“Deixemos o pessimismo para dias melhores. É preciso organizar a esperança!”
Frei Betto
Boas notícias do resultado das Eleições de 2018: o campo progressista avança. No congresso elegemos a primeira mulher indígena, temos agora o primeiro senador declaradamente gay, além de mandatos coletivos e muitos outros avanços, especialmente para os movimentos identitários.
Joênia Wapixana, da Rede Sustentabilidade (Roraima) é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil!
O único congressista indígena eleito antes dela havia sido Mário Juruna, em 1982. Além dela como deputada federal, a Rede elegeu 5 senadores.
Fabiano Contarato, da REDE, é o primeiro senador declaradamente gay e foi o mais votado no Espírito Santo. Ele é casado e pai de duas crianças.
Difamado por Fake News na eleição, deixou o pastor homofóbico Magno Malta (apoiador de Bolsonaro) fora do Senado.
Erica Malunguinho (PSOL) é a primeira mulher trans eleita deputada estadual em SP. Ela é negra e de religião de matriz africana.
Mandato Coletivo da Bancada Ativista (PSOL) foi eleito deputado estadual em SP!
Uma candidatura coletiva para Deputado Estadual que junta 9 ativistas de diversas causas e territórios em um único número na urna, primeiro mandato coletivo a ser eleito para esse cargo!
Mandato Coletivo eleito na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A chapa Juntas conquistou neste domingo, com 38 mil votos, o cargo de deputada estadual pelo PSOL. O primeiro mandato coletivo de Pernambuco é composto por 5 mulheres!
MARIELLE PRESENTE!
Daniela Monteiro, Renata Souza e Mônica Francisco, ex-assessoras de Marielle Franco, foram eleitas deputadas estaduais pelo RJ, todas pelo PSOL.
#MariellePresente
Pela primeira vez na história, uma deputada negra vai ocupar uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa (AL-BA).
Olívia Santana (PCdoB) será a primeira negra a ocupar o cargo no estado com o maior número de descendentes africanos do Brasil.
Também foi eleito o primeiro deputado estadual do PSOL na Bahia, Hilton Coelho.
O PSOL quase dobrou sua bancada no Congresso e superou a cláusula de barreira! O partido saiu de 6 deputados federais para 10! Resultado de um trabalho coerente e radical na defesa dos direitos.
Deputadas e deputados federais eleitos em SP: Sâmia Bomfim, Luiza Erundina e Ivan Valente. Rio de Janeiro: Marcelo Freixo, Taliria Petrone, Glauber Braga e Jean Wyllys. PA: Edmilson Rodrigues; RS: Fernanda Melchionna. MG: Áurea Carolina.
Tábata Amaral, de apenas 24 anos, foi a 6a deputada federal mais votada em São Paulo.
Ela é da Vila Missionária, se candidatou pelo PDT e conseguiu mais de 264.450 votos! Estudou em escola pública até o 8o ano. E depois foi pra Harvard. História incrível!
Áurea Carolina, mulher negra feminista, foi a primeira deputada federal eleita pelo PSOL em MG, chegando a mais de 161 mil votos!
Primeiro deputado distrital negro e abertamente gay, Fábio Félix do PSOL foi eleito para a Câmara Distrital de Brasília com 11 mil votos!
A RAPS – Rede de Lideranças Políticas pela Sustentabilidade, uma aliança supra-partidária em prol do Meio Ambiente, elegeu uma boa bancada! Eu sou Empreendedor Cívico da RAPS e tenho como responsabilidade me certificar que eles se mantenham fiéis aos princípios da rede. Confira a lista dos 36 Líderes RAPS com mandato a partir do ano que vem:
https://www.raps.org.br/candidatos-eleitos/
Excelente notícia para o Meio Ambiente e a agricultura familiar: 48% dos deputados ruralistas não se reelegeram e bancada começará 2019 com menor tamanho desde 200. A Bancada Ruralista perdeu 134 de seus 243 deputados. A febre ruralista no Congresso amenizou. Mas a ameaça segue com a ascensão do PSL, que garantirá a oposição ao ambientalismo e aos direitos indígenas.
O número de mulheres na Câmara dos Deputados subiu 51%, chegando a 77 representantes femininas ao todo. Ainda é pouco, mas é uma melhora!
O número de deputadas estaduais também subiu em 35% no Brasil todo. São 161 mulheres ocupando Assembleias Estaduais em todo o país.
Eu sou otimista, mas sei que vamos enfrentar 4 anos muito difíceis daqui pra frente. Precisamos manter viva a esperança que as coisas vão melhorar e já estão melhorando. Só precisamos que tudo melhore muito mais rápido!
Há esperança!
0 comentários