É Proibido Proibir, Caetano Veloso e Os Mutantes
A mãe da virgem diz que não
E o anúncio da televisão
Estava escrito no portão
E o maestro ergueu o dedo
E além da porta
Há o porteiro, sim…E eu digo não
E eu digo não ao não
Eu digo:
É! — proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir…Me dê um beijo, meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estantes, as estátuas
As vidraças, louças, livros, sim…E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo:
É! — proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir…Caí no areal na hora adversa que Deus concede aos seus
para o intervalo em que esteja a alma imersa em sonhos
que são Deus.
Que importa o areal, a morte, a desventura, se com Deus
me guardei
É o que me sonhei, que eterno dura
É esse que regressarei.Me dê um beijo meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estátuas, as estantes
As vidraças, louças, livros, sim…E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo: É!
Proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir…
Vocês não estão entendendo nada, ou Os Mutantes no pais da Tropicália
Em 1967, Rogério Duprat, o maestro da Tropicália, os apresentou a Gilberto Gil. Apesar de nenhum dos Mutantes ler cifras e partituras musicais nem conhecer a complexidade harmônica dos arranjos elaborados por Gil e Duprat, a banda mandou muito bem nos ensaios e acabou participando da gravação de “Domingo no Parque“, que ganhou o 2º lugar no terceiro Festival de Música Popular Brasileira (TV Record, outubro de 1967):
Domingo no Parque – Os Mutantes e Gilberto Gil – Out/67
No mesmo festival, Caetano Veloso apresentou “Alegria, Alegria” com a banda argentina Beat Boys, ficando em 4º (se quiser, veja o vídeo aqui, e repare o jovem Roberto Carlos nos bastidores antes do Caretano Velhoso entrar… pelo video deu pra ver que o Caetano era mais popular que o Gil, mas o juri discordou.
https://www.youtube.com/watch?v=H44xLqXNQ2Y
Alegria, Alegria – Caetano Veloso e Beat Boys – Out/67
A escolha de Caetano mostrou-se menos acertada do que a de Gil, e a partir daí, Os Mutantes caíram na graça do movimento Tropicalista, vencendo os argentinos, que sempre perdem para os brasileiros…
https://www.youtube.com/watch?v=-xkxIpeGVMc
Vocês não estão entendendo nada, o discurso de Caetano Veloso sob vaias
Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?
Vocês têm coragem de aplaudir, este ano, uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado!
São a mesma juventude que vão sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
Vocês não estão entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada.Hoje não tem Fernando Pessoa.
Eu hoje vim dizer aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, não com o medo que o senhor Chico de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê-la explodir foi Gilberto Gil e fui eu. Não foi ninguém, foi Gilberto Gil e fui eu!
Vocês estão por fora! Vocês não dão pra entender. Mas que juventude é essa? Que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém. Vocês são iguais sabem a quem? São iguais sabem a quem?
Tem som no microfone?
Vocês são iguais sabem a quem? Àqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada. E por falar nisso, viva Cacilda Becker!Viva Cacilda Becker! Eu tinha me comprometido a dar esse viva aqui, não tem nada a ver com vocês.
O problema é o seguinte: vocês estão querendo policiar a música brasileira. O Maranhão apresentou, este ano, uma música com arranjo de charleston. Sabem o que foi? Foi a Gabriela do ano passado, que ele não teve coragem de, no ano passado, apresentar por ser americana. Mas eu e Gil já abrimos o caminho.
O que é que vocês querem? Eu vim aqui para acabar com isso!Eu quero dizer ao júri: me desclassifique. Eu não tenho nada a ver com isso. Nada a ver com isso. Gilberto Gil. Gilberto Gil está comigo, para nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina no Brasil. Acabar com tudo isso de uma vez. Nós só entramos no festival pra isso. Não é Gil? Não fingimos. Não fingimos aqui que desconhecemos o que seja festival, não. Ninguém nunca me ouviu falar assim. Entendeu?
Eu só queria dizer isso, baby. Sabe como é? Nós, eu e ele, tivemos coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? Se vocês forem… se vocês, em política, forem como são em estética, estamos feitos! Me desclassifiquem junto com o Gil! junto com ele, tá entendendo?
E quanto a vocês… O júri é muito simpático, mas é incompetente.
Deus está solto!
(cantando) Me dê um beijo, meu amor, eles estão nos esperando, os automóveis ardem em chamas!
(declamando) Derrubar as prateleiras, as estantes, as estátuas, as vidraças, louças, livros, sim! E eu digo,
(gritando) sim! E eu digo, não ao não! E eu digo: (cantando) É Proibido proibir.
(Gritando histéricamente) Fora do tom, sem melodia. Como é júri? Não acertaram qualificar a melodia de Gilberto Gil? Ficaram por fora. Gil fundiu a cuca de vocês, hein? É assim que eu quero ver. Chega! …
No final de 1968, os Mutantes estiveram no “IV Festival da Música Popular Brasileira” da TV Record, defendendo “Dom Quixote” e “2001”, esta última parceria de Rita Lee com Tom Zé (Confira o video de 2001 aqui e perceba que a fase das vaias já tinha acabado.”Vocês têm coragem de aplaudir, neste ano festival, uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano festival passado!”).
2001 – Os Mutantes e Gilberto Gil (acordeon) – 1968
Em 1969, os Mutantes realizaram o seu último show com Caetano e Gil. Foi durante a temporada na carioca boate Sucata, no qual ocorreu o famoso incidente da bandeira nacional, que, supostamente, fora desrespeitada, no entender dos militares que governavam o Brasil naquela época.
Durante o espetáculo, foi pendurada no cenário do show uma bandeira, obra do artista plástico Hélio Oiticica, com a inscrição “Seja Marginal, Seja Herói”, com a imagem de um traficante famoso naquela época, o Cara-de-Cavalo, que havia sido assassinado violentamente pela polícia.
Os militares alegaram ainda que Caetano teria cantado o Hino Nacional inserindo versos ofensivos às Forças Armadas. Isto tudo serviria de pretexto político para que os militares suspendessem o show e prendessem Caetano e Gil, que acabaram sendo deportados. O episódio é considerado como o fim do movimento vanguardista.
Atualização do post!
Descobri o poema de Fernando Pessoa que Caetano recita na música Proibído Proibir, na versão gravada no estúdio.
É o poema ” MENSAGEM”, na “Terceira Parte-O ENCOBERTO”, Primeiro- OS SÍMBOLOS, Primeiro- D. SEBASTIÃO
Esperai! Cai no areal e na hora adversa
Que Deus concede aos seus
Para o intervalo em que esteja a alma imersa
Em sonhos que são Deus.Que importa o areal e a morte e a desventura
Se com Deus me guardei?
É O que eu me sonhei que eterno dura,
É Esse que regressarei.
Curtiu? Comentaí!
Artigos sobre Caetano Veloso e a MPB
Mano Caetano X Mano Lobão: uma treta de grandes músicas!
O cenário cultural brasileiro é fértil, não apenas em criatividade e inovação, mas também na propagação de picuinhas, rivalidades e debates debochados. Este artigo tenta rastrear os principais acontecimentos da briguinha de egos de Caetano Veloso contra Lobão (herdeiro de um desafeto antigo de Caetano, o finado Raul Seixas, que Deus o tenha). Conheça a história toda: Mano Caetano X Mano Lobão: uma treta de grandes músicas!
Nine Out of Ten: Caetano Veloso na vanguarda da música
Os militares pedem a Caetano Veloso que ele faça uma canção elogiando a rodovia Transamazônica – na época em construção. Caetano não aceitou a “proposta”, mas no seu exílio em Londres, gravou o LP com o nome de “Transa”. Uma das principais faixas do álbum é a fascinante Nine Out of Ten, que o próprio Caetano sempre considerou a sua melhor música cantada em inglês. Esta foi a primeira composição brasileira que mencionou a palavra REGGAE. Leia o artigo completo: Nine Out of Ten: Caetano Veloso na vanguarda da música
Arnaldo Dias Baptista: Loki
Loki – Arnaldo Baptista é um documentário cine-biográfico lançado em 2008 sobre a vida do gênio por trás da maior banda de rock do Brasil: Os Mutantes. Reverenciado no exterior, o compositor, cantor, multi-instrumentista, fundador e líder de uma das bandas mais criativas e geniais que o solo tupiniquim já nutriu, Arnaldo Baptista é um quase desconhecido em seu próprio país.. Leia a resenha completa: Arnaldo Dias Baptista: Loki
São Paulo por Caetano Veloso e Tom Zé
Duas músicas feitas em homenagem a São Paulo me emocionam profundamente. Resumem boa parte dos meus sentimentos em relação à megalópole mais amadadoentiafelizloucainfelizintensa deste planeta.
São São Paulo, do primeiro album de Tom Zé, e Sampa, de Caetano Veloso, musicada por “Gilberto Gil e eu”. Leia o artigo completo: São Paulo por Caetano Veloso e Tom Zé
Eles, por Caetano Veloso. São todos felizes durante o Natal.
Em volta da mesa, longe do quintal. A vida começa no ponto final. Eles têm certeza do bem e do mal, falam com franqueza do bem e do mal. Crêem na existência do bem e do mal, o porão da América, o bem e o mal. Só dizem o que dizem, o bem e o mal. Alegres ou tristes, são todos felizes durante o Natal. Leia o artigo completo: Eles, por Caetano Veloso. São todos felizes durante o Natal
Esse foi o post que eu nunca fiz, mas pelo menos ensinei alguém a fazê-lo.
Poderia acrescentar que a música “Proibido Proibir” contém uma série de manipulações eletrônicas inspiradas na música de vanguarda que Duprat, Medaglia e companhia queriam difundir via mercado de massas.
Em “Alegria Alegria”, o livro proibido de Caetano, há um trecho aonde ele fala que essa canção foi meio que encomendada.
“O que queremos, no fundo, é que as idéias voltem a se tornar perigosas”
“Esse foi o post que eu nunca fiz, mas pelo menos ensinei alguém a fazê-lo.”
rararara
Será q vc teria feito assim mesmo?
Abraços
Gabriel
Obs: Viu os videos? Muito bons! Pura geração de 68!!
Como assim encomendada??
É sério isso?
Foi encomendado mesmo??
Abração!
Detalhe: D. Sebastião é aquele Rei que os portugueses ainda estão esperando q volte…
“Agora é tarde, Inês é morta”
rsrsrsrs
Abraços
Opa,
Valeu pela visita no blog, volte sempre…
Gostei muito do seu texto que teve o foco na banda Mutantes. Vc misturou a história da banda com a história política nacional…
Muito bom!1
Salvé!
Mutantes!
Acho que estão aí…
Em bando!
Sempre…
Mariz
@Prolixo: volto sempre, pode deixar.. to sempre lendo os feeds…
@Mariz: Dizem que sou louco… AXÉ
Acabei de sair da cama e já estou lendo os seus artigos. Isso significa alguma coisa! Informação realmente útil. Thnkx!
Muito bom. E agora Caetano e Gil esbravejam pelos direitos autorais e autorização de biografias… quem te viu quem te vê. Em tempo, a título de curiosidade: Claudio Cesar Dias Batista também foi o criador da lendária revista Nova Eletrônica. Até hoje seus artigos sobre áudio são lendários.
Tenho 56 anos,comecei a ouvir Caetano aos 18. Gil,um pouco depois. Junto com Elomar Figueira Mello,são os melhores da nossa MPB.Elomar,que é muito,muito reservado,tem uma declaração de elogios e agradecimentos para Caetano.É sobre Beleza Pura."não me amarro em dinheiro não….",foi uma homenagem de Cae,para a musica, O Violeiro,de Elomar.