As verdadeiras decisões politicas já foram tomadas por quem realmente tem poder: as transnacionais aliadas às velhas oligarquias dominantes.

Caminhão de lixo eleitoral.

Esta farsa chamada democracia representativa cria a classe tecno-burocrata dos políticos, que além de representarem apenas a si mesmos, suas oligarquias e seus patrocinadores, drenam uma quantidade considerável de recursos públicos. Neste contexto, votar nulo é pouco.

Chega da farsa eleitoreira! Lute pelo que vale a pena lutar: aja, não fique de #mimimi.

Chega de desgastes em debater o simulacro. A realidade esta aí, o poder esta em todos nós. Revolução interna se reflete em ação. Empodere-se, exerça seu poder de forma a transformar a realidade de forma positiva.

Todos nós temos poder e podemos nos organizar para exercê-lo. Fora das instancias oficiais. A verdade está lá fora! Somos todos UM. Temos o poder transcendental coletivo a nossa disposição…

Basta nos mobilizarmos. Tuiter e blog são algumas das armas que dispomos para conscientização e formação de massa critica. Vamos canalizar nossos esforços… Em prol do que realmente vale a pena: a vida!

Nos organizarmos coletivamente para esvaziar sentido e significado da falsa democracia. Não devemos deixar o medo do que não queremos superar a vontade de transformar a realidade no que queremos.

Chega de elite dirigente! Chegou a hora de auto-governo local e interdependência regional, nacional, internacional e planetária.

O impossível torna-se possível se você quiser! A revolução é agora! Ela não será televisionada! Será que poderá ser tuitada ou blogada?

Imagens: Urna eletrônica, por José Cruz; Caminhão de lixo eleitoral, por Gabriel Dread.

6 respostas para “Democracia representativa: um conto de fadas. Você acredita na farsa?”

  1. magiCsUNSet disse:

    Olá a todos. Adorei o post.
    De facto não é só no Brasil que as eleiçoes são uma farsa, que a política é uma farsa. Por tudo o mundo tudo isso é farinha do mesmo saco. Aqui em Portugal se passa o mesmo, estamos nos afundando cada vez mais e as pessoas não se informam sobre que soluções existem. Continuam votando. De nada isso adiante agora porque tal como você disse e muito bem o problema não está na Política em si. Ela é só um dos grandes males do nosso sistema. O sistema monetário. Um sistema que cria desigualdade, que cria elitismo, que cria atraso na evolução prepositadamente para ganhar lucro, para sustentar a fomeganância dos espíritos pobres que só pensam em poder em vez de pensar em Amor. Já chega deste sistema, não vale a pena colocar remendos aqui e ali, não vale a pena votar num partido diferente.
    Como disse Mahatma Gandhi: "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."
    E é mesmo como é dito neste post, a gente tem poder para mudar o que quisermos, está na hora de evoluírmos como humanidade e de vivermos de forma auto-sustentável e com igualdade. Há muitos soluções há muitos caminhos é preciso é dar um BASTA!!!
    Veja isto: http://www.thezeitgeistmovement.com/
    http://movimentozeitgeist.com.br/
    http://www.zeitgeistportugal.org/
    Abraços de Portugal, e um bem haja a todos.
    Namastê

  2. Quarto Sinistro disse:

    Ótimo, já está lá no Jerimum =D

  3. Anônimo disse:

    Com certeza a farsa das eleições se provou mais uma vez , neste 3 de outubro de 2010 , quem ganhou ? nestas eleições ? , somente quem tem a mídia nas mãos se beneficiou , e quem tem a midia ? os mesmos de sempre os representantes das oligarquias , e dos grupos de interesses economicos , financeiros ,e burocratas de plantão , , que é essa tal democracia , ? por que o tempo de propaganda é diferenciado ? , por que os debates são para somente alguns , (os mais expostos na midia) participarem ?
    enfim vejam os resultados eleitores e tirem suas próprias conclusões

  4. Rogério disse:

    Olá Gabriel.

    Nem tinha lido esse post quando postei algo parecido lá no anacronismocronico.blogspot.com
    A democracia representativa é uma farsa! Uma redução absurda do conceito e uma "pegadinha" sem graça com os eleitores.

  5. Itamar Gomes disse:

    nesse mundo onde o homem que se diz superior, passa por cima de qualquer coisa para se satisfazer onde o poder fala mais alto, o mundo da desigualde social, quando somos da mesma origem….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

12 Anos Irradiando Luz
Osho e centenas de seguidores
Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro
Caos Guia 001 Copa do Mundo da Sobrevivencia
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira