Editorial: Irradiando Luz à nossa posição política

por | 31/10/18 | Editorial, Revolução, Serviços, Sustentabilidade | 0 Comentários

Irradiando Luz foi criado há 11 anos com o objetivo de trazer luz à Era das Trevas da obesidade de informação.

Irradiar Luz é assumir uma postura crítica, revolucionária, consciente e radiante diante da vida e da sociedade. Essa é a missão expressa em nosso site desde 2007.

Alinhamento político anarquista ecossocialista

Nossa posição política é clara: compartilhamos de estratégias e ações anarquistas, zonas autônomas temporárias (TAZ), assentamentos sustentáveis, permacultura, ecossocialismo e o Bem Viver.

Trabalhamos junto de comunidades intencionais sustentáveis, ecovilas, comunidades alternativas e nômades.

Apoiamos comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, campesinos, assentamentos da reforma agrária, movimentos urbanos por moradia e identitários.

Se hay governo, soy contra

A postura aqui sempre foi de oposição crítica ao governo. Resistimos a Belo Monte, infelizmente perdemos. Estamos resistindo com sucesso ao Complexo Porto Sul há 11 anos, projeto que os governos estadual e federal petistas tentam impor ao sul da Bahia desde 2007.

Lutamos em defesa dos povos tradicionais e dos direitos humanos de todos e todas, de forma irrestrita. Trabalhamos pela resiliência planetária.

Resistência ao governo Bolsonaro

Em função da nossa posição política em defesa dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental, nossas críticas ao governo vão se intensificar a partir de agora.

Independente da sua posição partidária, encorajamos que se adote uma postura crítica em relação ao governo. Defender um partido sem criticá-lo é adotar uma postura fundamentalista e não-construtiva da sociedade. Seja crítico ao seu governo, não se torne governista que não admite nenhum erro, protege seu ídolo e tolera até corrupção das mais absurdas.

Não perca sua humanidade, nem a capacidade de criticar todos os lados.

Princípios da nossa crítica

Estamos fundamentados em três princípios:

  1. Cuidado com a pessoa humana, à liberdade e autonomia individuais.
  2. Apoio à comunidade e rede do nosso entorno, contribuir com o desenvolvimento saudável do nosso território.
  3. Defesa da sustentabilidade planetária, dos direitos humanos, solidariedade a todos os povos, e à vida de todos os seres, inclusive nossos descendentes. Amor ao planeta Terra.

Faremos oposição critica a tudo que ameace esses princípios. Aceitamos o resultado das urnas, mas não vamos aceitar retrocessos. Nenhum direito a menos!

Oposição critica não é “ou vão pra fora ou vão pra cadeia”. É ir pra rua, é trabalhar em defesa dos direitos e realizar projetos de transformação social e ambiental.

Sobrevivência do ativismo ameaçada

O movimento alternativo sempre dependeu do financiamento de pessoas inseridas no sistema de mercado mas alinhadas com suas causas, que investem parte de seu dinheiro para subsidiar suas causas, coletivos e organizações.

Os próximos anos serão difíceis. Ativistas, jornalistas e professores estão entre os principais alvos do novo governo eleito.

Mais do que nunca, precisamos demonstrar materialmente nossa solidariedade aos movimentos sociais e ambientais que estão em sintonia com o que acreditamos.

Apoie o Irradiando Luz

Nosso portal de boas notícias é mantido há 11 anos com trabalho voluntário e pouquíssimo apoio. Além de produzir muito conteúdo gratuito, oferecemos consultorias, formações de lideranças e mentoria para quilombolas, coletivos, ecovilas, negócios sociais, startups, movimentos sociais e grupos informais.

Temos uma plataforma de financiamento recorrente. Você pode contribuir com nossa existência com apenas R$1 por mês pelo link: http://Padrim.com.br/IrradiaLuz

Quem puder compartilhar em suas redes já contribui muito para esse movimento!

Agradecemos muito a você que chegou até aqui junto com a gente.

Seguimos juntos Irradiando luz, trabalhando pelo autodesenvolvimento e o bem viver, o cuidado com nossa comunidade e a resiliência planetária.

Abraços,
Gabriel Siqueira
Criador do irradiandoluz.com.br

Família Irradiando Luz

Família Irradiando Luz. Gabriel, Renata, Nara Rosa e Ravi Siqueira. Foto: Marina Piedade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *