Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil

por | 08/10/15 | Ecovila, Serviços | 53 Comentários

Ecovilas são assentamentos funcionalmente completos, onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de forma sustentável, apoiando o desenvolvimento humano saudável e que tem continuidade futura assegurada.

As ecovilas atuais surgem das necessidades e oportunidades provocadas pelas limitações ambientais, pelo desenvolvimento tecnológico e pelos novos patamares de conscientização atingidos recentemente. Elas são pautadas pelo uso de tecnologias alternativas tais como energia eólica e solar e agricultura orgânica, propostas econômicas inovadoras, experiências de democracia direta, tomada de decisão inclusiva e adoção de uma perspectiva de prevenção da saúde combinada com sistemas tradicionais de medicina, aspectos múltiplos que,  juntos, culminam em uma proposta de estilo de vida alternativo que possibilita a existência de novas sociedades alternativas e holísticas.

Ecovilas, comunidades alternativas, coletivos, cohousing e coworking são todas propostas que se alinham com esse tema.

falei um pouco sobre ecovilas aqui no Irradiando Luz, mas o objetivo desse artigo é fazer um levantamento das ecovilas, comunidades alternativas e cohosing existentes no Brasil.

É difícil estimar precisamente o número de ecovilas ecomunidades intencionais existentes e ativas no mundo hoje. Muitas começaram como iniciativas locais e ainda não estão registadas formalmente, enquanto algumas outras ainda vivem em modos de vida tradicionais em áreas rurais afastadas, dificultando seu mapeamento.

O diretório de comunidades da Fellowship for Intentional Community e o banco de dados da Global Ecovillage Network permitem afirmar que existem hoje pelo menos 3.000 comunidades intencionais em todo o mundo.

Comunidades Intencionais no mundo

Atualmente, 2.717 comunidades estão inscritas no diretório online da Fellowship for Intentional Community das quais 463 se intitulam ecovilas. A distribuição geográfica permite a inferência de que o fenômeno das chamadas comunidades intencionais está diretamente relacionada à cultura anglo-saxônica, predominando na América do Norte e Europa.

O Brasil, 5ª economia mundial e 6º país mais populoso do mundo, ocupa a 9ª posição. Existem apenas 22 comunidades intencionais brasileiras registradas no diretório.

Países com maior número de comunidades intencionais

1 º -Estados Unidos: 1915 comunidades;

2º – Canadá: 202 comunidades;

3º – Reino Unido: 92 comunidades;

4º – Austrália: 84 comunidades;

5º – Costa Rica: 48 comunidades;

6º – Alemanha:  38 comunidades;

7º – México:  32 comunidades;

8º – Suécia: 29 comunidades;

9º – Brasil: 22 comunidades;

Ecovilas no mundo

O diretório da Global Ecovillage Network é um pouco mais modesto. Enquanto a listagem da Fellowship for Intentional Community possui 2.717 comunidades cadastradas (das quais apenas 463 são ecovilas), a Global Ecovillage Network tem 558 ecovilas filiadas a ela. As ecovilas pertencentes à GEN estão divididas em 3 macrorregiões: ENA Américas (239), GEN África, Europa e Oriente Médio (239) e GENOA Oceania e Ásia (80), conforme pode ser observado na Figura 1. Nessa listagem, o Brasil está com um relativo destaque, na quinta posição empatado com Espanha e Itália. No entanto, o número de ecovilas brasileiras filiadas à GEN (17) é ainda menor do que no diretório da Fellowship for Intentional Community.

Países com maior número de ecovilas

1 º -Estados Unidos: 118 ecovilas;

2º – Austrália: 31 ecovilas;

3º – Canadá: 26 ecovilas;

4º – Alemanha: 21 ecovilas;

5º – Espanha: 17 ecovilas;

6º – Itália:  17 ecovilas;

7º – Brasil:  17 ecovilas;

Ecovilas e Comunidades Alternativas no Brasil

Apesar da minguada presença de ecovilas e comunidades intencionais brasileiras cadastradas nos diretórios internacionais, estima-se que existam hoje no país mais de 300 comunidades desses tipos. Em 2010, 50 dessas comunidades estavam filiadas à ABRASCA –Associação Brasileira de Comunidades Autossustentáveis (ou, dependendo da fonte, Comunidades Aquarianas, ou ainda, Alternativas).

ABRASCA –Associação Brasileira de Comunidades Autossustentáveis

A ABRASCA foi criada 1978 para congregar as comunidades alternativas brasileiras com o objetivo de cataloga-las, editar boletins, facilitar a troca de sementes, promover eventos e divulgar o movimento de comunidades no Brasil. A associação surgiu da necessidade de unir as comunidades alternativas nacionais para que seus membros trocassem experiências, tecnologias, práticas ecológicas, terapêuticas e espirituais e vivências comunitárias.

Encontro Nacional das Comunidades Aquarianas (ENCA)

Desde a sua fundação, a ABRASCA realiza anualmente o Encontro Nacional das Comunidades Aquarianas (ENCA), ocasião em que as comunidades associadas se encontram para “trocarem informações, produtos, sementes e rever os velhos amigos em uma grande festa sempre realizada na primeira lua cheia de julho em um local escolhido no evento anterior”.

Os ENCAs são realizados em comunidades que necessitam de força de trabalho na sua fase inicial de estruturação, e já chegaram a reunir mais de mil pessoas em algumas edições. Não se cobra nada para participar e o evento é inteiramente mantido através de doações e trabalho voluntário.

A ABRASCA e o ENCA não possuem presença institucional online, quer seja através de site, blog ou página no Facebook. Nos eventos também não é permitido fotografar atividades ou espaços públicos. Essa é uma estratégia de um movimento que aparentemente é pautado pela visão utópica de resgate da comunidade ancestral e isolamento da sociedade centrada no mercado, visão essa que prevalecia no movimento alternativo ou da Nova Era das décadas de 1960 e 1970, e que ainda resiste e possui representatividade no contexto brasileiro.

No entanto, ao contrário do que acontece com os as comunidades situadas no Norte e que operam por essa lógica, no Brasil o movimento já nasceu de uma necessidade de atuação em rede que só foi se esboçar na Europa e na América do Norte após o advento da internet. Compelidas pela escassez de recursos e fomentadas por um tom revolucionário de oposição à ditadura, as comunidades alternativas brasileiras parecem ter sido pioneiras no estabelecimento de uma rede, já que a Nordic Alternative Campaign só seria criada em 1982, a Fellowship for Intentional Community em 1986 e a GEN em 1995.

Festival Internacional de Cultura Alternativa (FICA)

Outro festival de comunidades alternativas que ocorre anualmente no Brasil é o Festival Internacional de Cultura Alternativa (FICA), criado em 2006 por membros da ABRASCA e organizadores do ENCA para promover o estilo de vida alternativo que visa a preservação ambiental planetária. O público é composto não apenas por moradores de comunidades e ecovilas, mas também artistas, permacultores, educadores, praticantes de medicinas alternativas, entre outros. Mas, ao contrário do ENCA e da ABRASCA, o FICA surge da necessidade de interação do movimento alternativo com o restante da sociedade. O festival possui um blog onde encoraja a distribuição de panfletos e a divulgação maciça.

Rede Brasileira de Ecovilas, ENA Brasi

Já a Rede Brasileira de Ecovilas, ENA Brasil, só foi surgir no primeiro encontro brasileiro de comunidades intencionais sustentáveis que aconteceu em Florianópolis em 2003, ocasião em que o Brasil passou a ter sua própria rede ligada à ENA-Américas e à GEN. Sua missão é “promover e apoiar a experiência de assentamentos humanos sustentáveis, através de educação, consultoria, transferência de tecnologias, metodologias e projetos sociais no território nacional” (ENA – BRASIL).

ENA-BRASIL é um catalisador de vontades e visões de sustentabilidade planetária. ENA-BRASIL promove e apoia a experiência de assentamentos humanos sustentáveis, através de EDUCAÇÃO, CONSULTORIA, TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS e PROJETOS SOCIAIS. ENA-BRASIL honra, restaura e celebra, com criatividade, a abundância da diversidade natural e das nossas raízes culturais. Que o som dos nossos TAMBORES, CORAÇÕES e VOZES ecoem no coração da humanidade, para que possamos dançar e cantar, juntos, a canção de GAIA (ENA – BRASIL).

O ENA – BRASIL possui site oficial e disponibiliza informações ao público, adotando uma estratégia de maior abertura e interface com outros públicos além do interno. Os símbolos linguísticos empregados me permitiam afirmar que o ENA – BRASIL era orientado por uma perspectiva similar ao da GEN, empregando termos como planejamento sistêmico e a crítica ao mecanicismo, etc.

Quando eu acessei a homepage primeira vez, em 2011, pude constatar que, apesar da presença online, o ENA-BRASIL não fazia uso intensivo das novas mídias, sendo seu site pouco atualizado e servindo mais como portal institucional do que ferramenta ativa de fomento à rede nacional. Atualmente o site da ENA – BRASIL encontra-se indisponível, fora do ar, o que confirma minha suspeita de que a ferramenta está em desuso.

Movimento Brasileiro de Ecovilas

Há ainda uma terceira instituição, o chamado Movimento Brasileiro de Ecovilas, Permacultura e Transição Planetária (MBE), idealizado por Marcio Bomtempo e fundado em janeiro de 2011 em Brasília por 150 pessoas incluindo moradores de ecovilas, proprietários rurais interessados em organizar comunidadesde permacultura e interessados. O MBE conta com o apoio de instituições como a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal e a WWF.

O movimento visa realizar o mapeamento, cadastramento, organização e disponibilização de informações sobre as ecovilas existentes no Brasil e no mundo e tem como ideais

a vida em harmonia com a natureza, a saúde, o preparo para eventuais desastres naturais, mas, acima de tudo, de se integrar a um movimento de formação de núcleos de permacultura e convivência social organizada, diferenciada do convencional, voltada para a difusão de um modelo de vida solidário, fraterno, em harmonia com as leis naturais (MBE).

Através dos símbolos linguísticos empregados pelo MBE, me parece possível afirmar que, assim como a ENA – BRASIL, esse movimento já vislumbra a atuação em rede e a presença online como meios de transformação e ampliação do impacto e das possibilidades de sobrevivência. Seu blog está ativo, com convites para reuniões e atualizações frequentes. No entanto, a menção a “preparo para eventuais desastres naturais” parece evocar a visão apocalíptica típica do movimento da Nova Era, orientado em direção a um passado mítico.

Falsas ecovilas no Brasil

No Brasil, assim como em outros lugares do mundo, a palavra ecovila também já sofre de colocação inapropriada de conceito. Loteamentos convencionais e condomínios rurais se aproveitam do termo para promover seus empreendimentos que não têm nenhuma relação com o movimento de comunidades intencionais, o que configura uma estratégia típica de praticantes da política cognitiva.

Em Florianópolis, por exemplo, existem pelo menos quatro empreendimentos desse tipo: o Residencial Ecovila Sambaqui, a Ecovila Eco Resort Ribeirão, o Eco-Condomínio Rio Tavares e o Condomínio Novo Campeche Ecovila. No Espírito Santo existe uma empreiteira registrada sob o nome Ecovila Empreendimentos que já chegou a construir shopping centers.

 

 

Tipos de comunidades intencionais e empreendimentos rurais brasileiros


De acordo com o que foi visto até agora, parece-me seguro propor a segmentação de movimento de comunidades intencionais e empreendimentos rurais brasileiros nas seguintes categorias:

a) Comunidades alternativas: adotam uma visão de regresso ao passado e aversão às novas tecnologias, como é o caso de muitas comunidades filiadas à ABRASCA;

b) Comunidades sustentáveis e ecovilas: com uma visão mais voltada para a crise socioambiental enfrentada atualmente, como é caso de diversas ecovilas filiadas à GEN e à ENA-Brasil;

c) Condomínios autossustentáveis: empresas ecológicas e condomínios, modalidade que parece adotar uma noção – de certa forma ultrapassada – de crescimento sustentável;

d) Condomínios convencionais: loteamentos que operam segundo o velho paradigma insustentável.

Mapeamento das comunidades intencionais e ecovilas do Brasil

Mapa de Ecovilas do Brasil

Apresento a seguir a relação de 99 comunidades intencionais e ecovilas brasileiras que pude encontrar em referências bibliográficas ou na internet. Algumas são filiadas à Global Ecovillage Network (GEN) ou suas representações regionais, outras à Fellowship for Intentional Community (FIC), ao Movimento Brasileiro de Ecovilas (MBE) ou à Associação Brasileira de Comunidades Autossustentáveis (ABRASCA).

Essa lista esta certamente incompleta, pois a ABRASCA e o MBE não possuem um diretório online com seus membros, nem divulgam essa informação para o grande público. Há também o caso de comunidades que não são vinculadas a nenhuma dessas redes (sem filiação). Algumas dessas comunidades estão mencionadas em sites e livros sobre o movimento, mas acredito que a maioria delas não está presente nesse mapeamento.

Evitei classificar os projetos na tipologia que propus anteriormente, pois correria o risco de cometer injustiças. As exceções são os empreendimentos de Florianópolis que relatei, pois pude visitá-los e constatar que se trata de loteamentos convencionais.

No território nacional, há registro de ecovilas e comunidades intencionais ativas nas regiões sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), centro-oeste (Distrito Federal e Goiás), nordeste (Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e Paraíba) e norte (Amazonas, Pará e Roraima).

Algumas regiões exercem maior atração para criação de comunidades, atuando como espécie de polos que congregam diversas comunidades alternativas, intencionais, sustentáveis e ecovilas. As comunidades apresentadas na listagem estão agrupadas de acordo com essas regiões aglutinadoras.

a) Chapada dos Veadeiros (GO): 11 comunidades e ecovilas

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, a Chapada dos Veadeiros se estende pelos municípios de São João D`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e as vilas Moinho, Capela, Colinas do Sul e São Jorge.

A região fica sobre uma grande placa cristal de quartzo e se situa no Paralelo 14, o mesmo de Machu Picchu, o que leva algumas pessoas a acreditarem que ali existe uma energia especial. A região é sede de várias ONGs, que estudam desde agroflorestas e preservação do Cerrado até Óvnis e seres de outros planetas. A região tem cerca de 15 mil habitantes e várias comunidades alternativas e religiões se instalaram ali na década de 1970, após a decadência do garimpo de ouro e a criação do Parque Nacional, em 1961.

  • Associação Cúpulas de Saint Germain (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Cidade da Fraternidade (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Comunidade Osho Lua (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Ecovila Arco-Íris (Cavalcante, GO): GEN;
  • Ecovila Vale Dourado (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Flor de Ouro (Alto Paraíso, GO): ABRASCA;
  • Fundação Arcádia (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Fundação Ordem Santo Graal – Cavaleiros de Maytréia (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Fazenda Bona Espero (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Instituto Quinta Essência (Alto Paraíso, GO): sem filiação;
  • Quilombo Kalunga (Cavalcante, GO): sem filiação;
  • Instituto Biorregional do Cerrado (Alto Paraíso, GO): GEN; O Instituto Biorregional do Cerrado – IBC foi criado em 2012 com o objetivo de ser um centro de ensino/aprendizagem constante para iniciativas de preservação e restauração da Biorregião do Cerrado. O IBC realiza cursos, oficinas, vivências, mutirões e um planejamento contínuo para a construção de um centro eco-pedagógico na Chapada dos Veadeiros e um novo modelo de assentamento humano sustentável (Ecoaldeia), baseado nas decisões circulares, economia biorregional, permacultura, ecopedagogia e tecnologias sociais de baixo custo.Aceitam voluntários e visitantes

b)    Pirenópolis, GO: 5 comunidades e ecovilas

Cidade fundada no século XVIII e marcada pelo garimpo de ouro. No final da década de 70, muitos hippies chegaram à região à procura de terras para formarem comunidades alternativas que perduram até hoje. É também a sede do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC).

  • Comunidade FraterUnidade (Pirenópolis, GO): sem filiação;
  • Fraternidade Espiritualista Vale Dourado (Pirenópolis, GO): sem filiação;
  • Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) (Pirenópolis, GO): GEN;
  • Santuário Vagafogo (Pirenópolis, GO): sem filiação;
  • Terra Nostra (Pirenópolis, GO): sem filiação;

c)     Outras comunidades e ecovilas em Goiás e no Distrito Federal: 7

  • Comunidade Asha (Goiânia, GO): sem filiação;
  • Goiasnat – Associação Goiana de Naturismo (Aragoiânia, GO): sem filiação;
  • Cidade Eclética Fraternidade Universal (Santo Antônio do Descoberto, GO): sem filiação;
  • Ecovila da Montanha (São João D’Aliança, GO): GEN;
  • Ecovila Santa Branca (Teresópolis, GO): GEN e MBE;
  • Vale do Amanhecer (Planaltina, DF): sem filiação;
  • Templo da Deusa – Wiccan Village – (Brasília, DF): FIC;

d)    Chapada Diamantina, BA: 5 comunidades e ecovilas

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia e tem uma história parecida com a das regiões de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Surgiu a partir da descoberta de ouro e diamantes, mas após a decadência do garimpo, tornou-se destino de hippies que fundariam diversas comunidades no final da década de 1970. Na década de 1990 o movimento se renovou e passou a incorporar a dimensão ecológica.

  • Comunidade Campina (Palmeiras, BA): ABRASCA;
  • Ecovila Barriga da Onça (Rio de Contas, BA): sem filiação;
  • Fazenda Riachinho (Rio de Contas, BA): sem filiação;
  • Lothlorien – Centro de Cura e Crescimento (Palmeiras, BA): FIC;
  • Rodas do Arco-íris (Palmeira, BA): sem filiação;

e)     Costa do Cacau: Ilhéus e Itacaré, BA: 5 comunidades e ecovilas

A Costa do Cacau é uma das zonas turísticas mais populares da Bahia, caracterizada pela presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica. A região cresceu muito a partir de 1890 com o cultivo de cacau, até que esse entrou em decadência no final da década de 1970 devido à praga da vassoura-de-bruxa.

Ao contrário dos polos mencionados anteriormente, a Costa do Cacau só foi descoberta pelas comunidades intencionais a partir de 2005, provavelmente devido ao turismo e aos baixos preços de propriedades rurais na região. As comunidades da Costa do Cacau, em sua maioria, já surgiram sob o novo paradigma das ecovilas e comunidades sustentáveis.

  • Abracadabra (Itacaré, BA): FIC – em reformulação;
  • Aldeia (Itacaré, BA): sem filiação;
  • Comunidade Solaris (Ilhéus, BA): GEN;
  • EcoComunidade Inkiri de Piracanga (Itacaré, BA): FIC – em formação;
  • Ecovila Piracanga (Itacaré, Bahia): GEN, ABRASCA e FIC – em reformulação: A Ecovila Piracanga nasceu do sonho de um grupo de pessoas que desejavam viver em comunhão com a natureza, interior e exterior e que hoje conta com mais de 20 nacionalidades, sendo a maioria de brasileiros e argentinos. População estimada: 240 pessoas. Aceitam voluntários e visitantes.

f)     Outras comunidades e ecovilas da Bahia: 3

  • Ecovila Caminho de Abrolhos (Nova Viçosa, BA): sem filiação;
  • Fundação Terra Mirim (Simões Filho, BA): GEN;
  • Vila Hippie de Arembepe (Arembepe, BA): ABRASCA;

g)    São Paulo, SP: 8 comunidades e ecovilas

A capital paulista é um campo fértil para o surgimento de ecovilas urbanas desde 2005, quando aconteceu o primeiro curso EDE da Gaia Education na cidade, apoiado pela prefeitura e pela Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz). O objetivo das comunidades intencionais e ecovilas da cidade é demonstrar soluções viáveis para outra forma de vida urbana.

  • Amaradia (São Paulo, SP): ABRASCA;
  • Casa dos Hólons (São Paulo, SP): ABRASCA;
  • Casa Jaya (São Paulo, SP): ABRASCA;
  • Ecobairro Vila Mariana (São Paulo, SP): sem filiação;
  • Ecocasa Ateliê da Luz (São Paulo, SP): ABRASCA;
  • EcoHouse Natingui (São Paulo, SP): ABRASCA;
  • Ecovila São Paulo (São Paulo, SP): sem filiação;
  • Morada da Floresta (São Paulo, SP): ABRASCA;

h)    Interior e litoral do estado de São Paulo: 12 comunidades e ecovilas

Aqui, não se trata exatamente de um polo de uma determinada região, mas sim de uma grande diversidade de comunidades intencionais espalhadas por todo o estado paulista. O que une todas essas comunidades é o fato de se situarem mais ou menos próximas da capital, caracterizando-se como “pontos de fuga” da maior cidade da América do Sul. Todas surgiram sob o paradigma das comunidades sustentáveis e ecovilas.

  • Comunidade de Nazaré (Nazaré Paulista, SP): sem filiação;
  • Comunidade Nova Gokula (Pindamonhangaba, SP): sem filiação;
  • Ecovila Clareando (Piracaia, SP): FIC – em formação: Localizada na Serra da Mantiqueira, região entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a Clareando esta situada entre vales e montanhas da Mata Atlântica. Consiste num condomínio rural que reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Sua cola é a agenda 21, e seguimos os padrões definidos na Rio-92 para a construção e desenvolvimento de ecovilas. Aceitam visitantes e ainda tem cotas para quem quiser comprar e fazer parte do condomínio.
  • Ecovila Corcovado (Ubatuba, SP): GEN;
  • Ecovila Cunha (Cunha, SP): sem filiação;
  • Ecovila UR (São Roque, SP): sem filiação;
  • Estância Demétria (Botucatu, SP): sem filiação;
  • Estação Bem-te-vi (Mogi das Cruzes, SP): ABRASCA;
  • Flor do Anhumas (Campinas, SP): ABRASCA;
  • Parque e Instituto Visão Futuro (Porangaba, SP): GEN;
  • Solo Sagrado (Guarapiranga, SP): FIC;
  • Tibá (São Carlos, SP): FIC;
  • Vila Yamagushi (Jaguariuna, SP): sem filiação: A VilaYamaguishi, tendo como base uma vida de pesquisa científica do ser humano e da sociedade, vem experimentando/tentando uma “sociedade carinhosa” em que qualquer pessoa possa viver confortavelmente, em direção a realização de um mundo sem disputas. É uma comunidade que se administra para que cada uma das pessoas possam seguir os seu próprio rumo de vida, sem as pessoas estarem amarradas em punições, leis, responsabilidades e obrigações. Promovem cursos e aceitam visitantes.

i)      Sul de Minas Gerais: 9 comunidades e ecovilas

O sul de Minas Gerais está localizado entre as três maiores aglomerações urbanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Assim como o interior de São Paulo, a região também serve de escapa das grandes metrópoles. Desde a década de 1970, cidades como Baependi, Carrancas, Aiuruoca, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras e São Lourenço são consideradas pelo movimento alternativo como centros energéticos do planeta, atraindo pessoas interessadas em espiritualidade, misticismo, bruxaria, magia, fadas, duendes e discos voadores.

  • Agrovila Carrancas (Carrancas, MG): sem filiação;
  • Céu do Gamarra (Baependi, MG): ABRASCA;
  • Ecovila Águas de Contendas (São Lourenço, MG): sem filiação;
  • Figueira (Carmo da Cachoeira, MG): sem filiação;
  • Fundação Harmonia (São Tomé das Letras, MG): ABRASCA;
  • Mato Dentro (São Lourenço, MG): ABRASCA;
  • Picada (São Tomé das Letras, MG): ABRASCA;
  • Sociedade Brasileira de Eubiose (São Tomé das Letras, MG): ABRASCA;
  • Vale do Matutu (Aiuruoca, MG): ABRASCA;

j)      Outras comunidades e ecovilas em Minas Gerais: 5.

  • Cipó / 4 Cantos do Mundo (Belo Horizonte, MG): ABRASCA;
  • Ecovillage Viver Simples (Itamonte, MG): GEN e FIC – em reformulação;
  • Fazenda Ananda Kirtana (Juiz de Fora, MG): sem filiação;
  • Sete Ecos (Sete Lagoas, MG): FIC;
  • Terra Una (Liberdade, MG): GEN: a Ecovila TERRA UNA está localizada junto à natureza, numa terra de 48 hectares dentro da APA da Serra da Mantiqueira, município de Liberdade, Minas Gerais. Buscando integrar moradia, trabalho, educação e lazer, a ecovila vem se consolidando como um centro educacional transdisciplinar de integração rural-urbana, onde podemos praticar as técnicas e valores que permeiam nossa VISÃO, difundindo assim um modelo de vida mais sustentável. Abertos a visitantes, eles promovem diversos cursos.

k)    Rio de Janeiro: 5 comunidades e ecovilas

  • Aldeia da Mata Atlântica (Aldeia Velha, RJ): ABRASCA;
  • Mirako Concept (Rio de Janeiro, RJ): GEN;
  • Vale do Pavão (Visconde de Mauá, RJ): ABRASCA;
  • Pindorama Atlantic Forest Institute (Nova Friburgo, RJ): GEN;
  • El Nagual (Magé, RJ): sem filiação;

l)      Santa Catarina: 8 comunidades e ecovilas

  • Ajubaí Eco Comunidade (Alfredo Wagner, SC): sem filiação;
  • Aldeia Arawikay (Antônio Carlos, SC): GEN e FIC – em formação;
  • Céu do Patriarca São José (Florianópolis, SC): sem filiação;
  • Ecovila Alto-Quiriri (Campo Alegre, SC): sem filiação;
  • Ecovila Encostas da Serra (Santa Rosa de Lima, SC): sem filiação;
  • Ecovila Sítio Cristal Dourado (Florianópolis, SC): sem filiação;
  • Sítio dos Sonhos (Águas Mornas, SC): sem filiação;
  • Yvy Porã (São Pedro de Alcântara, SC): FIC;

m)  Rio Grande do Sul: 7 comunidades e ecovilas

  • Arca Verde (São Francisco de Paula, RS): GEN e FIC – em reformulação: foi criada com o objetivo de ser um ponto de aglutinação de talentos, conhecimentos e vibrações positivas na construção e promoção da vida sustentável. Este ponto fica em um lugar encantado de muita pureza no interior do município gaúcho de São Francisco de Paula, biorregião alta e fria dos Campos de Cima da Serra. Aceitam visitantes e voluntários e promovem cursos.
  • Associação Ecológica Portal do Sol (São Francisco de Paula, RS): FIC – em formação;
  • Ecovila Pessegueiro (São José dos Ausentes, RS): sem filiação;
  • Ecovila Rainha da Floresta (Caxias do Sul, RS): sem filiação;
  • Ecovila Sítio das Águias (Ivoti, RS): sem filiação;
  • Nossa Ecovila (Três Cachoeiras, RS): sem filiação;
  • Sítio Gravatá (Itapuã, RS): sem filiação;

n)    Outras regiões: 11 comunidades e ecovilas

  • ABRA144 (Manaus, AM): GEN e FIC – em formação;
  • Comunidade Doze Tribos (Londrina, PR): FIC;
  • Cura do Planeta (Fortaleza, CE): ABRASCA;
  • Ecocentro Bicho do Mato (Recife, PE): ABRASCA;
  • Ecovila Belém (Belém, PA): sem filiação;
  • Ecovila Felicidade (João Pessoa, PB): GEN;
  • Ecovila Spa da Alma (Tibau do Sul, RN): sem filiação;
  • Povoado Mato Grosso (Loreto, MA): ABRASCA;
  • Praterra (Boa Vista, RR): FIC – em formação;
  • Sabiaguaba (Fortaleza, CE): FIC;
  • Vila Nova do Alagamar (Pindoretama, CE): ABRASCA.

 

 

[ultimate_heading main_heading=”COLABORE COM O MAPEAMENTO DE ECOVILAS!” main_heading_color=”#333333″ sub_heading_color=”#9b9797″ main_heading_font_family=”font_family:Raleway|font_call:Raleway|variant:900″ main_heading_font_size=”desktop:26px;” sub_heading_font_family=”font_family:Raleway|font_call:Raleway” main_heading_style=”font-weight:900;” sub_heading_font_size=”desktop:16px;” ][/ultimate_heading][vc_separator el_class=”lin-vc-separator”][/vc_separator]
ATENÇÃO: Este mapeamento foi realizado entre 2010 e 2011. Desde então, está sendo atualizado colaborativamente pela comunidade de ecovilas do Brasil.
Não encontrou a ecovila ou comunidade alternativa que estava procurando? Quer sugerir a inclusão de alguma região ou comunidade? Se quiser acrescentar algo ou corrigir uma informação, clique aqui para acessar o formulário.

 

Saiba mais sobre Ecovilas, Comunidades Alternativas e Assentamentos Sustentáveis

Curso Online Gestão de Ecovilas

Quer criar uma ecovila? Sonha em empreender e fundar um cohousing urbano ou rural? Quer se voluntariar ou morar em uma comunidade alternativa? Esta é uma oportunidade de você se capacitar para conhecer e enfrentar desafios nesse caminho! Este curso é recomendado para pessoas interessadas em morar em ecovilas, comunidades intencionais, co-housing ou que desejam ou já encaram co-work e outros coletivos auto-gestionados. Também atende à demanda de empreendedores que querem inovar na sua forma de gestão. Continue lendo: Curso Online Gestão de Ecovilas

Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

O que é uma ecovila? Como se administra uma ecovila? Qual a diferença entre uma ecovila e uma comunidade alternativa? Como acontece a gestão em uma comunidade intencional? Foram essas inquietações que me levaram a escolher a gestão de ecovilas como tema da minha dissertação de Mestrado em Administração pela UFSC, que concluí em julho de 2012. Para realizar minha pesquisa, fiz um mapeamento das ecovilas, comunidades intencionais sustentáveis e comunidades alternativas existentes no Brasil. Encontrei referência a pelo menos 100 comunidades ativas no país. Saiba mais: Gestão de Ecovilas: Dissertação de Mestrado de Gabriel ‘Dread’ Siqueira – Como é a administração de uma ecovila?

Série de 4 vídeos: Como morar numa ecovila [Vida em Comunidade]

Série de vídeos curtos, com cerca de 5 minutos cada.

TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!

Em 2012, fui co-fundador de uma ecovila no sul da Bahia, onde vivi com minha esposa e dois filhos por 5 anos. Descobri que conflitos são parte da existência humana e desvendei diversos caminhos para relações mais saudáveis. Estar em um relacionamento significa que vamos vivenciar conflitos mais cedo ou mais tarde. Ao invés de negar, evitar ou tentar gerenciar os conflitos depois que eles aparecem, tensões podem ser parte do ecossistema de relações que construímos diariamente na nossa vida social e profissional. Assista o TED Talk: TEDxGenebra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira: Vamos incluir os conflitos nos nossos planos!

Ecovila Aldeia Coletivo de Famílias – mini documentário de 2 anos de fundação

Este mini documentário foi realizado por Davi Boarato quando a comunidade aldeia tinha acabado de completar 2 anos de fundação. Foi lançado originalmente em março de 2014. Muita coisa mudou desde então, mas o registro mostra os desafios e os resultados da criação de uma comunidade intencional sustentável. Não é fácil criar uma ecovila, comunidade alternativa ou mesmo um cohousing. Mas é gratificante. Assista o vídeo: Comunidade Aldeia – 2 anos de fundação [mini documentário]

Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional

Imagine que você está andando no centro de sua cidade. De repente, você se depara com uma banca cheia de CDs, DVDs, livros, utensílios diversos, brinquedos de criança, aparelhos celulares e até um computador. Instigado pela curiosidade, você resolve se aproximar e descobre que tudo isso está de graça. É só chegar e pegar! Esta é a proposta da Banca de Graça, uma iniciativa subversiva e revolucionária que você vai conhecer agora. Leia o artigo completo: Banca da Graça: uma experiência de economia da dádiva e amor incondicional

Consenso e a racionalidade substantiva, TCC de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

Vivemos em uma democracia participativa (ou não), onde a vontade da maioria é entendida como antagônica à da minoria. Esta minoria fica assim excluída do processo decisório político. O conflito é punido e reprimido na democracia. O consenso é a superação da democracia excludente. O objetivo do consenso é convergir alternativas e possibilidades de atender a necessidades de diferentes grupos e setores sociais em soluções conciliatórias. O conflito é uma etapa necessária do processo de consenso. É neste contexto que elaborei meu Trabalho de Conclusão do Curso de Administração. Leia o artigo completo: Consenso e a racionalidade substantiva, trabalho de conclusão do curso de Gabriel ‘Dread’ Siqueira

Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel Dread Siqueira na Campus Party

Maior evento de tecnologia do país, a Campus Party aconteceu pela primeira vez em Salvador de 9 a 13 de agosto de 2017 na Arena Fonte Nova. Mais de 40 mil pessoas passaram por lá. Gabriel Siqueira falou sobre o que Ecovilas e Startups tem em comum, como criar e administrar grupos e times sem hierarquia, e quais os principais desafios para inovar a gestão de organizações. A inspiração são as ecovilas, comunidades alternativas, cohousing e coworks que mapeou em sua pesquisa de mestrado em administração pela UFSC. Assista o vídeo com a palestra completa: Gestão horizontal e Inovação em Ecovilas: palestra de Gabriel ‘Dread’ Siqueira na Campus Party Bahia 2017

IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade

O Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades (IPAH) é uma organização que apoia comunidades, coletivos, cohousing e ecovilas a serem mais efetivas em seu propósito. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o IPAH tem promovido cursos, mutirões e está criando a Aldeia Turi, uma ecovila na Baía de Camamu, no sul da Bahia.

Nesse vídeo com a equipe do IPAH, eles apresentam o instituto, seu histórico, Áreas de Atuação, Estatuto, Princípios, coletivos e projetos apoiados. Falam também sobre a Aldeia Turi como exemplo de Transição, Incubadora de Projetos e criação de uma Vida Comunitária. Abordam também moedas solidárias e comunitárias, tecnologias Open Source e seus próximos passos. Debatemos também a derrocada do Capitalismo, novas tecnologias, blockchain e a transição para uma sociedade sustentável. Assista a entrevista completa: IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade [Gabriel Dread Entrevista]

Ecovilas Brasil: Entrevista com Rafael Togashi

A equipe do documentário Ecovilas Brasil visitou 10 lugares para entender quais aspectos e valores as Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório. O documentário aborda uma visão de sustentabilidade integral, em seu aspecto econômico, ecológico, social e visão de mundo. Passando por temas como permacultura, formas de governança, tomadas de decisões, liderança, economia compartilhada e resolução de conflitos. Assista a entrevista: Ecovilas Brasil: Entrevista com o diretor do documentário, Rafael Togashi

Ecovila Digital na Campus Party Brasil

A Ecovila Digital foi uma experiência de criação colaborativa de uma comunidade intencional sustentável com duração de uma semana, de 31 de Janeiro a 5 de fevereiro de 2017. Foi uma Zona Autônoma Temporária que aconteceu dentro da Campus Party Brasil, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Introdução a Ecovilas, Comunidades e Cohousing. Círculo de Diálogo, Acordos, Tomada de Decisão e Governança. Economia Solidária e Banca de Graça. Assista o vídeo: Ecovila Digital na Campus Party Brasil

7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz

Você é feliz? Felicidade é um estado de espírito ou um momento passageiro? É possível aprendermos a ser felizes como se isso fosse uma arte, ou uma habilidade?

