Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky

Esta é uma obra de verdade. Qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência
(Imagem: ExpediçãoMadeira).

Finalizado em 1981, o documentário Terceiro Milênio, de Jorge Bodansky registra a viagem do senador amazonense Evandro Carreira por seu estado em agosto de 1980. A região percorrida é do Alto Solimões, fronteiriça ao Brasil, Peru e Colômbia. Depoimentos de caboclos, de madeireiros, do sertanista Paulo Lucena, de índios brasileiros e peruanos são colhidos desde a cidade de Benjamin Constant até o vilarejo de Cavalo Cocho.

No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras às margens do Rio Solimões.

“A FUNAI hoje é um instrumento de poder para explorar o índio que se encontra abandonado e explorado” (Senador Evandro Carreira, 1980)

Destituído de qualquer método revolucionário narrativo no gênero, a câmera crua mas totalmente objetiva de Bodanzky, no melhor estilo cinema verdade, desenha ao sabor da retórica do senador os conflitos sociais amazonenses. Nenhum questionamento, opinião ou intervenções são manifestados pelo diretor, mas as muitas imagens de impactos que surgem dizem por si próprias, deixando ao espectador tirar suas próprias conclusões.

Um claro exemplo desse método narrativo transparente é constatado no instante em que a barca desfila diante de uma fábrica de compensados peruana. “É uma atividade de alta periculosidade, é antiamazônico e antiecológico”, indigna-se o senador, que profetiza a importância da floresta amazônica e suas riquezas para as sociedades futuras.

Em outra cena, o senador está proferindo mais um de seus discursos a bordo do barco que o leva na expedição, com a mata ao fundo, alinhado, vestindo uam camisa social. O cinegrafista lentamente vai afastando a câmera para revelar que o senador estava usando apenas uma sunga da cintura para baixo.

A performance do senador é um evento a parte. Desfilando de sunga em meio a caboclos às margens do Rio Solimões, profere discursos repletos de verborréia, representando o consagrado estilo político da conveniência. Em uma cena, incita os madereiros a formarem um sindicato em Brasília para fazer pressão, e fazendo referência ao movimento estudantil que lutava pelas Diretas em plena ditadura, propõe a eles o slogan “Madereiros unidos jamais serão vencidos”.

O documentário revela ao espectador problemas que, 30 anos depois, ainda são atuais. Problemas de caráter político-sociais e humanistas como os entraves territoriais entre o Brasil e seus vizinhos, os conflitos entre madereiros locais e as grandes empresas de fora, a deficiência da educação para os mais carentes, as irregularidades e abuso de poder da Fundação Nacional do Índio – FUNAI e, sobretudo, o descaso dos órgãos competentes com relação a condição do índio, os verdadeiros donos desse oceano verde.

“A Amazônia é isso: água, umidade, calor, selva, fotossíntese. O futuro do mundo está na água” (Senador Evandro Carreira, 1980).

Ficha Técnica
Título: Terceiro Milênio
Duração: 90 min.
Ano de lançamento: 1981
Gênero: Documentário
Direção: Jorge Bodanzky
Empresa Produtora: Stopfilm/ZDF
Produção Executiva: Marina Villara
Direção Fotografia: Jorge Bodanzky
Estúdio Montagem/Edição: Maria Inês Villares
Técnico de Som Direto: David Pennigton

Nota: 10

Infelizmente não encontrei disponível para assistir ou baixar o documentário online. Caso alguém tenha o video, peço que entre em contato. Eu tive a oportunidade de assistir o filme em um cineclube de Florianópolis.

De volta ao Terceiro Milênio
Depois de 30 anos, Jorge Bodanzky volta à região do alto Solimões e exibe o documentário aos Ticuna, personagens importante do filme de 1979. Assista o trailer da continuação: De volta ao Terceiro Milênio.

Assista De volta ao Terceiro Milênio na íntegra (Tempo total: 27 min): Parte 1Parte 2Parte 3

Esta postagem traz a tona outro lado do debate a respeito do jornalista que foi demitido da Editora Abril por criticar uma reportagem da revista Veja no seu twitter pessoal. O tema da reportagem que ele criticava era justamente a questão indígena e de demarcação territorial.

Fonte:TV Navegar
A TV Navegar – Web TV de temática socioambiental com foco na Amazônia – tem como característica dar voz à população local,capacitando-a a gerar seus próprios conteúdos, numa visão de dentro para fora.

OBJETIVOS
* Dar visibilidade à sabedoria e à cultura locais, através da formação de cidadãos ribeirinhos com domínio das tecnologias disponíveis no Projeto, para que possam produzir suas próprias mídias e outros produtos culturais;
* Elaborar e executar projetos de pesquisa com base na identidade amazônica nas áreas de educação, cultura, turismo e lazer;
* Fortalecer a cultura local com foco na difusão e registro dessas experiências via Internet e outras mídias.

A TV Navegar é uma criação do cineasta e documentarista Jorge Bodanzky.
[Via: Programadora Brasil]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

3 Respostas para “Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky”


  • António Rosa /

    Gabriel

    Vim apenas deixar meu beijo à sua menina, a Nara Rosa, que fez no dia 30, 2 aninhos!

    Parabéns a ela e aos pais.

    Abraço, meu amigo.


  • António Rosa /

    Caro Gabriel

    Tenho o maior gosto em partilhar consigo o selo 'Homens Fabulosos', por ser admirador do seu trabalho bloguístico.

    Pode recolher o selo clicando aqui.

    Abraço,

    António Rosa


  • Gabriel Dread /

    I-rmão!

    Não tenho palavras para exprimir a gratidão que sinto por ter um camarada como você!

    Você é sem dúvida um dos grandes nomes da blogosfera da língua portuguesa e uma pessoa muito atenciosa!

    Fico honrado e emocionado com o selo e aos parabéns!

    Abração do teu I-rmão
    Gabi Dread


Comentários estão encerrados.
Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.





Email:

Curso online

Curso Online Gestão de Ecovilas Gabriel

Participe do curso 100% online

Gestão de Ecovilas

Conheça desafios e habilidades para a viver em comunidades intencionais e cohousing

Recentes

Como fazer Transição morar em uma ecovila
Como voluntariar em ecovilas
Como encontrar uma ecovila
Por que morar numa ecovila
Let's include Conflicts in our plans! | Gabriel Siqueira | TEDxGeneva
Gabriel dread Siqueira Exodo Urbano Festival Path
Workshop Tecnologia e Cidadania
Aprendendo a Cooperar Ecovilas FICOO 2017
Pedra do Sabiá Bahia
Ecovila Digital Campus Party
Bob Marley sorrindo, feliz, e apontando para a câmera, quebrando a quarta parede.
Como administrar uma ecovila
Categorias

Arquivo do Blog