COP24 e o que esperar do governo Bolsonaro? | CAOS: Guia de Sobrevivência para o Séc. XXI – Episódio #2

por | 21/12/18 | Caos, Ciência, Editorial, Podcast, Revolução, Sustentabilidade | 1 Comentário

Olá sobreviventes! Aqui é Gabriel Siqueira do irradiandoluz.com.br e esse é o CAOS: Guia de Sobrevivência para o Século XXI. Soluções locais para as mudanças globais.

Esse é o Episódio Caos Guia #2 – COP24 e o que esperar do governo Bolsonaro? O que esperar do clima em 2019? Temperaturas médias batendo recordes históricos, talvez um El Niño, e o Brasil passando vergonha internacional. Saiba mais sobre o Acordo de Paris, os resultados da COP 24 na Polônia e o que esperar do governo Bolsonaro, incluindo a condenação do seu Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Caos Guia podcast

Construindo comunidade

Assine o feed para receber as atualizações: pcast://irradiandoluz.com.br/tema/podcast/caos/feed

Apoie nosso trabalho: Padrim.com.br/IrradiaLuz

Twitter do Guia de Sobrevivência para o Século XXI: soluções locais para o caos climático: @CaosGuia

Vídeos – Canal do YouTube Irradiando Luz

Escute também o Teologia de Boteco #90 e o Viracasacas #91 com a minha participação.

Fagulha do Caos

“A verdade é que estamos em situação difícil de sobrevivência . Acredito que as projeções do IPCC estejam, inclusive aquém da realidade. Embora as reuniões e cúpulas sobre a temática quase sempre terminam em nada é bem preocupante para um país como o Brasil se negar a sediar um desses eventos. Porém não esperava algo diferente do atual governo golpista e do próximo.

Pode parecer até meio negativo, mas a aceitação que a situação é difícil se torna necessário. A negação da situação como se tem alastrado por pessoas que dizem estarem debatendo a questão do clima, querendo ignorar todos os estudos já feitos, é cruel e nojenta.

Como sempre gosto de dizer: pachamama sobreviverá, talvez sem nós. Nós sobreviviremos? Como?
Espécies são extintas, isso já ocorreu muitas vezes.
Temos que passar uma mensagem de que nossa sobrevivência está em risco.
Talvez assim passemos a entender que essa sobrevivência só será possível com o entendimento que nós não escaparemos sós. A vida depende de mais vida, de mais diversidade.”

@DSavio1968

Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um conjunto de metas estabelecidas individualmente pelos próprios países participantes. Cada nação signatária anuncia o que está disposta a fazer para diminuir as emissões de gases poluentes. O objetivo é que as metas, somadas, reduzam a velocidade do aquecimento do planeta. Em 2020, as propostas devem sair do papel, de acordo com os compromissos firmados pelas partes.

O compromisso brasileiro no Acordo de Paris é de uma redução de 43% de suas emissões totais de GEE até 2030, em relação aos valores de 2005. zerarmos o desmatamento ilegal, implementar no setor agropecuário Tecnologias de Baixo Carbono, e realizar a recomposição florestal de pelo menos 12 milhões de hectares. Mas o desmatamento no Brasil aumentou 14% entre 2017 e 2018, em parte devido à falta de fiscalização que serve de incentivo velado.

“Em Marabá, que está na entrada da Amazônia, a diferença é gritante, por causa do microclima tbm. Antes era bem mais nublado/chuvoso o ano todo, hoje em dia é só quente mesmo xD
A triste realidade de estar no centro da devastação da floresta amazônica :(”

@ApenanPod


COP24

“A convenção do clima nasceu no Brasil (na Rio 92). Fomos o único país em desenvolvimento a estabelecer uma meta de redução de emissões de gases estufa. Agora, somos uma interrogação.”

Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima

“O Brasil é maior do que Bolsonaro e o Governo dele. A gente sempre teve um papel de destaque nessas negociações internacionais e são poucos os pontos diplomáticos onde o Brasil tem destaque. Isso porque, claro, temos a Amazônia, mas temos também uma matriz energética mais limpa que outros países. Além disso, já sediamos outras duas conferências, a Eco 92 e a Rio +20. Fazer a Conferência no Brasil seria uma demonstração do compromisso do país com o meio ambiente e ajudaria na hora das negociações internacionais. Além disso, uma parte grande da nossa economia é baseada na agricultura, que depende basicamente de equilíbrio climático. Países com essas características têm apelo maior nas negociações nessas conferências. Em Copenhague [cidade que sediou a conferência em 2009], o Brasil foi o primeiro país a apresentar metas concretas de redução de gases [de efeito estufa]. Enfim, temos um corpo diplomático excelente nessas negociações climáticas.”

Marcio Astrini, coordenador do Greenpeace

O que esperar do governo Bolsonaro?

“Abrimos mão de sediar a Conferência Climática Mundial da ONU pois custaria mais de R$500 milhões ao Brasil e seria realizada em breve, o que poderia constranger o futuro governo a adotar posições que requerem um tempo maior de análise e estudo.”

Jair Bolsonaro, via Twitter.


“O Ministério do Meio Ambiente não deve servir de meio de locupletamento de ONGs, atender a interesses internacionais inconfessáveis, virar repasto de militantes ambientalistas, submeter-se ao pensamento torto do promotor de justiça da esquina, virar a estufa do aquecimento dos debates acadêmicos sobre o tema do clima,  ou servir de palco para a vaidade midiática de terceiros.

Nesse embate de interesses pouco afetos ao interesse do Brasil, perdeu-se o essencial: afirmar a soberania nacional no controle ambiental do território brasileiro.”

Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado que participou da equipe de transição de Bolsonaro.

“Dentre todos os nomes cotados para o cargo, Ricardo Salles foi certamente o que contou com o maior número de apoios, como o da Sociedade Rural Brasileira (SRB), a União da Agroindústria Canavieira (Unica), FIESP, construção civil e comércio. Curiosamente, setores da economia que mais se queixam da atuação firme dos órgãos ambientais nos processos de licenciamento e fiscalização. Não me lembro de outro ministro do Meio Ambiente que tenha contado com um lobby tão poderoso para alcançar o cargo.”

André Trigueiro

“A ideia é criar uma sinergia como nunca houve entre os ministérios no que diz respeito às questões ambientais, reduzindo os conflitos”.

Evaristo Miranda, que coordena o grupo técnico sobre Meio Ambiente no governo de transição de Bolsonaro.

Miranda diz que o diagnóstico feito pelo grupo mostra um grande desperdício de recursos no Ministério do Meio Ambiente.  Uma boa parte do dinheiro é dirigido para as atividades meio, como viagens e repasses para as ONGs (organizações não-governamentais), em vez de atividades fim. O grupo buscou detalhar os conflitos entre os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, na tentativa de eliminar os enfrentamentos entre as duas áreas.

Guia de Sobrevivência

“Eleger Bolsonaro foi a pior ação para o Brasil e para o planeta. Mas está feito. A pergunta agora é: o que faremos para resistir ao que está por vir e proteger a floresta e com ela a nossa vida? A eleição de 2018 revelou algo duro, mas importante: os candidatos estavam aquém da população. Primeiro, Lula e o PT mostraram-se incapazes de articular uma candidatura de centro-esquerda que pudesse vencer o projeto autoritário. Depois, Ciro Gomes e Marina Silva provaram-se incapazes de subir no palanque do segundo turno para defender a democracia.

Mas as pessoas se moveram. Apesar da brutalidade de, mesmo assim, ter sido eleito um defensor da ditadura e da tortura, esta foi uma das campanhas mais bonitas da história recente. Poucas cenas são tão memoráveis quanto a de pessoas anônimas, sozinhas, que na tentativa de virar o voto para o projeto democrático, levantaram um cartaz no centro das cidades dizendo: “vamos conversar?”.

É dessa força que precisamos agora para, unidos com indígenas, quilombolas e ribeirinhos, lutarmos pela Amazônia e pela vida de todos. Mesmo que os eleitores de Bolsonaro não sejam capazes de perceber, resistir ao projeto destruidor da floresta já anunciado pelo presidente de extrema direita é também lutar pela vida deles e de seus filhos.”

Eliana Brum

ComparTrilhar

Documentário O Amanhã é Hoje, o drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas. Produção: Engajamundo e Greenpeace. Assista: https://www.oamanhaehoje.com.br/

Livro Nossa vida como Gaia, de Joanna Macy e Molly Brown (esgotado, infelizmente)

Música: Babilônia Vai Queimar, de Angatu

Caos Guia 002 COP24 e Bolsonaro

CAOS: Guia de Sobrevivência para o Século XXI: soluções locais para o caos climático

Assine o feed para receber as atualizações: pcast://irradiandoluz.com.br/tema/podcast/caos/feed

CAOS: Guia de Sobrevivência para o Século XXI: soluções locais para o caos climático (Caos Guia) é um podcast que Gabriel ‘Dread’ Siqueira criou para apresentar respostas reais para o maior desafio que a humanidade já enfrentou em sua história: a sobrevivência.