A respiração profunda, consciente, varre a angústia, a desfaz. Respire profunda e lentamente: abrace o presente que passa; pare de carregar o passado e de se preocupar com o futuro. Leia todas as dicas: 7 Regras Facultativas para uma Arte de Ser Feliz

AXÉ da Ecovila na Bahia

No ano de 2009, pela primeira vez, cogitei largar tudo e ir morar em uma ecovila. Passei um mês vivendo em uma comunidade no sul da Bahia, junto com minha esposa, meus dois filhos, além de meus pais e meu irmão. Na volta dessa experiência, escrevi um depoimento emocionado, a primeira vez que abordei o tema de ecovilas aqui no site.

Não estamos pensando que lá é a “ecovila dos sonhos”, longe disso. Tem várias questões que nos “afligem”. Mas estamos encarando isso como mais uma etapa, mais um passo. O primeiro foi sair de Sampa, morar em Floripa… este é apenas mais um que pretendemos dar… melhorar a vida, ir desta para uma melhor. Evoluir… Leia mais: AXÉ da Ecovila na Bahia

Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia

Artigo histórico, de 2011, anunciando o início da criação da Comunidade Aldeia: Coletivo de Famílias. Junto com mais duas famílias, criamos uma comunidade intencional onde vivemos por cinco anos. A fazenda, na margem do Rio de Contas em Itacaré, tem 33 hectares com plantação de cacau, pomares abundantes em frutas, uma grande área de pasto que já esta pronta para a construção da comunidade, alem de uns 15 he de mata virgem com nascentes e uma linda cachoeira! Leia mais: Como criar uma comunidade alternativa? Fundação da Ecovila Aldeia

53 Comentários

  1. Rodrigo Pinheiro

    É possível sem conhecer ninguém na ecovila aventurar-se por uma temporada?

    Responder
  2. Anônimo

    Esse texto esta mal tendencioso com muitas erradas informações outras defazadas…
    Nota-se falta de fontes + fidedignas e compreensão mais profunda do assunto que é muito importante mas muito desvirtuado e a pouco tempo 'aseito' por muitos que não entendem bem da questom…
    É necessario corrigir-se para compreender melhor e divulgar + precisamente para não aumentar a confusão que já existe ou pros que pouco ou nada sabem dessas questões p

    Responder
    • Roberto Luís wiegand santos

      Parabéns pelo mapeamento. Tenho um projeto de sair pelo por MG ir até a Bahia e voltar até o sul pelo litoral percorrendo as Ecovias e divulgando o trabalho. Meu objetivo é tb aprofundar e aprender a gerir e criar uma ecovila em penedo estado do RJ. É possível alguma ajuda para chancelar minhas visitas em viagem ou alguma acessória para isso?! Obrigado !

      Responder
  3. Kirttan

    Parabéns pela iniciativa Gabriel. De fato, muitos dados e também "conceitos" aqui apresentados necessitam de correções ajustes apropriados, mas como você mesmo disse: " Agora estou atualizando, conforme as pessoas vão me informando quais informações estão desatualizadas ou incorretas" . O que importa é que aqui tem uma base de discussões e aqueles realmente interessados irão colaborando com os ajustes da "visão" . Jaya Shanti Prema

    Responder
  4. ajdlima

    em mato grosso nada né? 🙁

    Responder
    • Lopes@

      Ajdlima
      Fiz a msm carinha, e em 2019 kkkkkkk e aí já descobriu eco vilas em mato Grosso?
      Eu queria um lugar na região de Sinop, pra eu colocar em prática td que eu aprendi na internet kkkkk

      Responder
      • Michela

        Muito massa!!
        Obrigada, foi útil.
        Se atualizar envie para mim por favor? Gratidão

        Responder
  5. thirthankara mandalam

    Gostaria de agendar uma visita devo ir para Goiás (Alto Paraíso) entre Janeiro e fevereiro/2015. Tenho interesse em retornar às comunidades ou eco vila alternativa. Forte Abraço.

    Responder
  6. Pablo B.

    Bom saber de novo sobre você, Gabriel.

    Como Luis falou, as informações são BEM defasadas. Como seu texto pode chamar a muitas pessoas, gostaria acrescentar alguns dados importantes para acrescentar informações muito valiosas sobre o nosso movimento, que muda muito rápido!

    O diretório de comunidades da Fellowship for Intentional Community nunca foi um listado completo de comunidades, pois é referente em USA de comunidades Usa para USA, com presença de comunidades de outros países que foram cadastradas pessoalmente (eu mesmo fiz de algumas brasileiras e estrangeiras). O formulário é muito chato, o diretório muito caro e à venda só em USA, por sinal.

    O mapa da Rede Global (GEN) deveria contemplar as 6 regiões que atualmente são: GENNA (GEN de Norte América), CASA Continental (Consejo de Asentamientos Sustentables de América latina), GEN-Europa, GEN-África (a presidenta da GEN é sul-africana, nossa querida Kosha Joubert), GENOA (Oceania e Asia) e NextGEN para as futuras gerações do planeta, todas coordenadas internacionalmente por GEN Internacional. Nosso site: http://www.ecovillage.org e nosso mapa de projetos cadastrados (não estão tod@s que são, mas são tod@s que estão): http://ecovillage.org/es/projects/map

    CASA Brasil esta coordenada com as outras CASAs regionais de forma sociocrática e a cada 1 ou 2 anos se organizam em encontros nacionais e internacional desde sua fundação em janeiro de 2012 na Colômbia. O segundo encontro internacional aconteceu durante a Cúpula dos Povos em Rio de Janeiro, com entrada oficial dentro da GEN. Nossos sites:
    http://www.casacontinental.org/http://casa.ecovillage.org/

    CASA publica um boletim gratuito de notícias: http://www.casacontinental.org/boletin-casa-latina-octubre-2015/
    podem recebê-lo por e-mail fazendo cadastro em http://www.casacontinental.org/suscribirse/

    O CASA Brasil (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina – regional Brasil) gostaria de convidar a sua inciativa e/ou comunidade para participar do IV Encontro Nacional do CASA Brasil, a ser realizado na Ecovila Santa Margarida, em Campinas (SP) entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2015. O objetivo desse encontro é definirmos a visão, a missão, os objetivos e a estrutura organizacional da rede.

    Brasil sediará, em 2017, o Encontro Latino-americano do CASA. Vamos organizar nossa CASA para recebê-los?!

    Espero ter ajudado a quem procura por informações mais atualizadas.

    Grande abraço desde a Ecovila Ayrumã em MG!

    Nos vemos no caminho…

    Responder
    • Priscila Piantanida

      Gracias Pablo B! Excelente explanação físico-territorial que PERMEIA AQUI AGORA nuestra PACHA MAMA. Gratidão aos movimentos, somos UM !!!

      Responder
  7. Felipe Lemos

    Bom dia! Perdoe a ignorância, não faço realmente ideia do que estão falando. Vim a procura de aprendizado e conhecimento sobre comunidades sustentáveis. Não imaginava que ter uma relação harmônica com a natureza fosse tão burocrático a ponto de exaltar os egos.

    Responder
  8. Anônimo

    Estou à procura de um lugar alternativo para morar, sem vínculos religiosos (fanatismos). Um lugar onde eu possa ter minha casinha (um quarto, um banheiro e uma cozinha) e um pequeno espaço para plantas e criar um cachorro, uma gata e uma porquinha. Onde eu tenha acesso à internet. Sou solteira, professora, tenho 49 anos. Se alguém souber de um lugar assim, onde as pessoas se respeitem e vivam em harmonia com a natureza, por favor, me deixem uma dica! Me sinto muito cansada, decepcionada com esse mundo consumista e egoísta! Obrigada.

