Dia 15 de março de 2019 se tornou um dia histórico. Nessa sexta-feira, 2 MILHÕES de pessoas em 2.083 cidades em 128 países participaram da greve global dos estudantes contra as mudanças climáticas. Chamado Fridays for Future (Sexta-feira pelo Futuro), o movimento é liderado e inspirado por uma menina sueca de 16 anos, Greta Thunberg.
As principais reivindicações dos jovens estudantes de todo o mundo são:
– Cumprimento do Acordo de Paris
– O fim do uso de combustíveis fósseis
– Justiça Climática
– Consideração aos alertas do IPCC
– Planeta Vivo
– Senso de urgência por soluções
Alguns números impressionantes do Fridays For Future de 15 de Março de 2019:
- 150.000 em Montreal, Canadá
- 100.000 em Milão, e mais de 1.000.000 na Itália toda
- 50.000 em Madri, Espanha
- 40.000 em Paris, e mais de 168.000 na França
- 30.000 em Bruxelas, na Bélgica, capital da União Européia
- 27.000 em Sidney, e mais de 150.000 na Austrália
- 25.000 na Varsóvia, Polônia
- 20.000 em Berlim, e mais de 300.000 na Alemanha
- 15.000 em Luxemburgo, cerca de 3% da população total do país
Esses 2 milhões de crianças e adolescentes nos deram uma dura e importante lição. Nossa geração, e as que vieram antes, não fizeram o que estava ao alcance para impedir as mudanças climáticas.
Os estudantes, que fizeram nesse histórico 15 de Março a maior manifestação global pelo Meio Ambiente, estão certos na sua indignação. São eles que terão que lidar por toda sua vida com as consequências do nosso fracasso.
Mas a responsabilidade ainda é nossa, e ainda podemos fazer o que precisa ser feito. Não existe Planeta B. Mudar o sistema pode ser difícil, mas mudar de planeta é impossível.
O sucesso da manifestação dos jovens foi tão retumbante que o Secretário Geral da ONU convocou uma Conferência do Clima emergencial para dar uma resposta às demandas das novas gerações.
As crianças e adolescentes exigem a adoção do Acordo de Paris, o fim da extração e uso de combustíveis fósseis e ações enérgicas contra as mudanças climáticas, entre outras demandas
Não temos escolha. É essa a missão que nossas crianças nos deram. Você aceita o desafio?
#FridaysForFuture
#FridaysForFutureBR
#FridaysForFutureBrasil
#ClimateStrike
#Strike4Climate
Por que no Brasil a Greve Mundial pelo Clima não foi tão massiva quanto na europa? Assista esse vídeo, produzido pelo Engajamundo em parceria com a Coalizão Clima e Mobilidade Ativa, que explica bem didaticamente essa questão:https://youtu.be/cQS8BstgcrQ
Saiba mais sobre o movimento global: https://www.fridaysforfuture.org/
Gratidão, LUZ, paz resiliente, AMOR com alegrias Ascensinais em TUDO à tod@$ à RESGATR a SUSTENTABILIDADE Integral URBANISTICAMENTE empático-LOCAL-prevdentiv e curativo com AMOR….