Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Blog Action Day: Minhas Atitudes

Como já repeti nas diversas postagens do dia, hoje é o Blog Action Day 2008: Pobreza.
É uma iniciativa muito legal, mas que corre um risco muito grande de não fazer diferença nenhuma. O UsuárioCompulsivo colocou isso muito claramente em sua postagem BAD08: Caridade virtual funciona mesmo?
O mundo virtual não afeta materialmente o mundo real. Por isso, pode-se questionar se um evento desses, mesmo com tanta magnitute e de alcance global, fará alguma diferença com relação ao problema que está abordando: a pobreza.
O Blog Action Day é uma tentativa de canalizar a Blogosfera para a discussão de temas relevantes e urgentes da nossa realidade, e de transformar o mundo em conseqüência disso.
Na minha opinião, isso ainda é muito primitivo e rudimentar, uma experimentação nova em um meio de comunicação que ainda está sendo descoberto.
Por isso, resolvi fazer uma postagem contando um pouco das minhas experiências pessoais, das minhas atitudes na vida real em relação à pobreza e à desigualdade social e econômica… vamos entrar no túnel do tempo…
Projeto CAS: voluntariado e assistencialismo
Entre os anos de 1997 e 1999, enquanto eu era um estudante do ensino médio em São Paulo, SP, participei do Projeto CAS, Criatividade Ação e Serviço, e tive a oportunidade de desenvolver uma série de trabalhos voluntários, como aulas de informática e internet para jovens moradores da favela de Heliópolis (a maior favela de São Paulo) e aulas de educação física para crianças de uma creche no Jd. Marajoara. Também fizemos visitas à Favela Monte Azul e a um assentamento do MST – Movimento dos Sem-Terra.
Foi uma experiência que me transformou profundamente, e moldou meu caráter, de forma que eu sempre tive certeza que estaria atuando, direta ou indiretamente, no setor social.

Arte-educação: teatro e música:

Depois que me mudei para Florianópolis, em 2006, consegui destravar alguns bloqueios e me abri para a arte. Entrei no Bando Árvore Sagrada , onde passei a atuar como ator, cantor, músico, capoeirista e dançarino. Em 2006, participei do curso de formação do Teatro do Oprimido, me tornando um multiplicador dessa metodologia criada por Augusto Boal.
Assim, iniciei minhas atividades como arte-educador. Organizei algumas oficinas de Teatro do Oprimido na comunidade Chico Mendes (uma das mais violentas favelas de Floripa), através do ponto de cultura Bacarrua – Barracão de Arte e Cultura de Rua. Também participei, juntamente com meus I-rmãos da Árvore Sagrada, de intervenções artísticas e arte-educação na COOPERARTE – Associação das Produtoras de Artesanato da Comunidade Nova Esperança , que fica ao lado da Comunidade Chico Mendes e que não perde para a vizinha em índice de pobreza e violência.

Empreendedorismo Social

No ano de 2004, quando eu ainda morava em São Paulo, comecei a trabalhar como estagiário na Ashoka Empreendedores Sociais, uma organização global do Setor Cidadão presente em mais de 60 países. A Ashoka tem como visão que “Todo Mundo pode mudar o Mundo”. Para isso, investe em empreendedores sociais, indivíduos com um perfil completamente empreendedor, mas que ao invés de utilizarem seus “dons” para enriquecer e lucrar, empregam todo o seu esforço e dedicação para mudarem o mundo. Trabalhei lá por 2 anos, e percebi que a visão da Ashoka é também a minha visão. Acredito firmemente no que meu xará Gabriel, o Pensador, disse:

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente”