    Responder
    • Wu

      uma forma bem simples é começar seu contato com a galera do WWOOF Brasil, se sentir a ligação dps da experiencia vc naturalmente achara um cantinho, evite procurar virtualmente. om

      Responder
    • Aguardamos vosso contato.

      Ola, estamos no Paraná (Capitão Leônidas Marques) a 170 km de Foz.

      Responder
      • Alessandra Bastos

        Como faço para entrar em contato?

        Responder
  9. Samuca

    É só chegar em alguma dessas comunidades e dizer o que tenho a oferecer ? O que é necessário para que se possa concretizar a descentralização urbana ? Busco a chapada como destino, porém não sei como concretizar! Necessito de orientação urgente. Grato desde já.

    Responder
  10. gil miguel

    Agradeço o texto
    Para que está como eu iniciando os estudos sobre permacultura e eco aldeias ou vilas foi muito interessante o texto.

    Estou selecionando algumas eco vilas na região de são paulo para começar adquirir experiência prática, para quem sabe um dia num futuro não muito distante poder quem sabe mudar para um local assim, autossustentável e integrado a natureza.

    Namastê

    Responder
  11. Francyone Matsuura

    Como faco para poder morar em uma ecovila aqui em MG. E um mundo que escolhi para retribuir a natureza e a humanidade. Preciso passar uma temporada? Gostaria muito que me respondessem. Obrigada!

    Responder
  12. Antonio Leal

    fico pensando se nos largamos nossa vida na cidade, com tudo que construímos, conquistamos, amizades que fizemos ao longo de nossas vidas e formos para uma dessas sociedades alternativas e encontrarmos as mesmas mazelas, as mesmas mesquinharias ,em fim, os mesmo problemas que temos na cidade babilônica, o que fazer nesta hora? dar um tiro na cabeça? afinal de contas o ser humano tem modificar seu interior, seja lá onde for…tempo para refletirmos…

    Responder
  13. Leandro Knobloch

    Obrigado pelo material Gabriel.
    Tenho um pequeno projeto(Mochilão Brasil) e esses dados me foram muito úteis.

    Responder
  14. Anônimo

    Olá Gabriel, me chamo Juliano.
    Desde muito tempo tenho vontade de fazer parte de uma sociedade alternativa, fluir meus pensamentos e equalizaR meu encontro sócio espiritual, compartilhar e difundir conhecimentos com os demais.
    Como posso participar?
    Juliano, São José dos Campos
    E mail [email protected]

    Responder
  15. nilton peixoto

    BAKANA MAS TEM VARIAS COMUNIDADES NAO REGISTRADAS COM FORTE ATUAÇAO ,A DO MARCOS NINGUEM EM ALPESTRE RS, ÇARACURA EM FLORIANOPOLIS, PANACEIA CAMBORIU VALEDO ENCANO EM CAMBORIU ENTRE OUTROS

    Responder
  16. Paulo Henrique Giacometti

    Olá … eu gostaria de tirar algumas duvidas? to começando agora como mochileiro, fiz apenas 2 viagens até então. mas não é oque quero de verdade,se vocês puderem me explicar,eu gostaria de saber como fazer parte da comunidade. não tenho nada a oferecer além do que estiver a meu alcance.quero uma vida tranquila cheia de paz ,e viver em harmonia com meus semelhante e a mãe natureza.e gostaria de saber também se preciso pagar algo pra fazer parte da comunidade.pois como eu disse ,não tenho muito a oferecer. obrigado pela atenção e perdoe-me por qualquer encômodo.

    Responder
  17. Walter Silva

    Tenho muita vontade de formar uma comunidade alternativa.

    Responder
  18. Jorge locatelli

    Bom dia é possível se juntar a alguma comunidade destas e viver fora do sistema, entrar em contato com a natureza, pois acredito fortemente que estamos caminhando a passos largos para o caos nas cidades aonde ja esta insuportavel de viver agradeço por alguma orientação, não possuo família, meu email [email protected] obrigado

    Responder
  19. LEILA MARIA HOLZ

    Boa Tarde!! Faz um tempo que me interesso e tenho lido a respeito. Moro no interior do RS e resolvi apostar nesse caminho. Estou reunindo pessoas e esforços para adquirir uma área de 4 hectares ao lado do sitio onde resido. Pretendo transformar toda esta área em uma comunidade intencional. Pensei em criar uma associação ou algo parecido… ainda não cheguei nesta fase do planejamento. Estou tentando conseguir o dinheiro para adquirir o terreno, primeiramente. Pretendo me cercar de pessoas com os mesmos valores e ideias; sem luxo, Valorizo a vida do interior, a união, a colaboração, o respeito com a Natureza… A futura comunidade estará aberta a pessoas assim. Quem tiver sugestões ou quiser me contatar, pode me contatar via Facebook.

    Responder
  20. Suzimara Couto

     Olá Gabriel Td bem ?
    Gratidão Meu Querido por nos ajudar com informaçoes tao preciosas a respeito de Comunidades e Ecovilas.
    Por Favor, Gostaria que Vc me orientasse sobre qual lugar mais apropriado para o meu caso.

    1. Tenho Limitaçoes Fisicas (coluna vrrtebral)
    2. Moro Sozinha ha 5 anos  (ops…sozinha ñ …rss com a minha Gata Nina de 22 anos) no litoral
    3. Sou Espiritualista
    4. Adoro Artes (fui bailarina e profa. de
    Ballet Classico)
    5. Amo a natureza, animais, crianças, fauma, flora, elementais, gnomos….rss
    o planeta em geral
    6. Adoraria morar em um lugar isolado, longe de toda essa bagunça social, coisa q eu ja faço a 5 anos.
    7. Não sou casada e nem tenho filhos. Sou solteira, livre e desempedida.
    8. Sou Bem humorada, gosto de diversao de gente alegre e de alto astral.

    Bem, acho que até aqui ja está bom!!
    Por Favor, Gabriel Vc me ajudaria a encontrar um lugar pra eu ir me adaptando?
    Aceito ser voluntaria.
    E Se Vc fizer consultoria particular,  poderiamos entao marcar uma.
    Assim, Vc conheceria melhor o meu perfil.

    Mto Obrigada mais uma vez, pelo seu trabalho maravilhoso
    Um Abraço Fraterno
    Suzi

    Responder
      • Rose

        Oi, Gabriel, tenho um perfil parecido com o da Suzimara Couto, acima, porém minha área de atuação é editorial, como freelance (por enquanto). Suponho que a mesma indicação que fez para ela se adeque a mim também. Agradeço imensamente se me mandar um e-mail.

        Responder
  21. Marcela Alcântara

    Fico pensando aqui: pretendo ter uma casa relativamente grande, onde eu possa ter uma oficina para trabalhos artesanais, uma Biblioteca, pequena, etc… Será que estamos isentos de viver sem pagar impostos, por mais que a comunidade seja sustentável? Pois começa pela compra do lote/terreno, que já é um absurdo de caro dependendo da região.