A proposta do Caos Guia é provocar um sentimento de indignação que esteja à altura da catástrofe que estamos vivendo, além de dar visibilidade a iniciativas que já estão resolvendo essa crise e precisam de apoio.

O objetivo é mostrar ações diretas emancipatórias e resilientes, e assim inspirar mais ação direta, emancipação e resiliência.

Estalo Podcasts Guilherme Affonso

Podcast sobre mudanças climáticas, pra evitar o nosso suicídio coletivo. Produção: Guilherme Affonso, Estalo Podcasts

A Estalo é uma produtora de podcasts focada em storytelling: isso significa que o ponto de partida de todas as nossas produções e parcerias é contar uma excelente história. 

Atualmente, a nossa história favorita é imaginar todas as possibilidades que podem ser exploradas em áudio!

Faça você mesmo checagem de fatos

COP 24 e o Acordo de Paris

Redução de emissões de gases-estufa: uma tarefa urgente: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/13/opinion/1544717783_345025.html

Brasil chega tímido à Convenção do Clima da ONU, dizem especialistas: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-chega-timido-convencao-do-clima-da-onu-dizem-especialistas-23273500

Nossas expectativas para a COP24: http://www.observatoriodoclima.eco.br/nossas-expectativas-para-cop24/

Conferência do Clima começa com senso de urgência e tensões políticas: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/12/conferencia-do-clima-comeca-com-senso-de-urgencia-e-tensoes-politicas.shtml

‘Saída do Acordo de Paris seria uma desmoralização para o Brasil’: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/231026/saida-do-acordo-de-paris-seria-uma-desmoralizacao-.htm

Stop biodiversity loss or we could face our own extinction, warns UN: https://www.theguardian.com/environment/2018/nov/03/stop-biodiversity-loss-or-we-could-face-our-own-extinction-warns-un

COP24: o que está em jogo e o que você precisa saber: https://news.un.org/pt/events/cop24

‘We are last generation that can stop climate change’ – UN summit: https://www.theguardian.com/environment/2018/dec/03/we-are-last-generation-that-can-stop-climate-change-un-summit

Setor produtivo apoia posicionamento brasileiro na COP 24: http://www.mma.gov.br/informma/item/15337-setor-produtivo-apoia-posicionamento-brasileiro-na-cop-24.html

Deadlock continues as COP24 climate talks enter extra time: http://www.sify.com/finance/deadlock-continues-as-cop24-climate-talks-enter-extra-time-news-editors-picks-smptuobebdaga.html

COP24: U.N. climate talks deadlocked over carbon credit issue: https://www.thehindu.com/sci-tech/energy-and-environment/cop24-un-climate-talks-deadlocked-over-carbon-credit-issue/article25754791.ece

New Era of Global Climate Action To Begin Under Paris Climate Change Agreement: https://unfccc.int/news/new-era-of-global-climate-action-to-begin-under-paris-climate-change-agreement-0

Katowice: COP24 Climate change deal to bring pact to life: https://www.bbc.com/news/science-environment-46582025

COP 24 elabora regras para Acordo de Paris sob críticas de falta de ambição e impasse sobre recursos: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/12/16/cop-24-elabora-regras-para-acordo-de-paris-sob-criticas-de-falta-de-ambicao-e-impasse-sobre-recursos.ghtml

Regulamentação do mercado de carbono será decidida somente na COP 25: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-12/regulamentacao-do-mercado-de-carbono-sera-decidida-somente-na-cop-25

ONGs ironizam Bolsonaro na cúpula do clima e Brasil ganha ‘Fóssil do Dia’: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,ongs-ironizam-bolsonaro-na-cupula-do-clima-e-brasil-ganha-fossil-do-dia,70002634877

Governo Bolsonaro e Meio Ambiente

Bolsonaro foi um dos deputados presentes na sessão da câmara que aprovou por unanimidade a adesão voluntária do Brasil ao Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, em 12 de Julho de 2016: http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoPle.asp?codReuniao=44630

Agromitômetro: verdades e mentiras sobre a “indústria da multa ambiental”: http://www.observatoriodoclima.eco.br/agromitometro-verdades-e-mentiras-sobre-industria-da-multa-ambiental-2/

Demarcar terras indígenas é proteger o Brasil: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigo-demarcar-terras-indigenas-proteger-brasil-23283269

