Finalmente volto ao mundo digital, vindo da Bahia… cheguei em Floripa sem a mínima vontade de encarar uma tela.
Me sinto um zumbi aqui…
Passar um mês na Bahia com a família foi uma experiência transformadora…
Quero transmitir a vibração positiva do lugar, mas me faltam palavras…
Ficamos em uma Ecovila no sul da Bahia.
Estamos apaixonados pelo local. Fica na beira da praia, onde o rio encontra o oceano atlântico. É banho de rio e mar transparente logo ali. Coqueiros, cajueiros e mata atlântica nos cercam. São 110 hectares ao todo, a maior parte está preservada e vai continuar assim…
A Ecovila existe há seis anos, foi criada por um casal de gringos galáticos (ela portuguesa, ele holandês) e está começando a se tornar uma comunidade de fato agora, nos últimos meses.
Algumas coisas já estão rolando, como um Centro de práticas espirituais, com restaurante vegetariano, uma “oca” com chão de madeira perfeita para práticas corporais ou reuniões, e a praia…
Tem uma escola livre que começou há três meses. Fomos observar e ficamos maravilhados. É exatamente o que estamos buscando pra Nara.
Tem muitas crianças na comunidade, e quando não estão na escola, elas ficam soltas, correndo e brincando, não tem perigo nenhum, nem de carro, nem de ladrão, estão tendo uma infância de verdade, correndo, gritando, nadando e vivendo plenamente…
E pessoas especiais, espaciais, malucas e totalmente na vibe boa estão rumando para lá… a maioria com bastante grana pra investir… mas tem alguns pé rapados também…
E o clima é maravilhoso, curtimos praia durante todo o “inverno”… agora voltamos pra Floripa e estamos passando mal com o frio.
Mas ainda há muito o que fazer por lá. Diversas oportunidades. Nossas cabeças estão explodindo e nosso coração pulsando forte com a abundância de possibilidades de trabalho no local, todas indefinidas e com riscos, claro.
.
Isso está no caminho que a Re e eu estamos nos propondo, principalmente desde a chegada da Nara. Viver coerentemente o que acreditamos. Sermos a mudança que queremos…
Não estamos pensando que lá é a “ecovila dos sonhos”, longe disso. Tem várias questões que nos “afligem”. Mas estamos encarando isso como mais uma etapa, mais um passo. O primeiro foi sair de Sampa, morar em Floripa… este é apenas mais um que pretendemos dar… melhorar a vida, ir desta para uma melhor. Evoluir…
Vendo a situação friamente, me brotam os seguintes fatos: eu não tenho grana pra montar “minha própria” ecovila, não tenho todo o conhecimento técnico que preciso e não tenho preparo físico e espiritual para estar no meio do mato virgem.
No futuro, com o conhecimento, o preparo espiritual e a abundância material, com certeza pretendemos continuar no caminho da vida sustentável, fazer a nossa própria ecovila… e ter a I-rmandade pra somar conosco. Eu e Eu. With a little help from my friends.
Enquanto isso, estão sendo materializadas no aqui agora algumas possibilidades maravilhosas…
Saudades! Amo vocês!
Saiba mais sobre Ecovilas, Comunidades Alternativas e Assentamentos Sustentáveis
Curso Online Gestão de Ecovilas
Quer criar uma ecovila? Sonha em empreender e fundar um cohousing urbano ou rural? Quer se voluntariar ou morar em uma comunidade alternativa? Esta é uma oportunidade de você se capacitar para conhecer e enfrentar desafios nesse caminho! Este curso é recomendado para pessoas interessadas em morar em ecovilas, comunidades intencionais, co-housing ou que desejam ou já encaram co-work e outros coletivos auto-gestionados. Também atende à demanda de empreendedores que querem inovar na sua forma de gestão. Continue lendo: Curso Online Gestão de Ecovilas
Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil
Ecovilas são assentamentos funcionalmente completos, onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de forma sustentável, apoiando o desenvolvimento humano saudável e que tem continuidade futura assegurada. Durante minha pesquisa de mestrado sobre gestão de ecovilas, mapeei 101 comunidades alternativas e assentamentos sustentáveis do Brasil. Algumas regiões exercem maior atração para criação de comunidades, atuando como espécie de polos que congregam diversas comunidades alternativas, intencionais, sustentáveis e ecovilas. As comunidades apresentadas na listagem estão agrupadas de acordo com essas regiões aglutinadoras.Veja o mapa completo: Mapeamento de Ecovilas, Comunidades Alternativas e Assentamentos Sustentáveis do Brasil
Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira
O que é uma ecovila? Como se administra uma ecovila? Qual a diferença entre uma ecovila e uma comunidade alternativa? Como acontece a gestão em uma comunidade intencional? Foram essas inquietações que me levaram a escolher a gestão de ecovilas como tema da minha dissertação de Mestrado em Administração pela UFSC, que concluí em julho de 2012. Para realizar minha pesquisa, fiz um mapeamento das ecovilas, comunidades intencionais sustentáveis e comunidades alternativas existentes no Brasil. Encontrei referência a pelo menos 100 comunidades ativas no país. Saiba mais: Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira – Como é a administração de uma ecovila?