    Porque é evidente que a maioria busca uma vila sustentável para fugir das garras da “selva de pedra” cada vez mais sufocantes, exigentes e dos governos. Adoraria poder viver livre sem saber que um Temer da vida tem influencia na minha vida. Aguardo respostas. Obrigada!
    Tenho 22 anos e pretendo conhecer esse ramo de ecovila.

    Responder
  22. Mauro Luís Dorneles

    Olá. Desde pequeno me sinto atraído pela filosofia Rastafári. Hoje sigo seus princípios. Nasci em Curitiba, onde o consumismos fala mais alto… Faz seus anos que moro em Itapoá SC. Região litorânea Norte de Santa Catarina. Aqui mistura se Praia e Mato. Com lindas cachoeiras. Local perfeito para a abertura de uma comunidade. Onde contamos com a própria natureza de muitas frutas ,alimentos oferecidos pela natureza ,gratuitamente. Gostaria de sua ajuda Gabriel. Onde existem essas comunidades? Sei que tem uma próxima, que fica em Morretes PR. A comunidade chama se Gaia Pia. Mas não são muito abertos a receber visitantes ou dialogar. Ou se alguém se interessa e tem o mesmo objetivo que eu,de seguir uma vida de paz,amor,força e Luz,me escrevam: [email protected] Jah Guie…

    Responder
  23. Romeugarciaju ior@hotmail.com

    Ola…estou formando. Sitio em campo alegre….para se tornar uma comunidade. …com auto sobrevivência e integrada a natureza….estamos aguardando as pessoas que gaia enviara….Rancho Pachamama….filhos do sol….até breve contato..041..47999049036…junior.

    Responder
  24. Lana Paula

    ola , meu nome é Lana , estou tentando entrar em contato
    mas o e-mail esta voltando e o telefone esta errado!

    fico no aguardo do seu contato

    Responder
    • Jacqueline

      Oi Lana. Deduzo que na direção do email possa estar faltando uma n. Tenta com [email protected]

      Responder
  25. Ariel Gomes

    Ariel Gomes

    So queria corrigir uma informação em relação ao nome de uma das comunidades da Bahia do item f) que o nome correto e Aldeia Hippie de Arembepe a mais de 50 anos… e não Vila Hippie grato espero que corrijam, no mais acredito que as informações são boas e somam bastante no crescimento intelectual sobre comunidades e ecovilas…

    Responder
  26. wisla.kika@gmailcom

    Olá, estou procurando um lugar para viver, sou sozinha, aliás, tenho dois cães e procuro uma comunidade onde possa viver com segurança. Sou professora na rede estadual de ensino no Paraná e a ideia é pedir remoção e fixar meu trabalho em uma cidade do Paraná, Grata

    Responder
  27. zurremersson Gomes de Lira

    BOA NOITE ! tenho muito desejo de conhecer uma eco vila sempre tive o desejo de viver morar em sítios em uma area rural que me garanta condições de trabalho e que eu possa desenvolver atividades com as quais tenho aptidões, Sou Pastor cristão, tenho uma vivencia em artes, dança, teatro, pintura, artesanato, tenho como formação profissional educação nos primeiros anos de ensino, também tenho outros conhecimentos e vivencias de forma geral gostaria de poder conhecer e desenvolver ações que venham beneficiar a outras pessoas.

    Responder
  28. salvatore

    Olá , estou pensando em vivem em uma , fui dependente de alcool e vivi em uma comunidade de dependentes quimico que era em um sitio longe da cidade por mais de um ano , foi dificil no inicio mas foram os tempos mais felizes de minha vida , acho que não consigo me adaptar ao mundo materialista das cidades , creio que meu lugar é no “mato “.

    Responder
  29. obrigado

    Parabéns pelo site; procuro lugar de refúgio nas nascentes do rio Araguaia. Algo Percy Fawcett Eubiose “A verdadeira história dos Incas” Antigas ruinas de estradas Incas.
    Algo entre rio Araguaia e rio Piranhas abaixo da Goiânia – Barra do Garças
    “arautodofuturo”
    QQ informação obrigado

    Responder
  30. Marlifranciscamarr@GMAIL.COM

    Ola, meu nome e Marli ,e gostaria de saber se e possilvel consrguir ajuda pra construir uma casa e super adobe,tenho uma area de 1400 m e quando falo do sonho de ter uma casa assim zombao de mim,aqui ninguem conhece,Allen do mais sou só,mal consigo pagar o terreno,por favor me digāo qualquer coisa.

    Responder
  31. Hiago

    Ok. Mas como entrar em contato com essas ecovilas para morar nelas?

    Responder
  32. Fabiana da Silva

    Gostaria de morar em uma Ecovila, sou professora e tenho uma bebê de um ano e meio.
    Moro em Guarulhos SP.
    Gostaria de saber o que é necessário.
    Grata,
    [email protected]

    Responder
  33. Lidia

    Olá! Há pouco tempo vi informação sobre ecovila e me interessei pelo assunto. Faz tempo que me sinto infeliz com a vida na cidade…moro em Vitória, capital do ES. E mais ainda após ser demitida de um trabalho de 9 anos como pedagoga, há 15 meses! Tenho buscado alternativas para viver em harmonia comigo e com a natureza. Hoje é o primeiro dia de pesquisa sobre ecovilas e comunidades sustentáveis…estou amando tudo isso! O que me impede agora de ir correndo para uma experiência dessas é uma filha de 12 anos…acho que ela amaria esse tipo de vida! Mas preciso conhecer mais a respeito. Percebi que o ES é carente desse tipo de comunidade. E possuímos regiões perfeitas próximas à Vitoria, como Domingos Martins, Marechal Floriano, Pedra Azul, Santa Tereza e outras.
    Se houver alguém da grande Vitória interessado nesse movimento, convido para dialogarmos a respeito…quem sabe teremos a nossa ecovila por aqui perto? Meu email é [email protected]

    Responder
    • Sabrina

      Bom dia
      Me chamo Sabrina
      Natural de Porto Alegre
      Moro em Cabo Frio,RJ
      Estou pesquisando a alguns anos
      Sobre morar em lugares sustentáveis.
      Gostaria de conhecer melhor alguns lugares neste género de preferência casas urbanas. Se for em meu estado RJ melhor.
      Sou massoterapeuta,trabalho com todos os tipos de massagens terapêuticas. Atendo os Spa hotéis em Búzios.
      Gostaria de fazer serviços voluntários terapêuticos.
      Passar para frente meus conhecimentos e aprender outros. Deixo meu número de Whatsapp se preferir 21996664771.
      Obrigado pela atenção

      Responder
  34. Oberom

    Olá Gabriel, pode me passar seu e-mail, posso te ajudar com informações a cerca da Abrasca. Abraços
    Oberom, comunidade Mato Dentro – MG

    Responder
  35. Wellington Machado

    Boa noite estou a procura de uma comunidade para viver pois não aguento mais essa vida de cidade trabalho acordar e dormir pensando em dinheiro contas não tendo uma alimentação saudável estou morrendo aos poucos sinto que meu lugar não e aqui sou estruturado na cidade mas aqui não e meu lugar preciso me encontrar me conectar comigo msm se alguém tiver enterece entre em contato comigo para seguir juntos nessa nova vida 15996751181 pode chamar no watz

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *