Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

O Google quer me censurar!

Suspeito que o Grande Irmão Google me bloqueou em seu mecanismo de pesquisa. Veja só o gráfico abaixo:

(Fonte: meu painel no Google Analytics; Clique na imagem para ampliar.)

Até o dia 6 de Outubro, eu recebia aqui no Irradiando Luz uma média de 45 visitas diárias oriundas de pesquisas realizadas na ferramenta de busca do Google. Depois desta data, repentinamente a média caiu para cerca de 3 visitas por dia.
Co-incidência ou não, no dia 2 de Outubro, quatro dias antes da punição ocorrer, eu publiquei a postagem Como NÃO ganhar dinheiro com seu blogue… e ainda servir de outdoor gratuito do Google. Obviamente eu critico o serviço AdSense nesta postagem. Mas não inventei nada nem menti.
Pelo que pude ver no site do Google de suporte aos webmasters, eu não violei nenhuma das diretrizes impostas pela multinacional:

Diretrizes de qualidade – princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa. Não engane seus usuários nem apresente aos mecanismos de pesquisa um conteúdo diferente daquele que você exibe aos usuários, o que normalmente é chamado de “cloaking” (camuflagem do conteúdo real da página).
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”.
  • Não participe de esquemas em que os links são usados para aumentar a classificação de seu site ou que utilizem o PageRank. Evite, principalmente, links para autores de spam ou para “más vizinhanças” na web, já que esses tipos de link podem prejudicar a classificação do seu site.
  • Não use programas não-autorizados para enviar páginas, verificar classificações etc. Tais programas consomem recursos de computação e violam nossos Termos de Serviço. O Google não recomenda a utilização de produtos como WebPosition Gold™, que enviam consultas automáticas ou programadas ao Google.

Diretrizes de qualidade – diretrizes específicas

Se concluir que seu site não cumpre essas diretrizes, modifique-o para que ele cumpra as diretrizes e, em seguida, solicite a reconsideração de seu site.

Também possuo um sitemap nas Ferramentas do Google para Webmasters, onde eles me dizem que está tudo certo e o Google está indexando normalmente meu blogue. Mas não é bem assim. Se eu verifico as estatísticas referentes aos termos de pesquisa mais comuns, o resultado é este:

Impressões

As consultas 20 mais comuns em que o seu site foi exibido e a porcentagem das 20 consultas mais comuns representadas para cada pesquisa.

Termos de pesquisa mais comuns

function modalElementMethodForSorting(fieldName, columnId) {
var sortByField = document.getElementById(fieldName);
sortByField.form.method = “get”;
sortByField.value = columnId;
WMX_setModalContentFromForm(sortByField.form);
}
function changeFormMethodForSorting(fieldName, columnId) {
var sortByField = document.getElementById(fieldName);
sortByField.form.method = “get”;

sortByField.form.removeChild(sortByField.form[“security_token”]);

GRID_sort_by_column(fieldName, columnId);
}

Agora experimente clicar nas buscas acima, e veja se o Irradiando Luz aparece na posição que deveria aparecer. Pelo menos daqui de onde estou pesquisando, não está aparecendo. O que aparece é o BlogBlogs e o Technorati me indexando. Se não fosse por isso, o Irrandiando Luz não apareceria como resultado destas buscas…
Já solicitei a reconsideração de meu site em 17 de Outubro, mas até agora nada mudou. Eu esperei 15 dias para ver se o Google voltava a liberar as buscas pro Irradiando Luz, e nada. Por isso resolvi botar a boca no trombone.
Se não fosse pelos meus fiéis leitores, os irmãos blogueiros, os sites de idexação de blogues e os mecanismos de busca alternativos ao Google, como o Yahoo, este blogue estaria à moscas.

Google!! Isso é censura, ou é só impressão minha?
Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.
Liberdade de expressão!!

Positivas Vibrações

Gabriel Dread na cruzada contra a colocação inapropriada de conceitos!
Pelo empowerment dos blogueiros!
Correndo o risco de ser cruxificado pelo Google…
(Fonte: Como NÃO ganhar dinheiro com seu blogue… e ainda servir de outdoor gratuito do Google em 02 de Outubro de 2008; palavras proféticas! Mal sabia eu…)

8 respostas para “O Google quer me censurar!”

  1. Gabriel Dread disse:

    Pode crer Kazuya!
    Me ajuda aí a trazer umas pessoas pra cá sem passar pelo Google, rsrsrsr

    Abração

  2. Anasor Orisho disse:

    Nossa Gabriel que absurdo!!!
    Como pode uma coisa dessas???
    Se depender de mim, seu blog não ficará as moscas não viu?
    Seu blog é muito bom!
    um abço

  3. O problema é que o google não quer ter sua fama denegrida e por isso está fazendo essa injustiça com o irradiando luz, acho que isso não vai mudar até por que o blogspot.com pertence ao google fica mais fácil ainda para eles manipularem os resultados do irradiando luz no google.

    Uma sugestão que eu te dou Daniel é que vc comece a cadastrar seus posts em agregadores de conteúdo como dihitt, linkto, linkk, rec6, via6, digg, tecnoratti e mybloglog, do yahoo, só assim vc irá dificultar ainda mais o trabalho dos webmasters do Google em tentar bloquear os resultados de pesquisa em seu blog, acesse fórums de discução, principalmente os do google, como googlegroups, fórum do adsense, infórum da insite, e o wmonline que é muito bem rankeado no google, expresse sua indignação e opinião nestes fóruns, divulgue seus links nos sites que te falei e tenho certeza que algum resultado vc conseguirá, pelo menos o apoio de muitos vc conseguirá…abraços e boa sorte para você…

    PS: Não vou deixar o endereço do meu blog pois receio que meu blog seja punido pelo Google também, abraços….Ass: R. S. Porto

  4. Advogados Montes Claros disse:

    O Google é um mistério ainda, embora vários sites tentem otimizar as pesquisas que trazem os visitantes a blog e outros websites.

    Eu mesmo tinha um blog jurídico capenga com alguns links, estava com o pagerank em “4”, sem me dedicar muito.

    Com um novo site/blog melhor elaborado meu pagerank estava em “2”, entretanto cheguei a ter 600 visitas diárias.

    Atualmente as pesquisas do google não tem me rendido muitas visitas.

    Usuário Compulsivo, você sabe de outro site que tem palavras mais buscadas com mais detalhes?

    Grande abraço!

  5. Anônimo disse:

    Só pra te deixar feliz, hj fiz uma pesquisa (autor de TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES) e seu site foi o primeiro da lista. E então, tou navegando por aqui. Interessante.!!!
    []’s
    Emiliana

  6. pedjah disse:

    O problema disso tudo é a falta de concorrência. Tudo bem que existe o WordPress mas não pode concorrer com o Google.

    Uma ótima idéia seria a microsoft lançar um criador de blogs, com o domínio assim: [ex.:] irradiandoluz.bing.com ou pedjah.bing.com

    O bing é muito mais curto e fácil de falar aos que nao conhecem ainda… Seria uma aposta muito valiosa do Microsoft.

  7. Pedjah disse:

    Ah e outra coisa… Há uns dois meses eu critiquei o Google no meu blog e veja o que aconteceu:

    – Digite PEDJAH no google para vvocê ver… e meu blog não entra nem na primeira página… e antes era o primeiro da lista… e olha que esse nome apenas eu uso… todos os perfis são meus… Brincadeira né…

    TENSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Categorias

Arquivo do Blog