Bolsonaro quer entregar a Amazônia.Transformar as terras protegidas da floresta em mercadoria é a principal missão do presidente eleito: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/07/politica/1541597534_734796.html

“Meio ambiente será questão de Estado, e não de governo”, diz Evaristo de Miranda, da Embrapa: https://revistagloborural.globo.com/Colunas/bruno-blecher/noticia/2018/11/meio-ambiente-sera-questao-de-estado-e-nao-de-governo-diz-evaristo-de-miranda-da-embrapa.html

Evaristo de Miranda recusa Ambiente para ser presidente da Embrapa: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/225672-evaristo-de-miranda-recusa-ambiente-para-ser-presidente-da-embrapa-diz-a-folha.html

Secretário de Alckmin é investigado sob suspeita de esconder documentos: https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/02/1859847-secretario-de-alckmin-e-investigado-sob-suspeita-de-esconder-documentos.shtml

Cotado para Meio Ambiente, Ricardo Salles tem denúncia por improbidade: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Politica/noticia/2018/12/cotado-para-meio-ambiente-ricardo-salles-e-denunciado-por-improbidade.html

Ex-secretário de Alckmin será ministro do Meio Ambiente: https://www.dw.com/pt-br/ex-secret%C3%A1rio-de-alckmin-ser%C3%A1-ministro-do-meio-ambiente/a-46658555

Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente da equipe de transição de Bolsonaro trabalha ao lado da Ministra da Agricultura em local escondido, para evitar a mídia e os ativistas ambientais: https://www.theeagleview.com.br/2018/12/missao-cumprida.html

O novo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles chega amadurecido, com equipe e plano traçado para dirigir o Ministério do Meio Ambiente:

https://www.theeagleview.com.br/2018/12/o-novo-ministro-do-meio-ambiente.html

Indicado para Meio Ambiente foi denunciado pelo MP por improbidade administrativa: https://oglobo.globo.com/brasil/indicado-para-meio-ambiente-foi-denunciado-pelo-mp-por-improbidade-administrativa-23292920

‘Agora é a hora de agir. Vamos mostrar que você não aguenta mais essa cambada de maconheiro baba-ovo de bandido. Já deu o que tinha que dar. #tolerânciazero’: https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2018/12/09/agora-e-a-hora-de-agir-vamos-mostrar-que-voce-nao-aguenta-mais-essa-cambada-de-maconheiro-baba-ovo-de-bandido-ja-deu-o-que-tinha-que-dar-toleranciazero.ghtml

Futuro ministro do Meio Ambiente diz que não tem dados para avaliar o desmatamento: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Politica/noticia/2018/12/futuro-ministro-do-meio-ambiente-diz-que-nao-tem-dados-para-avaliar-o-desmatamento.html

Discussão sobre aquecimento global é secundária, diz futuro ministro do Meio Ambiente: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/12/discussao-sobre-aquecimento-global-e-secundaria-diz-futuro-ministro-do-meio-ambiente.shtml

Bolsonaro não escolheu Salles por motivos técnicos, mas por afinidade ideológica, diz André Trigueiro: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/232259/bolsonaro-nao-escolheu-salles-por-motivos-tecnicos.htm

Brasil retira candidatura para sediar a COP-25 em 2019: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/11/brasil-retira-candidatura-para-sediar-cop-25-em-2019.html

Astrini, do Greenpeace: “Bolsonaro promete um muro de vergonha para o meio ambiente”: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/29/politica/1543522859_242273.html

As consequências da decisão do Brasil de não sediar a Conferência do Clima: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/230097/brasil-nao-vai-mais-sediar-conferencia-do-clima.htm

Após desistência do Brasil, Chile sediará Conferência do Clima da ONU: https://ambiencia.blogfolha.uol.com.br/2018/12/14/apos-desistencia-do-brasil-chile-sediara-conferencia-do-clima-da-onu/

Pressão do agronegócio se junta a preconceito em novo antiambientalismo: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/12/pressao-do-agronegocio-se-junta-a-preconceito-em-novo-antiambientalismo.shtml

Futuro ministro, Ricardo Salles é condenado em ação de improbidade: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/12/19/futuro-ministro-ricardo-salles-e-condenado-em-acao-de-improbidade.htm

Deixe seu comentário!

1 Comentário

  1. Domingos Santos

    União, coesão, solidariedade e fraternidade. Juntos somos mais fortes. Separados cairemos. Foco na solução….todos JUNTOS!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *