Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Jesus encontra Buda no alto da montanha

por Pedro Filardo.

“Tudo é vaidade e correr atrás do vento*”
“Não há nada de novo sob o sol”

Essas duas frases são repetidas ao longo de todo o livro do Eclesiastes, a parte da bíblia que mais se aproxima do pensamento oriental (no sentido de afirmar a impermanência e a necessidade do desapego).

Seria como o encontro de Buda e Jesus durante suas caminhadas, o momento em que ambos afirmam a compaixão e o amor como únicos constitutivos de qualquer civilização que tenha como objetivo ordenar a vida dos homens.

No alto da montanha os dois veriam a humanidade aprisionada por suas paixões possessivas, cada um seguindo o seu caminho depois disso. Pois cada pessoa tem que atravessar sozinha a sua própria ponte estreita sobre o desfiladeiro do vale das sombras, e saber que o mais importante é não ser tomado pelo medo.

sampa, junho/2014

*[nota] algumas traduções trocam “Tudo é vaidade e correr atrás do vento*” por “Tudo é vaidade e aflição do espírito”

Pedro Filardo mora em Sampa, sob o céu que nos protege e sobre o chão que nos sustenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Categorias

Arquivo do Blog