Série de 4 vídeos: Como morar numa ecovila [Vida em Comunidade]
Série de vídeos curtos, com cerca de 5 minutos cada.
- Parte 1: Por que morar numa ecovila?
- Parte 2: Mapeamento de Ecovilas para conhecer
- Parte 3: Voluntariado em ecovilas
- Parte 4: Quero morar em uma ecovila!
TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!
Em 2012, fui co-fundador de uma ecovila no sul da Bahia, onde vivi com minha esposa e dois filhos por 5 anos. Descobri que conflitos são parte da existência humana e desvendei diversos caminhos para relações mais saudáveis. Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o TED Talk: TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!
Ecovila Aldeia Coletivo de Famílias – mini documentário de 2 anos de fundação
Este mini documentário foi realizado por Davi Boarato quando a comunidade aldeia tinha acabado de completar 2 anos de fundação. Foi lançado originalmente em março de 2014. Muita coisa mudou desde então, mas o registro mostra os desafios e os resultados da criação de uma comunidade intencional sustentável. Não é fácil criar uma ecovila, comunidade alternativa ou mesmo um cohousing. Mas é gratificante. Assista o vídeo: Comunidade Aldeia – 2 anos de fundação [mini documentário]
Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional
Imagine que você está andando no centro de sua cidade. De repente, você se depara com uma banca cheia de CDs, DVDs, livros, utensílios diversos, brinquedos de criança, aparelhos celulares e até um computador. Instigado pela curiosidade, você resolve se aproximar e descobre que tudo isso está de graça. É só chegar e pegar! Esta é a proposta da Banca de Graça, uma iniciativa subversiva e revolucionária que você vai conhecer agora. Leia o artigo completo: Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional
Consenso e a racionalidade substantiva, TCC de Gabriel ‘Dread’ Siqueira
Vivemos em uma democracia participativa (ou não), onde a vontade da maioria é entendida como antagônica à da minoria. Esta minoria fica assim excluída do processo decisório político. O conflito é punido e reprimido na democracia. O consenso é a superação da democracia excludente. O objetivo do consenso é convergir alternativas e possibilidades de atender a necessidades de diferentes grupos e setores sociais em soluções conciliatórias. O conflito é uma etapa necessária do processo de consenso. É neste contexto que elaborei meu Trabalho de Conclusão do Curso de Administração. Leia o artigo completo: Consenso e a racionalidade substantiva, trabalho de conclusão do curso de Gabriel ‘Dread’ Siqueira
Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel Dread Siqueira na Campus Party
Maior evento de tecnologia do país, a Campus Party aconteceu pela primeira vez em Salvador de 9 a 13 de agosto de 2017 na Arena Fonte Nova. Mais de 40 mil pessoas passaram por lá. Gabriel Siqueira falou sobre o que Ecovilas e Startups tem em comum, como criar e administrar grupos e times sem hierarquia, e quais os principais desafios para inovar a gestão de organizações. A inspiração são as ecovilas, comunidades alternativas, cohousing e coworks que mapeou em sua pesquisa de mestrado em administração pela UFSC. Assista o vídeo com a palestra completa: Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira na Campus Party Bahia 2017
IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade
O Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades (IPAH) é uma organização que apoia comunidades, coletivos, cohousing e ecovilas a serem mais efetivas em seu propósito. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o IPAH tem promovido cursos, mutirões e está criando a Aldeia Turi, uma ecovila na Baía de Camamu, no sul da Bahia.
Nesse vídeo com a equipe do IPAH, eles apresentam o instituto, seu histórico, Áreas de Atuação, Estatuto, Princípios, coletivos e projetos apoiados. Falam também sobre a Aldeia Turi como exemplo de Transição, Incubadora de Projetos e criação de uma Vida Comunitária. Abordam também moedas solidárias e comunitárias, tecnologias Open Source e seus próximos passos. Debatemos também a derrocada do Capitalismo, novas tecnologias, blockchain e a transição para uma sociedade sustentável. Assista a entrevista completa: IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade [Gabriel Dread Entrevista]
Ecovilas Brasil: Entrevista com Rafael Togashi
A equipe do documentário Ecovilas Brasil visitou 10 lugares para entender quais aspectos e valores as Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório. O documentário aborda uma visão de sustentabilidade integral, em seu aspecto econômico, ecológico, social e visão de mundo. Passando por temas como permacultura, formas de governança, tomadas de decisões, liderança, economia compartilhada e resolução de conflitos. Assista a entrevista: Ecovilas Brasil: Entrevista com o diretor do documentário, Rafael Togashi
Ecovila Digital na Campus Party Brasil
A Ecovila Digital foi uma experiência de criação colaborativa de uma comunidade intencional sustentável com duração de uma semana, de 31 de Janeiro a 5 de fevereiro de 2017. Foi uma Zona Autônoma Temporária que aconteceu dentro da Campus Party Brasil, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Introdução a Ecovilas, Comunidades e Cohousing. Círculo de Diálogo, Acordos, Tomada de Decisão e Governança. Economia Solidária e Banca de Graça. Assista o vídeo: Ecovila Digital na Campus Party Brasil
7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz
Você é feliz? Felicidade é um estado de espírito ou um momento passageiro? É possível aprendermos a ser felizes como se isso fosse uma arte, ou uma habilidade?
A respiração profunda, consciente, varre a angústia, a desfaz. Respire profunda e lentamente: abrace o presente que passa; pare de carregar o passado e de se preocupar com o futuro. Leia todas as dicas: 7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz
Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia
Artigo histórico, de 2011, anunciando o início da criação da Comunidade Aldeia: Coletivo de Famílias. Junto com mais duas famílias, criamos uma comunidade intencional onde vivemos por cinco anos. A fazenda, na margem do Rio de Contas em Itacaré, tem 33 hectares com plantação de cacau, pomares abundantes em frutas, uma grande área de pasto que já esta pronta para a construção da comunidade, alem de uns 15 he de mata virgem com nascentes e uma linda cachoeira! Leia mais: Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia
Gabriel que lugar incrível! Fiquei morrendo de vontade de conhecer.
Espero que você e sua familia sejam muito felizes e consigam realizar esse novo sonho ( e todos os outros).
Boa Sorte!
Gabriel, continue em busca de seus sonhos, e que eles se concretizem!
Seu pai, Paulo
Gabriel
O importante é fazer aquilo que gosta e para o qual sente um chamamento.
Grande abraço.
António
É realmente um sonho:
"Tem muitas crianças na comunidade, e quando não estão na escola, elas ficam soltas, correndo e brincando, não tem perigo nenhum, nem de carro, nem de ladrão, estão tendo uma infância de verdade, correndo, gritando, nadando e vivendo plenamente…"
Vejo meus filhos crescendo dentro de um apartamento e me dá um nó na garganta…
[]'s
Compulsivo
Que paraíso hein Gabriel. E que família linda! Grande abraço,
Tom
Gabi, estou babando. Vocês TÊM que viver nesse lugar. Não consigo pensar em presente melhor que você poderia dar pra si, pra Rê e pra Nara.
E eu amo essa sementinha de amor que você deu pra gente.
Uma pena que não encontrei vocês, pelas fotos parecem estar lindos.
Muitas saudades!
@Andressa> Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha sõ
@Pai: Fico eternamente grato por você estar junto comigo em meus sonhos e realidades.
@António: Minha voz interior está dizendo claramente isso. Meu coração pulsa com força quando penso na ecovila.
@Compulsivo: Irmão, mi casa es su casa. Fiquei emocionado de recebr um comentário seu aqui neste humilde cantinho. E ainda mais emocionado pelo teor. Ainda da tempo… Existem infinatas possibilidades neste planeta. Siga seu coração 😉
@Tom: Valeu meu querido!
@Biona: Fiquei triste pelo desencontro… estou com saudades… estamos sentindo a vibração do local nos atraindo a cada dia… temos pelo menos um ano pela frente, de muitas provações, antes de poder dar o próximo passo…
@Todos: Somos todos UM!
Oi Gabriel,
Faz um bom tempo que eu gostaria de aprender a fazer o meu próprio banner e os meus selos, como vi que você foi premiado pela criação de seu banner – parabéns!-, poderia me ensinar passo a passo como fazer um banner e um selo, colocando neles o nome de meu blog?! Ficaria muito grata!!
Obrigada,
Beijos,
Ana Lúcia.
À propósito,
Que delícia de lugar…
Beijos,
Ave!
Temos algo em comum: sai de sampa, passei por floripa e agora quero dar um pulo na bahia, junto com a minha mulher.
Hoje a gente tem uma Reserva (www.riodasfurnas.org.br) que fica em Alfredo Wagner, no Alto da Boa Vista.
Achei este blog buscando por ecovila na bahia e é isso.
Se puder, entre em contato, valeu!
Renato Rizzaro
[email protected]
Olá Gabriel… ainda que eu seja baiano, não conhecia esse lugar maravilhoso, fazendo juz ao "casa de ferreiro, espeto de pau"… mas enfim, me passe mais detalhes sobre como chegar, onde fica, como ter contato.
grande abraço.
Se puder me manda: [email protected]
Seu sonho é meu sonho..
Boa tarde, tenho uma área de 25 hectares na chapada dos veadeiros, com casas de adobe e placa solar, horta comunitária, refeitório, barracão e água direto da montanha. Alguem tem interesse?! A estrutura está montada e estou vendendo! Aguardo retorno!
Interessados enviar email para [email protected]
Atenciosamente
Camila Veríssimo
“Finalmente volto ao mundo digital, vindo da Bahia… cheguei em Floripa sem a mínima vontade de encarar uma tela.
Me sinto um zumbi aqui…”
2023, de volta a Floripa.
O que dizer sobre a saída, o retorno, o tempo lá…
Aguardamos.
Saúde e serenidade à família.