Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Oficina de Dragon Dreaming no Fórum Social Mundial 2018, em Salvador

Dragon Dreaming Forum Social Mundial 2018

 

Dragon Dreaming – Uma Oficina sobre Projetos coletivos e Superação de Bloqueios! A comunidade Dragon Dreaming de Serra Grande, Uruçuca, Sul da Bahia, vai estar presente no Fórum Social Mundial 2018, de 13 a 17 de Março em Salvador. Vamos realizar uma oficina sobre projetos colaborativos e superação de bloqueios.

O Chamado
Quer participar da construção de um mundo que funcione para todos? Então você precisa participar do Dragon Dreaming.

A depleção dos recursos disponíveis no mundo vem definindo limites à continuidade da forma pela qual organizamos nossas vidas e tomamos decisões. Diante disso, temos duas opções. Podemos esperar até que as consequências dessas aletrações nós atinjam, cada vez mais diretamente, e tentar lidar da melhor forma possível com os períodos de crise, provavelmente cada vez mais longos. Ou podemos agir agora, contruir nossa resiliência e capacidade de adaptação, nos preparando com antecedência e reduzindo os possíveis efeitos negativos dessas aleterações.

Paul Hawken, em “Blessed Unrest”, fala de um maciço movimento internacional da sociedade civil, um cruzamento de ecologia, direitos civis e movimentos de democracia participativa que abrangem todo o globo. Essa articulação, imprevista e sem liderança, é a ativação do sistema imunológico planetário buscando construir um futuro que seja bom para todos os seres vivos e para a Terra em si. E é desse movimento que o Dragon Dreaming faz parte.

A Experiência
Dragon Dreaming é um método para criar e desenvolver projetos colaborativos, potencializando a inteligência coletiva, as relações humanas de ganha ganha para o individuo, a comunidade e a Terra. O crescimento pessoal de cada indivíduo, a educação da comunidade e a responsabilidade ativa para com a nossa Terra são os valores centrais do Dragon Dreaming.

Nosso encontro será uma oportunidade para refletir sobre projetos coletivos, possibilidades de superar bloqueios e se conectar com pessoas. Traremos uma experiência sob a visão do Dragon Dreaming para rever os projetos, criar estratégias, transformar desafios e gerar encontros significativos.

Dragon Dreaming surgiu a partir do trabalho e da prática da Fundação Gaia da Austrália Ocidental, onde foi usado para ajudar grupos de todos os tipos a descobrir ferramentas para a criação de projetos, determinando onde poderiam ocorrer bloqueios e como superá-los. Ao longo da buscar por maior efetividade de ações dos movimentos sociais e ambientalistas, foi sendo testado e aprimorado no fluxo do ativismo socioambiental. Não é apenas uma metodologia, mas um sistema integrado embasado em uma ética que promove o crescimento pessoal, a formação de comunidades de apoio mútuo e o serviço à Terra.

Muitas das ferramentas usadas são inspiradas e compatíveis com o ferramental tradicional (declarações de objetivo, escopo, gráficos de Gantt, PERT-CPM, orçamentos etc.), mas o grande diferencial está no “como” o projeto é concebido e concretizado e na forma pela qual se dá a comunicação e interação entre os participantes. Por exemplo, pode-se ter um projeto de sucesso e excelentes resultados sem a figura do gerente de projetos e sem estruturas hierárquicas. Abre-se espaço para o diálogo e para empoderar pessoas, aumentando o empenho e o engajamento, contribuindo de forma significativa para o sucesso do projeto.

A proposta contemplará os seguintes momentos:

– O que é dragon dreaming

– A roda dos bloqueios

– A roda da confiança

– Revisão de projetos

– Experiência coletiva

 

Serviço
O que: Dragon Dreaming – Uma Oficina sobre Projetos coletivos e Superação de Bloqueios

Quem: Claudia Resende, Erika Campos, Gabriel Siqueira e Kamala Aymara

Local: Faculdade de Farmácia – Sala 5 – Campus Ondina, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fórum Social Mundial 2018, Salvador, Bahia.

Quando: 13 de março, das 8h30 às 12h45

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/157458251570636/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Artigos Recentes

Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro
Caos Guia 001 Copa do Mundo da Sobrevivencia
Arte e Guerrilha
Festival Burning Man
Dia de Doar logo
Black Friday
Alberto Guerreiro Ramos capa A Nova Ciência das Organizações tomando chimarrão
Feriado e férias do trabalho são essenciais
Curso online Como morar numa Ecovila!
Aldeia Ecovila Coletivo de Famílias
Quero Morar numa Ecovila!
Gestao de Conflitos em Ecovilas
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Ocupação Beatriz Nascimento do MTST Sergipe
Coxinhas e mortadelas se amando
MST Movimento Sem Terra
MST e a Reforma Agraria
Família Irradiando Luz
Êxodo! Webnário
Congresso Nacional e o Legislativo
Como votam os anarquistas
Curso Exodo Sao Paulo
Categorias

Arquivo do Blog

TEDx Genebra com Gabriel Siqueira

Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva

Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o vídeo: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos! TEDxGenebra | Gabriel 'Dread' Siqueira