Protagonismo Jovem
Nos últimos 6 meses de meu estágio na Ashoka, eu passei a trabalhar na área de Iniciativa de Jovens Inovadores. Após a minha saída, quando vim morar na Ilha da Magia, esta iniciativa se desdobrou no programa Geração MudaMundo. O GMM é o programa de fomento ao protagonismo jovem da Ashoka. Visa empoderar o jovem, colocando-o no papel de liderança de um empreendimento social, transformando assim a visão que a sociedade tem da juventude, ao mesmo tempo em que muda a visão que o jovem tem de si mesmo.
Em 2006, comecei a trabalhar na Socioambiental Consultores Associados. Minha missão: preparar o conteúdo pedagógico para a Gincana do Milênio. A GdM é um desafio virtual, através de jogos online, para promover a sustentabilidade para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais. Percebi que havia muita sinergia entre o Geração MudaMundo e a Gincana do Milênio, e consegui articular uma parceira entre os dois projetos. Assim, a Gincana agora promove a sustentabilidade ao incentivar os jovens a elaborarem, implementarem e liderarem projetos sociais ou ambientais, tudo através da internet, com o uso de ferramentas como orkut, blog, jogos em flash, etc. (Uma parte do material que eu elaborei pode ser encontrado aqui.)
A Gincana é um ótimo exemplo de mudança do mundo real partindo do mundo virtual.
Na primeira edição, promovida no final de 2006 em Santa Catarina, foram implementados 20 proejtos.
Na segunda edição, em Minas Gerais em 2007, foram implementados 35 projetos.
Na terceira edição, a mais recente, em Santa Catarina em 2008, estão sendo implementados 70 projetos.
No total, são 125 projetos! Todos são liderados por jovens alunos do ensino médio de escolas estaduais, organizados em grupos de 4 a 8 integrantes. São cerca de 750 jovens. Mas isso é só o começo…
Alguns exemplos de projetos criados por eles:
Reciclando a vida: Construção de horta escolar e composteira e produção de orgânico p/ merenda
Alimentando, Aprendendo e Crescendo: Pretendem incrementar projeto já existente, no qual são distribuídas anualmente cestas-básicas para famílias carentes, adicionando um livro e uma muda de árvore.
Aprendendo matemática com diversão: Jogos matemáticos e reforço para alunos da 5a série
Metamorfose na escola: diversas atividades, dentre elas palestras e concurso de grafite no muro da escola, servirão para conscientizar os alunos, funcionários e comunidade da importância de se preservar o ambiente da escola.
Meu primeiro emprego: Pesquisa e orientação profissional para preparação de alunos do final do ensino médio p/ primeiro emprego.
Todos contra a AIDS e as DSTs: Alunos farão ampla atividade com os alunos do 2º ano para divulgar informações de prevenção e tratamento de DSTs.

Isso sim é atitude! E aí, você já mudou o mundo hoje?

#bad08

3 respostas para “Blog Action Day: Minhas Atitudes”

  1. Rosana Oshiro disse:

    Gabriel,
    vim através do link no Compulsivo…
    Teu blog tá otimo!
    Concordo contigo que a Caridade Virtual é ponto de partida para mudanças no mundo real.
    A proposito, a internet é o hoje o maior e mais rápido meio de comunicação do mundo, e só cresce a cada dia. Quem se mobiliza aqui alcança muito mais pessoas, mundialmente falando, do que a TV, o radio e os jornais.
    Movimentos como esse do Blog Action Day, fazem “ao menos” as pessoas refletirem e isso já é um bom começo para mudar o mundo!
    um abço

  2. Rosana Oshiro disse:

    Só mais uma coisa, pode apagar depois:
    Seus posts são bons, mais alguns são muitos longos e desanima ler, sugiro que vc seja mais suscinto ao trasmitir suas OTIMAS idéias.
    Ah! isso vai facilitar para vc tambem na hora de “corrigir” o texto. Ex.: em relação à ‘pobresa’ e à desigualdade social.
    abço

  3. Gabriel Dread disse:

    Olá Rosana!

    Obrigado pelos elogios e sugestões. Serão levados em consideração.
    Erro de grafia corrigido.

    Um abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Categorias

Arquivo do Blog