Curta Irradiando Luz no Facebook  Siga Irradiando Luz no Twitter  Acesse o canal do Irradiando Luz no YouTube  Assine o Feed RSS do Irradiando Luz

Ecovila Digital na Campus Party Brasil

Ecovila Digital Campus Party
Estamos criando uma Ecovila Digital que vai acontecer durante a próxima Campus Party em São Paulo, de 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro no Anhembi. Será um laborátorio para comunidades, coletivos e cohousing. A Campus Party é um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo. Única a integrar desenvolvimento social, econômico e tecnológico nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Universo Digital, a CP foi criada na Espanha em 1998, e desde então se espalhou por todo o mundo. No Brasil, a Campus está chegando em sua 10a edição.

Desde a primeira Campus Party, que aconteceu no Brasil em 2008, tive a oportunidade de participar de algumas edições, tanto em São Paulo quanto no Recife. É um evento dinâmico, onde entusiastas da tecnologia, empreendedores, nerds, geeks, gamers e influenciadores das mídias sociais se encontram, acampam por uma semana e realizam simultaneamente palestras, workshops, dinâmicas, hackathons, batalhas de robôs e até gincanas com gritarias e correrias.

Em 2015, enquanto eu organizava o Google I/O Extended Ilhéus, maior evento de tecnologia do sul da Bahia, conheci o Paco Ragageles, criador da Campus Party. Fechamos uma parceria para o evento, mas o que ficou marcado na ocasião foi o início da nossa amizade.

Paco Ragageles se interessou muito pela experiência que vivemos na criação da comunidade Aldeia. Contei pra ele que logo no início da criação da aldeia, colocamos nossa antena de internet antes mesmo de montar nosso sistema de água. Isso porque das 3 famílias fundadoras, duas tinham startups digitais e precisavam de acesso à internet para poder conduzir seus negócios de dentro da comunidade que estava criando. Desde então, Paco e eu conversamos algumas vezes sobre comunidades e a importância da tecnologia na criação e sustentação de ecovilas.

No final do ano passado, o Paco Ragageles lançou pra mim um desafio: que tal criar uma ecovila digital dentro da próxima Campus Party em São Paulo? Achei uma incrível oportunidade de testar muitas práticas sustentáveis em um ambiente vivo e orgânico. Aceitei o desafio na hora!

Parece que a #CPBR10 será a edição mais comprometida com a sustentabilidade da história da Campus Party. O primeiro palestrante confirmado para essa edição foi Pete Bethune, conservacionista marinho da Nova Zelândia que luta pela proteção dos ecossistemas e da vida selvagem. O tema da hackathon desse ano será os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Tá, mas o que é uma Ecovila Digital?

A Ecovila Digital vai ser uma experiência de criação colaborativa de uma comunidade intencional sustentável com duração de uma semana, de 31 de Janeiro a 5 de fevereiro de 2017. Será uma Zona Autônoma Temporária acontecendo dentro da Campus Party Brasil, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Para co-criar isso, temos alguns recursos disponíveis: uma bancada, 48 cadeiras, 48 pontos de acesso à internet mais rápida que qualquer um de nós jamais vai ver de novo. Banheiros, iluminação e toda a infraestrutura fornecida pela Campus Party e pelo Anhembi.

Como vai funcionar? O que vai ter lá? Qual a programação da Ecovila Digital?

Essas são perguntas para as quais nem mesmo eu tenho resposta. Uma comunidade ou ecovila depende da criação coletiva de um grupo. E este grupo da Ecovila Digital ainda está em formação. Por enquanto, estamos contando com a participação de Érika Brandão, Marcelo Junqueira e Elka Andrello. Você também pode fazer parte disso. É só se inscrever na atividade no site da Campus Party, clicando aqui: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/bancada-ecovila-digital-na-cpbr10/
Ecovila Digital Campus Party Brasil

Introdução a Ecovilas, Comunidades e Cohousing

Darei uma palestra introdutória sobre o tema de ecovilas, comunidades altenativas, coshousing e coletivos e depois teremos um espaço para bate rum papo e trocar experiências. A palestra de introdução a ecovilas e comunidades vai acontecer no dia 1/2 às 10h*.

Círculo de Diálogo, Acordos, Tomada de Decisão e Governança

Gestão e governança de grupos, coletivos e associações são algumas das minhas especialidades. Desde que criei o curso online Gestão de Ecovilas, estou compartilhando cada vez mais meus aprendizados nesses temas. Durante toda a semana, vamos fazer experimentos de como conseguir dialogar, maximizar a criatividade do grupo e ser efetivos na realização dos objetivos que escolhermos. Para isso, vamos experimentar Dragon Dreaming, Sociocracia S3, Design Thinking, tudo aplicado na prática! Essas atividades vão acontecer ao longo de todos os dias da Campus Party, então é bom chegar junto na #EcovilaDigital pra não perder nada.

Economia Solidária e Banca de Graça

A Banca da Graça é um entreposto de doações. Qualquer pessoa pode doar ou pegar para si qualquer coisa. A idéia subverte a lógica do mercado e vai além do processo que o mundo alternativo aprendeu e chama de Economia Solidária, redes e feiras de troca ou escambo. Na Economia Solidária, é preciso ter alguma coisa para realizar a troca, seja uma moeda social ou um produto comprado no supermercado. Na Banca de Graça não é preciso trazer nada e não há obrigação de levar nada. Pode-se, inclusive, realizar apenas uma troca energética, não material. Exercite seu desapego, traga suas doações para a Ecovila Digital e divirta-se!

Ecovilas Brasil: como podemos apoiar o movimento de comunidades no país?

A equipe do documentário Ecovilas Brasil visitou 10 lugares para entender quais aspectos e valores as Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório. O documentário aborda uma visão de sustentabilidade integral, em seu aspecto econômico, ecológico, social e visão de mundo. Passando por temas como permacultura, formas de governança, tomadas de decisões, liderança, economia compartilhada e resolução de conflitos.

Teremos uma sessão do filme Ecovilas Brasil e debate por Hangout com o diretor do documentário, Rafael Togashi. Acontecerá na quarta, dia 1/2, às 14h*. Compareça!

IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade

O Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades (IPAH) é uma organização que apoia comunidades, coletivos, cohousing e ecovilas a serem mais efetivas em seu propósito. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o IPAH tem promovido cursos, mutirões e está criando a Aldeia Turi, uma ecovila na Baía de Camamu, no sul da Bahia.

Teremos um hangout ao vivo com a equipe do IPAH, onde eles vão apresentar o instituto, seu histórico, Áreas de Atuação, Estatuto, Princípios, coletivos e projetos apoiados. Vão apresentar a Aldeia Turi como exemplo de Transição, Incubadora de Projetos e criação de uma Vida Comunitária. Eles vão falar também sobre moedas solidárias e comunitárias, tecnologias Open Source e seus próximos passos. O Hangout ao Vivo com o IPAH acontecerá na sexta, 3/4, às 14h*. Não perca!

Hackathon: Como podemos apoiar Ecovilas, Comunidades e Cohousing?

Já organizei um hackathon, apesar e não ser programador. Se aparecer na Ecovila Digital uma massa crítica de programadores, podemos encarar esse desafio de desenvolver algo (um app, um site, uma plataforma, um portal?) para apoiar as ecovilas, comunidades alternativas e projetos de cohousing que existem hoje no Brasil, oferecendo suporte direto para estes grupos que estão hoje inovando em todo o território nacional.

Como participar da Ecovila Digital

É muito fácil. Basta se inscrever na atividade no site da Campus Party, clicando aqui: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/bancada-ecovila-digital-na-cpbr10/

Se você ainda não comprou sua entrada para a Campus Party Brasil 2017 (#CPBR10), compre com desconto. Basta acessar o site da Campus e inserir o código #EcovilaDigital que você compra seu ingresso pagando o valor do primeiro lote. Não perca tempo: inscreva-se agora! Da última vez que olhei, tinha menos de 500 vagas sobrando, das 6.000 colocadas à venda. Corre lá: http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2017

E não deixe de curtir a página da #EcovilaDigital no Facebook! Te vejo na Campus Party Brasil 2017!!

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

GOSTOU? ACOMPANHE O IRRADIANDO LUZ DE PERTO

Assine nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu email.

Com apenas um clique você irradia luz à sua caixa de entrada!

 

Saiba mais sobre Ecovilas, Comunidades Alternativas e Assentamentos Sustentáveis

Curso Online Gestão de Ecovilas

Quer criar uma ecovila? Sonha em empreender e fundar um cohousing urbano ou rural? Quer se voluntariar ou morar em uma comunidade alternativa? Esta é uma oportunidade de você se capacitar para conhecer e enfrentar desafios nesse caminho! Este curso é recomendado para pessoas interessadas em morar em ecovilas, comunidades intencionais, co-housing ou que desejam ou já encaram co-work e outros coletivos auto-gestionados. Também atende à demanda de empreendedores que querem inovar na sua forma de gestão. Continue lendo: Curso Online Gestão de Ecovilas

Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil

Ecovilas são assentamentos funcionalmente completos, onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de forma sustentável, apoiando o desenvolvimento humano saudável e que tem continuidade futura assegurada. Durante minha pesquisa de mestrado sobre gestão de ecovilas, mapeei 101 comunidades alternativas e assentamentos sustentáveis do Brasil. Algumas regiões exercem maior atração para criação de comunidades, atuando como espécie de polos que congregam diversas comunidades alternativas, intencionais, sustentáveis e ecovilas. As comunidades apresentadas na listagem estão agrupadas de acordo com essas regiões aglutinadoras.Veja o mapa completo: Mapeamento de Ecovilas, Comunidades Alternativas e Assentamentos Sustentáveis do Brasil

Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

O que é uma ecovila? Como se administra uma ecovila? Qual a diferença entre uma ecovila e uma comunidade alternativa? Como acontece a gestão em uma comunidade intencional? Foram essas inquietações que me levaram a escolher a gestão de ecovilas como tema da minha dissertação de Mestrado em Administração pela UFSC, que concluí em julho de 2012. Para realizar minha pesquisa, fiz um mapeamento das ecovilas, comunidades intencionais sustentáveis e comunidades alternativas existentes no Brasil. Encontrei referência a pelo menos 100 comunidades ativas no país. Saiba mais: Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira – Como é a administração de uma ecovila?

Série de 4 vídeos: Como morar numa ecovila [Vida em Comunidade]

Série de vídeos curtos, com cerca de 5 minutos cada.

TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!

Em 2012, fui co-fundador de uma ecovila no sul da Bahia, onde vivi com minha esposa e dois filhos por 5 anos. Descobri que conflitos são parte da existência humana e desvendei diversos caminhos para relações mais saudáveis. Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o TED Talk: TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!

Ecovila Aldeia Coletivo de Famílias – mini documentário de 2 anos de fundação

Este mini documentário foi realizado por Davi Boarato quando a comunidade aldeia tinha acabado de completar 2 anos de fundação. Foi lançado originalmente em março de 2014. Muita coisa mudou desde então, mas o registro mostra os desafios e os resultados da criação de uma comunidade intencional sustentável. Não é fácil criar uma ecovila, comunidade alternativa ou mesmo um cohousing. Mas é gratificante. Assista o vídeo: Comunidade Aldeia – 2 anos de fundação [mini documentário]

Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional

Imagine que você está andando no centro de sua cidade. De repente, você se depara com uma banca cheia de CDs, DVDs, livros, utensílios diversos, brinquedos de criança, aparelhos celulares e até um computador. Instigado pela curiosidade, você resolve se aproximar e descobre que tudo isso está de graça. É só chegar e pegar! Esta é a proposta da Banca de Graça, uma iniciativa subversiva e revolucionária que você vai conhecer agora. Leia o artigo completo: Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional

Consenso e a racionalidade substantiva, TCC de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

Vivemos em uma democracia participativa (ou não), onde a vontade da maioria é entendida como antagônica à da minoria. Esta minoria fica assim excluída do processo decisório político. O conflito é punido e reprimido na democracia. O consenso é a superação da democracia excludente. O objetivo do consenso é convergir alternativas e possibilidades de atender a necessidades de diferentes grupos e setores sociais em soluções conciliatórias. O conflito é uma etapa necessária do processo de consenso. É neste contexto que elaborei meu Trabalho de Conclusão do Curso de Administração. Leia o artigo completo: Consenso e a racionalidade substantiva, trabalho de conclusão do curso de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel Dread Siqueira na Campus Party

Maior evento de tecnologia do país, a Campus Party aconteceu pela primeira vez em Salvador de 9 a 13 de agosto de 2017 na Arena Fonte Nova. Mais de 40 mil pessoas passaram por lá. Gabriel Siqueira falou sobre o que Ecovilas e Startups tem em comum, como criar e administrar grupos e times sem hierarquia, e quais os principais desafios para inovar a gestão de organizações. A inspiração são as ecovilas, comunidades alternativas, cohousing e coworks que mapeou em sua pesquisa de mestrado em administração pela UFSC. Assista o vídeo com a palestra completa: Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira na Campus Party Bahia 2017

IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade

O Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades (IPAH) é uma organização que apoia comunidades, coletivos, cohousing e ecovilas a serem mais efetivas em seu propósito. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o IPAH tem promovido cursos, mutirões e está criando a Aldeia Turi, uma ecovila na Baía de Camamu, no sul da Bahia.

Nesse vídeo com a equipe do IPAH, eles apresentam o instituto, seu histórico, Áreas de Atuação, Estatuto, Princípios, coletivos e projetos apoiados. Falam também sobre a Aldeia Turi como exemplo de Transição, Incubadora de Projetos e criação de uma Vida Comunitária. Abordam também moedas solidárias e comunitárias, tecnologias Open Source e seus próximos passos. Debatemos também a derrocada do Capitalismo, novas tecnologias, blockchain e a transição para uma sociedade sustentável. Assista a entrevista completa: IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade [Gabriel Dread Entrevista]

Ecovilas Brasil: Entrevista com Rafael Togashi

A equipe do documentário Ecovilas Brasil visitou 10 lugares para entender quais aspectos e valores as Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório. O documentário aborda uma visão de sustentabilidade integral, em seu aspecto econômico, ecológico, social e visão de mundo. Passando por temas como permacultura, formas de governança, tomadas de decisões, liderança, economia compartilhada e resolução de conflitos. Assista a entrevista: Ecovilas Brasil: Entrevista com o diretor do documentário, Rafael Togashi

7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz

Você é feliz? Felicidade é um estado de espírito ou um momento passageiro? É possível aprendermos a ser felizes como se isso fosse uma arte, ou uma habilidade?

A respiração profunda, consciente, varre a angústia, a desfaz. Respire profunda e lentamente: abrace o presente que passa; pare de carregar o passado e de se preocupar com o futuro. Leia todas as dicas: 7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz

AXÉ da Ecovila na Bahia

No ano de 2009, pela primeira vez, cogitei largar tudo e ir morar em uma ecovila. Passei um mês vivendo em uma comunidade no sul da Bahia, junto com minha esposa, meus dois filhos, além de meus pais e meu irmão. Na volta dessa experiência, escrevi um depoimento emocionado, a primeira vez que abordei o tema de ecovilas aqui no site.

Não estamos pensando que lá é a “ecovila dos sonhos”, longe disso. Tem várias questões que nos “afligem”. Mas estamos encarando isso como mais uma etapa, mais um passo. O primeiro foi sair de Sampa, morar em Floripa… este é apenas mais um que pretendemos dar… melhorar a vida, ir desta para uma melhor. Evoluir… Leia mais: AXÉ da Ecovila na Bahia

Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia

Artigo histórico, de 2011, anunciando o início da criação da Comunidade Aldeia: Coletivo de Famílias. Junto com mais duas famílias, criamos uma comunidade intencional onde vivemos por cinco anos. A fazenda, na margem do Rio de Contas em Itacaré, tem 33 hectares com plantação de cacau, pomares abundantes em frutas, uma grande área de pasto que já esta pronta para a construção da comunidade, alem de uns 15 he de mata virgem com nascentes e uma linda cachoeira! Leia mais: Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar por email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações na sua caixa de entrada.

 

Irradiando Luz é sustentado por seus leitores

Doe Irradiando Luz
Ajude a manter o Irradiando Luz.

Com apenas R$ 1, você já pode apoiar o nosso portal a continuar existindo e espalhando boas notícias e dicas práticas sobre ecovilas e a transição pessoal e global.

Categorias

Arquivo do Blog